terça-feira, 24 de julho de 2012

LIBERAL: MPD GANHOU TAMBÉM ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA


PAICV já não quer cumprir acórdão do STJ 
“Até às últimas consequências”, cumprindo as ordens do chefe, os representantes tambarina na Assembleia de Apuramento Geral, não querem agora cumprir a decisão do STJ no que respeita à requalificação de votos em branco, considerada ilegal pelo Supremo
foto
Praia, 24 de Julho 2012 – Cada vez se percebe melhor a expressão de José Maria Neves que, ao referir-se às eleições autárquicas em Santa Catarina de Santiago, anunciou que o PAICV iria “até às últimas consequências”. E essa indicação tem vindo a ser seguida pelos representantes da estrela negra na Assembleia de Apuramento Geral daquele concelho, que iniciou a reunião às 15h30 de ontem, 23, e suspendeu os trabalhos antes mesmo do previsível por se ter chegado a um impasse.

Contados os votos apurados em 22 de Julho, resulta que o MpD, em conjugação com decisão lavrada no Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de 10 de Julho último, ganhou a Câmara de Santa Catarina, mas também a Assembleia Municipal. No entanto o PAICV, que vinha defendendo com “unhas e dentes” a decisão do STJ, agora já não quer cumprir o Acórdão.

Ou seja, para o partido de José Maria Neves o importante é fazer tudo para ganhar eleições, fazendo tábua-rasa de uma decisão judicial que antes tinha acatado, tentando ganhar na “secretaria” o que perdeu por expressa vontade popular. O estranho nisso é que o PAICV, que se socorreu do Acórdão do STJ para justificar a fraude fictícia que ele próprio criou, com erros aritméticos e jurídicos graves, agora é o mesmo que não quer que o Acórdão do STJ se cumpra (ver o último parágrafo da página 35, e o primeiro da 36).
O NOVO TRUQUE…
Aquando do apuramento geral dos resultados eleitorais de 1 de Julho, o PAICV obrigou a que, em 51 mesas, os votos em branco fossem reapreciados. E dessa reapreciação houve votos requalificados como válidos, sendo que a maior parte deles eram a favor do PAICV. Mas, segundo o Acórdão do STJ, essa requalificação de votos brancos em votos válidos “não pode manter-se” por “violação dos dispositivos legais” e “constitui uma ilegalidade que influi no resultado das eleições”. Mas, mais, diz o Acórdão que essa não é competência da Assembleia de Apuramento Geral, a não ser que sobre esses votos brancos recaiam protestos nas respectivas mesas, o que não foi o caso.

É por isso que o Acórdão do STJ determina “Revogar as deliberações que requalificaram os votos em branco e a sua atribuição às candidaturas” , uma decisão acatada pelo PAICV que, agora, vendo-lhe fugir a vitória nas eleições, já não aceita.

O PAICV, como já se disse, defende agora o contrário da decisão sustentada pelo STJ no mesmo Acórdão (ver link mais abaixo) que determinou a repetição das eleições em Boa Entrada e Cruz Grande, razão que esteve na origem da suspensão dos trabalhos na Assembleia de Apuramento Geral, onde ficou claro que, nas eleições de domingo último, o MpD recuperou mais votos do que o PAICV, traduzindo-se em vitória nos dois órgãos autárquicos, Câmara e Assembleia Municipal.
Comentários dos nossos leitores
Juiz dos Juizes juiz@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
É por isso que gosto do Liberal. Escreve e mostra as provas do que escreve. Agora quero ver o que vão fazer esses juizes.

EGU egucv@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
O NHOS KRE O NHOS KA KRE, DJA NHOS FRONTA! MpD KI GNAHA NA VERDADE E NA JUSTEZA! SE JUIZ PA FAZI KUMPRI SE DETERMINAÇON AGORA!

Djosa Neves chuchantetambe@yahoo.com.br
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Se de inicio foi uma questão simples de ARITMETICA, agoara a situação AGRAVA-SE.***Juntou-se a questão do PORTUGUES.***Isto só prova que nosso ensino escolar vai mal nessas matérias, que se juntam á famosa gafe em INGLES do MCA.***De tão ridiculo, que se não fosse trágico, daria umas boas gargalhadas!!

