quarta-feira, 18 de julho de 2012

LIBERAL:JOSÉ MARIA VEIGA E FELISBERTO MOREIRA SÃO COMPRADORES DE VOTOS

A “bomba” estoirou: foram descobertos os autores da fraude eleitoral em Santa Catarina 

É uma autêntica “bomba”. Testemunhos e registos áudio não deixam margem para dúvidas, os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal andam a comprar votos, indo “até às últimas consequências”, segundo a directiva do chefe José Maria Neves… Para o PAICV vale tudo para ganhar eleições
foto
Praia, 17 de Julho 2012 – Os candidatos do PAICV, José Maria Veiga, pretendente à presidência da Câmara, e Felisberto Moreira, cabeça de lista para a Assembleia Municipal, que se têm desdobrado em provocações e calúnias contra o adversário político, foram apanhados a comprar votos, à descarada, utilizando como base o restaurante “Cosmos” em Assomada. As práticas ilícitas estão sustentadas por testemunhos e mesmo por registo áudio.
FELISBERTO MOREIRA COMPRA VOTOS À DESCARADA
Como dizíamos, Felisberto Moreira que, para além de candidato é Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Fundação Caboverdiana de Acção Social Escolar (FICASE), tentou aliciar um jovem estudante para votar no PAICV a troco do pagamento de propinas em atraso, de um computador para este escrever a monografia de final de curso e, ainda, a garantia de um estágio. Para além do voto, o jovem teria ainda de arranjar mais e eleitores de Boa Entrada que, a troco de dinheiro, depositassem a cruzinha à frente da estrela negra.
O jovem, residente e eleitor em Boa Entrada, contou-nos como tudo aconteceu: “no dia 12 o Felisberto Moreira ligou para o meu telemóvel e disse que queria falar comigo, que estava no ‘Cosmos’ e que queria encontrar-se comigo”. Ali chegado, no terraço do restaurante, Moreira esperava o jovem com um sorriso nos lábios.
Aluno na Universidade de Santiago, onde frequenta o último ano de Sociologia, o jovem como tantos outros filhos de famílias de trabalhadores, tem várias propinas em atraso, somando actualmente um débito superior a 100 mil escudos. É um alvo a ter em conta. Pertencente a uma família conotada com o MpD e onde o dinheiro não abunda, corresponde ao perfil traçado pela máquina de abordagem tambarina. A lógica é simples, ao contrário de apostar em acções de campanha, numa freguesia onde o eleitorado é maioritariamente ventoinha, o PAICV joga em retirar votos ao adversário, a troco do que for preciso. Propinas em atraso, computadores, empregos, dinheiro e estágios são moeda de troca para a transacção de votos…
Felisberto Moreira, como é evidente, garantiu o pagamento das propinas, mas foi ainda mais longe, segundo nos contou o jovem estudante: “ele disse que se eu arranjasse mais cinco pessoas para votar no PAICV, me arranjava um estágio técnico na FICASE e trabalho, caso ganhassem as eleições”. Mãos largas, Moreira, prometeu também um portátil para o jovem acabar a monografia de final de curso.
Em conversa telefónica, tida no passado sábado, 14, o jovem de Boa Entrada relembra a Moreia o diálogo havido dois dias antes, na última quinta-feira. Uma conversa onde, vergonhosamente, este político do PAICV confirma querer comprar votos em troca de um portátil e de dinheiro.
LEIA A CONVERSA DO CRIMINOSO FELISBERTO MOREIRA COM O JOVEM DE BOA ENTRADA
Jovem – Alô, boa tarde! Alô, boa tarde!? É o senhor Felisberto Moreira?
Felisberto Moreira – ah, ah, é módi?
Jovem – É módi? Bu sta lembra di mi, é Nilton? Nilton de Boa Entrada.
Felisberto Moreira – Sim, sim claro n’sta lembra sim.
Jovem – Odja é sobre kel conversa que nu teve na dia12, quinta-feira.
Felisberto Moreira – Ah, ah…
Jovem – N’ton bai pa casa, n‘steve ta pensa, dipôs …
Felisberto Moreira – Nilton bu podi fala, n’sa ta obiu cu algun dificuldadi, má bu podi fala …
Jovem - Ah, ok. É sobre kel conversa, sobre kel computador portátil ki nu falaba, nê?
Felisberto Moreira – Ah, ah…
Jovem - E ki pessoas tambê, ki bu flam pan ranja, n´ton djan consegui ranja uns cinco pessoas e ês tudu ês flan, ma pa kela, ma garantia pa kela ma tem ki ser uns 10 mil escudos, mais ou menos, pés pode fazi kela.
Felisberto Moreira – manhã nu ta podi encontra pa fala sobre isso?
Jovem – Odja manhã n’ca ta sta disponível gó, manhã n’ta sta nun crisma la, ca ta da pan parci.
Felisberto Moreira – Manhã própri n’ta sta na Somada, má deixa ok n’tchiga más pa la n’ta ligau, bu sta n´tendi?
Jovem – Odja é só sobre kel computador portátil, só pan sabi garantia pamodi n’sta praticamente cu muita dificuldadi, n’ta gostaba de terminaba kel monografia cedo. N’ton más ou menos ti ki dia ki n’ta pode encontra cu bô pa kela.
Felisberto Moreira – Ah ah. Odja ami tudo ês dias li, n’sta tudu pa li, dja bu obi? Manhã, como n’ta sta ocupadu, se calhar dipôs di manhã enton nu ta encontraba, sta bom?
Jovem – Segunda-feira, nê?
Felisberto Moreira – sim, sim
Jovem – E kês pessoas tambê ki flan , ês flan cerca de 10 mil escudos, mais ou menos, módi kin pode fazi, n’podi flás pés…
Felisberto Moreira – Leban nome de tudu ês, cu lugar de toma, dipôs nu ta fala sobre isso.
Jovem – Nome di tudu kês pessoas, nê?
Felisberto Moreira – Sim, sim.
Jovem – Ya, ok.
Felisberto Moreira - Segunda-feira, n’ta ligau.
Jovem – Ok, ta bom.
Felisberto Moreira – Ya.
Uma conversa esclarecedora que não deixa margem para dúvidas. Um dirigente de topo da Administração Pública não se inibe da prática de crimes eleitorais para dar seguimento à directiva do chefe José Maria Neves em ir “até às últimas consequências”, para ganhar através da fraude e na “secretaria”…
Liberal promete trazer, ainda hoje, mais informação sobre os meandros desta negociata fraudulenta promovida pelos candidatos José Maria Veiga e Felisberto Moreira.
OUÇA A CONVERSA DO CRIMINOSO FELISBERTO MOREIRA COM O JOVEM DE BOA ENTRADA: http://soundcloud.com/user9899879/felisberto-morreira


http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36497&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.