sábado, 24 de novembro de 2012

CV:Presidente cabo-verdiano visita Timor-Leste na próxima semana



Cidade da Praia, 23 nov (Lusa) - O Presidente de Cabo Verde vai estar, a 28 de novembro, nas comemorações da declaração unilateral da independência de Timor-Leste, a que se seguirá, nos dois dias seguintes, uma visita de Estado, a convite do homólogo timorense.

Num comunicado de hoje, a Presidência cabo-verdiana indica que a visita terá como "momento alto" as comemorações da declaração unilateral da Independência de Timor-Leste, em Díli, que coincidem com o 100.º aniversário da revolta de Manufahi contra a administração portuguesa, protagonizada por D. Boaventura, herói nacional.

Na agenda da visita de Estado, Jorge Carlos Fonseca terá reuniões de trabalho com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e com o presidente do parlamento de Timor-Leste, Vicente Guterres, estando ainda previsto um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente no país.

Na primeira visita oficial de um chefe de Estado cabo-verdiano a Timor-Leste, Jorge Carlos Fonseca é acompanhado pela ministra da Justiça, Marisa Morais, e por uma pequena delegação, que integra conselheiros da Presidência da República e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

"O Presidente (cabo-verdiano) vai analisar o reforço das relações bilaterais, na linha dos acordos de cooperação assinados em 2002 e do que tem vindo a ser objeto de conversações entre os dirigentes dos dois países, apostando em ações concretas e mutuamente vantajosas", lê-se no documento.

Fonte diplomática cabo-verdiana disse à agência Lusa que um dos temas é a possibilidade de enviar professores de língua portuguesa para Timor-Leste, dando continuidade ao acordo previsto nesse sentido, e analisar futuras áreas de cooperação.

Entre elas, estão as ligadas à administração pública, jurisprudência, produção legislativa, polícia, forças armadas, transportes aéreos e tecnologias informacionais.

O chefe de Estado cabo-verdiana e comitiva seguirão domingo de madrugada para Díli, via Lisboa e Dubai, regressando ao país a 02 de dezembro, a tempo de receber, no dia seguinte, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, no quadro da II Cimeira Cabo Verde/Portugal, a realizar no Mindelo (São Vicente).

Em 2001 e 2002, Jorge Carlos Fonseca, Presidente cabo-verdiano desde 2011, participou como perito, a convite das Nações Unidas, nos trabalhos de elaboração da Constituição de Timor-Leste.
JSD // HB/Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.