domingo, 18 de novembro de 2012

PORTUGAL:FESTIVAL IMIGRANTE RESGATA DIREITOS PROMOVENDO CULTURAS


Lisboa-As diversas culturas que convivem em Portugal é o tema do festival Imigrarte, que decorre este fim-de-semana em Lisboa, no Mercado da Ribeira. Mais de 200 artistas dos PALOP e de outros países e 20 associações mostrarão a sua cultura em 50 espectáculos por diversas áreas, como a música, a dança, o teatro e a poesia.



Consta também da programação projecções de cinema, debates, conferências, literatura, exposições de fotografia, exposições de pintura e grafitti, workshops, espaço infantil, Dj´s, artesanato e gastronomia dos quatro cantos do mundo, juntos num único espaço.
Organizado pela Solidariedade Imigrante, associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes, o ImigrArte visa a promoção da interculturalidade e cidadania, a valorização dos imigrantes e resgate dos seus direitos, a divulgação das suas culturas e artes em solidariedade com o povo português.
Este festival alternativo, atento ao contexto social actual, aposta todos os anos no envolvimento dos imigrantes na sua organização, com o intuito de fomentar a consciência de uma cidadania activa e a criação do sentimento de pertença.
Tudo numa perspectiva e na luta pela mudança, pelos direitos dos imigrantes, oferecendo aos mesmos e seus descendentes a possibilidade de mostrar a sua arte e cultura a um público cada vez mais diversificado e, através dela, fomentar a participação, responsabilização e organização na luta por direitos iguais, numa óptica de autonomia e responsabilização.
Outro grande objectivo do festival é a afirmação do transculturalismo através do diálogo entre cidadãos portugueses e imigrantes, estabelecendo pontes de relação entre as várias comunidades estrangeiras.
Todas as apresentações e actividades terão lugar, este sábado (das 15h30 às 02h) e domingo (14h às 01h), no Mercado da Ribeira, em Lisboa, com entrada gratuira.
Pode acompanhar a programação em: www.festival-imigrarte.com  ou no facebook: festivale imigrarte.
SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.