FGG fgg@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
AO PAICV DEVE SER MOVIDA UMA QUEIXA-CRIME URGENTE PELOS ESTRAGOS QUE VEM FAZENDO AO PAÍS. PRIMEIRA QUEIXA-CRIME: FALSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS COM VISTA A INDUZIR O STJ A ERROS. MAS, ESTOU CERTO QUE UM DIA ESTE PARTIDO SENTARA NOS BANCOS DOS REUS PARA SER JULGADO SOBRE O CASO SANTA CATARINA. JÁ ESTAMOS FARTOS DA MESQUINHICE E ROUBARIA DESSE PARTIDO DO DEMONIO. POR FAVOR, STJ, ACCIONE UM PROCESSO CRIME CONTRA O PAICV PORQUE FOI PRECISAMENTE OS DADOS FORJADOS E ADULTERADOS POR ESSE PARTIDO QUE VOS INDUZIRAM A ERROS.

José Pina jose@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Poxa! Ainda há quem fale mal do Liberal... Liberal mata a cobra e mostra o pau! Contra factos...

Badiu Pé ratxadu badiuperatxadu@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
"O presidente eleito Francisco Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas presentes na Câmara de Santa Catarina, que é como quem diz o PAICV, o partido que venceu a Assembleia Municipal. Esta disponibilidade mostrada por Tavares é o primeiro passo para esta coabitação política inédita em Cabo Verde, em que um partido ganha a Câmara e outro a Assembleia e mais um “teste a esta jovem democracia”. (In A Semana) Assim funciona o paicv a sua máquina de propaganda e mentira e os seus jornais. A ordem veio de Macau onde o PM anda há nove dias com um batalhão de jornalistas, assessores e ministros. Depois veio o candidato derrotado repetir. a seguir A Semana , depois virá a Nação e assim sucessivamente. Nos blogs e onlines as letas e alices papagueiam a receita do chefe e durante dias alimentam a esperança dos fanáticos e lupens tambarinas. a lógica é sempre a mesma, atacar o adversário naquilo que o próprio PAICV está a afzer ou vai fazer de imediato. O PAICV está a preparar uma fraude, então grita antes que o MPD está a organizar uma frude gigantesca para divertir a malta e distrair a atenção das pessoas da fraude que eles totalitários estão a organizar ou planear.JMN gasta mais de 8 mil contos numa visita a China com mais de 20 pessoas e o PAICV manda os seus lacaios gritarem que o Presidente está a viajar muito. o MPD ganhou claramente as eleições em Santa Catarina depois da repetição vergonhosa ? Os lacaios do PAICv lançam logo depois do encerramento das urnas que vão a frente e que vão ganhar. Sabe-se então que FT ganhou a CMSC, então eles lançam que o PAICV ganhou a AM, sabendo que perderam. Para que? Para alimentar a esperança e lançar a confusão e o veneno. Vão ver que logo que ficar esclarecido que o MPD também ganhou a AM vão insistir na tecla que nada de novo se passou e que o PAICV nunca ganhou as autárquicas. Atacam no Parlamento a oposição, vão gritar que conseguiram milagres na China, insultam o Presidente e vão para a frente. Até o momento daqueda definitiva. O MPD tem porém de ser mais forte e atento as manobras dos totalitários. O MPD tem de fugir a tentação de cair nas armadilhas do PAICV e seus lacaios como a semana e a Nação. O MPD tem de estar unido e não entrar de novo em diversões alimentadas por Tozés, Osórios e djons jinis. Estes tem de ser deixados de lado e o MPD concentrar no essencial. carlos Veiga tem de ser duro com JMN, enfrentá-lo e derrotá-lo no debate do estado da Nação. O Pr tem de ser cada vez mais duro com as patifarias de JMN e seu governo e não pode compactuar com a sua poucavergonhice. O patritismo agora exige trabalharmos juntos para acelerar a queda de JMn e seus lacaios da vergonha.

