domingo, 22 de julho de 2012

Inforpress:Dom Arlindo Furtado: Família cabo-verdiana vive momento de atribulação e instabilidade


O bispo da Diocese de Santiago admitiu hoje na Praia, que a família cabo-verdiana vive momentos atribulados sob o signo de instabilidade e desafios que podem levar as pessoas à “ruptura” e a família a situação “peregrina”.

Dom Arlindo Furtado, que falava à Inforpress, no âmbito do I Fórum Diocesano da Família, promovido na Cidade da Praia, pela Diocese de Santiago, referia-se à instabilidade não só afectiva e psicológica, mas também económica.

“A Igreja está atenta a esse comportamento, por isso, tem esforçado para dar o seu contributo para ajudar a equilibrar a situação com esperança de que no futuro, a situação possa estar melhor com a colaboração de todos, incluindo os governantes”, indicou.

O bispo da Diocese de Santiago, que apresentou no encontro o tema “A situação da família em Cabo Verde hoje e o Projecto Pastoral”, sustentou que o grande objectivo do projecto pastoral é ajudar as pessoas a consolidar a sua união e estabilidade, ajudar os jovens a preparar-se ao dar esse passo importante para a constituição da família.

Baseando no lema do fórum “Educação para o Amor”, Dom Arlindo Furtado lembrou aos casais que o amor “é bom, é essencial, mas que deve ser levado a serio e colocado no mesmo patamar que a responsabilidade humana”.

Neste âmbito, sublinhou que a família “é uma escola da vida, de amor e do bem”.

“A família sem a sua fonte que é Deus, e o Amor que alimenta essa trindade não poderá realizar o seu amor na mais plenitude”, realçou.

Além do amor, o bispo Dom Arlindo Furtado referiu-se a situação económica, factor pelo qual acredita tem feito com que as famílias passem por sérias turbulências.

“Em Cabo Verde temos de levar as pessoas a pensarem que, na vida, existem coisas essenciais e secundárias. Não podemos ter tudo ao mesmo tempo como estão a pensar os jovens de hoje, que estão caindo na rede do consumismo”, afirmou.

Perante o consumismo a que as famílias cabo-verdianas se têm entregados o prelado de Santiago apela as pessoas a controlam os seus impulsos para que consigam, a pouco e pouco, obter o essencial para a vida.

Questionado quanto aos problemas de perda de valores que se tem notado no seio da família actual, Dom Arlindo Furtado admitiu que tal não se deve a ausência dos pais para melhoria económica da família, mas que é fruto de irresponsabilidade dos pais que procuram outros meios de convivência e que não assumem a realidade do lar.

No entanto, o facto da família “ser fundamental” para a felicidade do homem, o bispo apelou as pessoas a pensarem na família como a realidade número um do meio ambiente para a sua projecção na felicidade.

O I Fórum Diocesano da Família tem a duração de três dias e inclui no seu programa debates, “workshops”, testemunhos, tempos de oração, celebração da eucaristia, adoração ao santíssimo sacramento, vigílias, e louvores.

Participam no encontro cerca de 200 pessoas, sendo sete de cada uma das 21 paróquias da Diocese (totalizando 147 pessoas), representantes de outros secretariados da pastoral diocesana, de movimentos religiosos, instituições estatais e organizações não-governamentais (ONG), que lidam com a problemática da família.
@Inforpress
21-07-2012
http://noticias.sapo.cv/vida/noticias/artigo/1258011.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.