segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CABO VERDE:Projecto da Marina da Praia com capacidade mínima para 176 embarcações

O projecto da Marina da Praia, a ser construído no Ilhéu de Santa Maria, tem uma capacidade mínima para 176 embarcações, estando o seu Estudo de Impacto Ambiental (EIA) em consulta pública até 7 de Setembro.

Por se enquadrar entre os projectos susceptíveis de produzirem efeitos no ambiente e sujeitos a avaliação de impacte ambiental, o EIA da Marina da Praia está disponível na Câmara Municipal da Praia e na Direcção Geral do Ambiente para consulta pública e recolha de opiniões, sugestões e outros contributos do público interessado.

O promotor do projecto é Lutz Meyer-Scheel, o mesmo que, em Setembro de 2005, constituiu a Sociedade Marina Mindelo, Lda, em São Vicente junto com Kai Brossmann, possuindo ambos “uma longa experiência “em variadíssimos aspectos dos desportos aquáticos e em Turismo.O Projecto da Marina da Praia tem duas componentes, sendo uma de infra-estruturas marítimas constituídas por quebra-mar, via de acesso ao ilhéu, pontões flutuantes, zona de alagem para embarcações de recreio e a outra infra-estruturas e superestruturas de apoio em terra como parque de estacionamento, vias de circulação, edifício para a administração e recepção, bistrô (pequeno restaurante), edifício para hospedagem e Museu Ecológico (restauração do edifício existente).

De acordo com o EIA, a criação desta marina e a sua implementação na zona proposta vem responder ao Plano Director Municipal da Praia que prevê a construção deste tipo de infra-estrutura portuária, sugerindo várias opções de localização entre as quais o Ilhéu de Santa Maria.

Na fase de funcionamento do empreendimento, segundo a mesma fonte, prevêem-se actividades similares a outros ramos de actividades de prestação de serviços, apresentando contudo “algumas peculiaridades” como o manuseamento de combustíveis para o abastecimento de embarcações em “zonas de alto risco ambiental como são as zonas marítimas”.

Quanto a impactes potenciais a nível do meio físico, o EIA prevê a contaminação de água e do solo através de derrame acidental de hidrocarbonetos, e aumento do nível de ruído.

“Os elevados investimentos previstos no âmbito deste projecto contemplam a utilização das melhores tecnologias disponíveis e o cumprimento das normas de qualidade ambiental tanto na fase de construção como de funcionamento”, contrapõe o estudo.

Melhoria da qualidade de vida da região, aumento da disponibilidade de atendimento de embarcações, geração de empregos, melhoria na qualidade e quantidade de serviços e comércio na região, aumento do nível de segurança, agravamento de trânsito na região, melhoria das infra-estruturas urbanas, aumento da demanda de estacionamento, aumento da arrecadação de tributos são outros dos impactes do projecto.

Fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/sociedade/item/39125-projecto-da-marina-da-praia-com-capacidade-minima-para-176-embarcacoes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.