NATERCIA natinha@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
O PAICV ESTA BRINCANDO COM O POVO DE SANTA CATARINA E COM OS JUIZES DO SUPREMO TRIBUNAL! SEMPRE BRINCOU FAZENDO DE GATA SAPATO AS ELEIÇÕES NESTA TERRA! AGORA DEPOIS DE ARMAR O CIRCO VEM FAZER O POVO DE PALHAÇO! PALHAÇO É O VOSSO CHEFINHO E A SUA CAMBADA DE IGNORANTES! PELO MENOS FINJAM SER DEMOCRATAS E ACEITAM O RESULTADO DO VOSSO CIRCO! CABO VERDE JÁ ESTA FARTO DAS VOSSAS ARMAÇÕES MACABRAS!

Armando Varela mancinho.djuncu@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Deixem de mentira e de armação política. O PAICV não pode ordenar a que os votos brancos sejam requalificados. Este é tolice do liberal e do mpd tentar enganar as pessoas que isto é possivel. Todos sabemos quem são os integrantes da assembleia geral de apuramento! Segundo aspecto, deveriam dizer a verdade dos factos: o paicv defende que a desqualificação dos votos em branco deve fazer pura e simplesmente pela debitação do nº de boletins em branco qualificados no apuramento do dia 2 de Julho; ou seja, não é necessário contar cada voto novamente e cada mesa, mas sim subtrais o nº de votos brancos qualificados a favos de cada candidatura(no caso 8 para o PAICV e 5 para o MPD). Já o mpd defende que o novo apuramento geral é a recontagem de todas as mesas, ou seja voltar a fazer o trabalho já efectuado aquando do primeiro apuramente. isto é pura perda de tempo, ou então o mpd já introduziu novos dados nas urnas que ficaram na posse do tribunal local. É esta a conclusão a que se deve chegar, posto que se há uma acta de apuramento geral das mesas não impugnadas, com indicação de quantos votos brancos foram qualificados a favor de cada candidatura é basta subtrair do total esses votos brancos e acabou. Esta é um amanobra de diversão a que o liberal está, como sempre a dar cobertura, pensando que com isto vai enganar as pessoas ou criar opinião desfavorável ao paicv. Enganados estão. Espero pois, que o Apolinário das neves, este angolano ladrão e corrupto mande publicar este meu texto, em nome da verdade e do pluralismo informativo. Deixem de "masturbação política" e façam informação credivel e com verdade. Lembrem-se que o liberal tem o estatuto de orgão de comunicação e não de panfleto, por isto está vinculado à verdade informativa, à imparcialidade e`ao cumprimento do princípio do contraditório.

Antonio Delgado Morais morais_antonio@hotmail.it
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Eu também estou ancioso e curioso para ver o que escreve o Jornal Asemana que jà cantava vitoria para o seu Partido Liberal é um Jornal que trabalha ao lado da VERDADE e a frente das MENTIRAS. Na Asembleia Nacional, nos Tribunais, nas Procuradorias e no STJ precisam de investigadores tal como os Jornalistas do Liberal.

Djinguilane Andrade Djinguilane@sapo.cv
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
SE NÂO FOSSE O LIBERAL HOJE ESTARIAMOS A VIVER NUM PAIS COMO A CUBA; COREIA DO NORTE; VENEZUELA,ETC; BEM HAJA OS CORAJOSOS JORNALISTAS DESTE GRANDE JORNAL: AGORA QUERO VER OS ROSTOS DO STJ, JOSE MARIA NEVES, O JORNAL A SEMANA, A JULIETA TAVARES DA TCV.VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA NO PAIS.

