sexta-feira, 20 de julho de 2012

LIBERAL:PR ESCOLHIDO PARA PRESIDIR AO FÓRUM DOS PALOP

fotoDecisão unânime distingue Jorge Carlos Fonseca e Cabo Verde

O Chefe de Estado encontrou-se ainda com o presidente de Timor-Leste, com a comunidade cabo-verdiana residente em Maputo e discursou numa homenagem ao presidente da Comissão Europeia. Hoje, também na capital de Moçambique, JCF participa na cimeira da CPLP



 

Praia, 20 de Julho 2012 – O Presidente da República de Cabo Verde foi ontem escolhido para presidir ao Fórum dos PALOP. E, ainda nessa qualidade, discursou em representação dos Países Africanos de Língua Portuguesa, ao mesmo tempo que, em nome desses países e de Timor-Leste, entregou uma peça artística em homenagem a Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia. Uma homenagem que, segundo o próprio Jorge Carlos Fonseca, é “prestada como gratidão pelo papel desempenhado por Durão Barroso na construção e realização de importante programa de cooperação entre tais países e a União Europeia”.

No mesmo dia, Jorge Carlos Fonseca recebeu o presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak. “Conversámos largos minutos sobre as relações bilaterais existentes, as perspectivas de seu reforço e alargamento (administração, justiça, segurança, formação profissional, assistência técnica, ensino superior, cooperação económica, financeira e empresarial, concertação política e diplomática), a situação política e social nos dois países, saídos de eleições recentemente, e as relações no quadro multilateral, nomeadamente no seio da CPLP”, escreveu o Presidente da República no seu mural na rede social Facebook.

Matan Ruak renoveu o seu desejo de que Jorge Carlos Fonseca visite oficialmente Timor-Leste, o que, em princípio, poderá ocorrer em Novembro próximo, o mês em que se celebra o aniversário da independência daquele país
Segundo o Presidente da República, o líder timorense “mostrou-se muito satisfeito com a presença e o desempenho de quadros cabo-verdianos em Timor Leste, designadamente na área da justiça e do direito e manifestou desejo de ver reforçada e alargada aquela presença”.

Num dia muito preenchido, o PR teve também ocasião de se encontrar com a comunidade cabo-verdiana residente na capital moçambicana, o que, segundo o próprio, foram “momentos de quase indizível emoção, de manifestação de simpatia e morabeza por parte de idosos, jovens, mulheres e homens, na maioria vivendo com imensas dificuldades neste país do Índico”. Jorge Carlos Fonseca referiu ainda: “reencontrei amigos, constituí novas amizades e, no final, na despedida, acompanharam-me até à entrada na viatura com palmas e canto de ‘Sodadi’, o que para o líder cabo-verdiano foi “verdadeiramente cativante, inesquecível”.
Hoje tem início da cimeira da CPLP, onde se aguarda uma intervenção do Presidente da República. Um debate centrado nos dossiês quentes da Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36525&idSeccao=542&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.