César Brutus cesarbrutus@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
E como pode haver "impasse" na execução dessa ordem? Que procurador é esse que não se impõem? Esta com medo de quem ou o quê? Do poder judicial não é com certeza. Qualquer aluno do primeiro ano da licenciatura em direito, adentro do curso Direito Constitucional, interpreta a ordem supra. correctamente ... todas as mesas ... Querem ver que vai-se ter que intentar uma "acção de execução" para fazer cumprir a ordem do supremo??? Mas aí está. Quando as instituições não se dão ao respeitar, não se impõem na sua soberania e se deixam "manietar" com estórias de 100 boletins a mais, acontece isso...; Um pouco à semelhança do que acontece agora com o crescendo conceito "mercado de votos"...Sim, pessoas que se posicionam estrategicamente por altura das eleições para leiloarem o seu e outros tantos votos ... Idem com a utilização Thug nas campanhas, que é uma questão de tempo até estes se "sindicalizarem" e leiloarem "segurança", ou então não haverá campanhas nos seus bairros ... O que mais irrita é que, chegado a esse ponto, o legislador reage rápido, com duras penas para esses vendedores,...com "sanções"voto obrigatário..., enquanto os principais culpados, os corruptores, continuarão sentados no parlamento, nas direcções gerais ou a viajar pelas chinas sem que nada lhes aconteça...

pinton pintontchuputibedja@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Nha guenti dexam poi és cumentário li, na kel noticia más fresco. Undi stâ LETA? nhôs dam conta LETA. é tem venenu ké tâ fulha para Carlus Vêga má desbês djé fica ku rostu dentu kel káu. Nés momentu é debi stâ BAM dágu, coitadu. Hm tâ fica tâ spera si cumentariu na facebook di Zé Maria. Ze Maria també djé bá xinta dum béz, keli ki ze Maria neves crêba. é tâ bai planta batata lâ Brianda.

Independente indi@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
PARABENS LIBERASL

Djondikalamatchi Djondikalamatchi@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
SO NAO SENTE QUEM FILHO DE BOA GENTE NAO E.Quando um primeiro ministro se socorre de um ladrao para ministro e ou candidato a presidente de uma Autarquia tao importante como a de SANTA catarina ou qualquer outra,ele da'nos razao mais que suficiente,para alem de outras muito fortes,dele e do seu governo,que ele, de seriedeadenao tem nada,nao e confiavel. JOSE MARIA NEVES,POR FAVOR,PARA O BEM DE CABO VERDE, SAI!

Seidi Alfama seidialfama@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Armando Varela, mentiroso é você e está a tentar fazer de nós todos idiotas. Na primeira Assembleia de Apuramento Geral, a 2 de Julho, foram validados votos em branco, uma decisão que o STJ considerou ilegal por Acórdão de 10 de Julho. Agora, o PAICV quer ver, de novo, esses votos tidos como válidos, contrariando a decisão do STJ que antes acatou. O PAICV quer ganhar à força qualquer coisinha, é o que é... o resto são balelas!

Lenira Sousa lenirasousa@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Djinguilane Andrade, vc esqueceu o pior de todos, consegue ser pior que Semana, a Nação, um jornal nojento que num país a sério seria proibido por apensa ser um covil de mentirosos e sem vergonha. Coisas como semana e Nação envergonham qualuer democrata.

marília marques marilia@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Democracia na PAICV tem? Oras qui benefício sta de ses banda es ta aceita, es ta passa mensagem ma es é democrata,ma oras qui cuzas ta mariaz, ali go, es ta mostra verdadeiramente cuzé es é.Aaanhm es cre pa acordo de Supremo ser cumprido pela metade? Ou seja só na parte qui ta convês? Qui raio de partido é esse? Esse postura di ses li é modi qui alguém pode tchomal? Di cre falcatrua decison de supremo? haja respeito. Ma na Assembleia de Apuramento Geral ca sta ninguem qui ta pode faze cumpri lei? Esse Assembleia sta ba fica lá reunido té qui PAICV quizer?Já basta.

Sei Alfama seidialfama@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
A única coisa que aqui não percebo é a razão do impasse. Afinal, o que está lá a fazer o Procurador na Assembleia de Apuramento Geral? O gajo não sabe que o Acórdão é para cumprir? O rapaz desconhece a Lei? Estamos tramados com estes magistrados de opereta que tremem como varas verdes quando o Zemas dá um arroto de Macau. E tu, Al Binda, não tens nada a dizer enquanto especialista na matéria? Porra, nunca apareces quando é preciso?

Cosme O. Maia cosmemaia@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Cesar Brutus, não há problema nenhum. Mesmo na hipotese de a assembleia não desqualificar os votos em branco, o STJ vai ter de o fazer, o STJ não pode desmentir-se em pouco tempo. A deliberação da assembleia está sujeita ao crivo final do STJ. Portanto, nada há a recear, o MPD ganhou a AM de Santa Catarina. A jogada do PAICV é ganhar tempo, fazer barulho, divertir os seus apaniguados. O PAICV funciona assim e nunca vai mudar. É congénito, JMN nunca foi e nunca será democrata, nasceu torto e torto vai morrer. Ele que vá fazer poesia na ladeira com os burros

miguel rmiguel@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
POVO Caboverdiano: Vamos todos defender a integridade do jornal "LIBERAL" a todo o custo. Se trata de um jornal que conseguiu levar ate ao fim as informacoes eleitorais. Quanto aos outros jornais, com muita pena, que continuem defendendo os interesses dos outros como andam a fazer. VIVA "liberal". Ve-se que existem pessoas com raiva e e dificil controla-las porque o "liberal" provou que os seus funcionarios estao fazendo jornalismo como profissao na verdade. Agora pergunto: Se nao houvesse esse "Liberal" , onde estariamos?

CesarManso cesarmanso@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
César Brutus é analista DA PESADA!!!Continue fazendo análises neste espaço que nós agradecemos a sua lucidez e profundidade de análise.

ONÉSIMO SILVEIRA onesimo@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Vcs são todos uma cambada de irreflectidos!!! O Paicv sempre vos engana, sempre consegue branquear tudo, sempre sai ileso, sempre vos passa na curva. O principal objectivo do JMN/facção Neves que é tirar todo o brilho à vitória do MpD, desviar a atenção dos cverdianos de modo a amortecer a mais esse desastre eleitoral,foi amplamente atingido. OJMN sabe muito bem que perdeu, sabe que ninguém já o quer ver nem escutar, sabe que esses resultados são consequencias da sua "boa Governação" e da sua "agenda de transformação". Abrem olhos, patetas!

A bem de Cabo Verde maluku2253@yahoo.fr
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
A maneira mais legal possível para depôr o PM é declarar as eleições legislativas antecipadas. Porquê ? Porque com essas muito pesadas derrotas o PAI fará do seu Governo sustentado pelo PAI uma arma contra o desenvolvimento dos municipios do MPD. Sendo eles maioritários, essas populações sofrirão as consequências da retalhação. É possível que o PAI retome o sistema que prevalecia entre 1975 e 1990. Como o MPD é o partido de todos os CV, todos sentirão de facto que a liberdade na sua plenitude é um bem muito preciso como a água, o ar que respiramos. Cabe ao Sr PR analisar a evolução da situação do povo das ilhas para ver se uma medidade como essa salvará Cabo Verde da ditadura que se quer impor já que quer a Guiné Equatorial na CPLP ... como aliada ( será ?)

sérgio mendes sergiomendes@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Claro que JMN e o PAICV sabem que perderam na Cm e na AM. O que eles fazem é gestão politica da derrota. O MPD tem de aprender a lidar com isso, com as táticas totalitárias. o PAICV quer é relativizar a vitória do MPD que é estrondosa,mas o MPD não está a aproveitar e publicitar a vitória. Até parece, pela imprensa caboverdeana que quem ganhou foi o PAICV. Eles são terríveis na propaganda e na contrainformação.Até hoje o MPD não aprenedu a lidar com eles, mas tem de aprender antes que seja tarde. Há pessoas que ainda acreditam na Semana ou na Nação, sabem que estes jornais mentem e manipulam mas continuam a ler e a acreditar. Por exemplo, a Semana noticiou que o PAICV ganhou a AM e que FT vai ter de coabitar, etc. JMN disse em Macau aos serviçais da TCV, a Semana repetiu, os capangas nos onlines e FB repetiram e agora A Nação repetiu, é assim que eles funcionam.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36555&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.