segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ANGOLA:Empossados reitores das Universidades recentemente criadas


LUANDA-Os reitores e vice-reitores das seis novas universidades públicas, criadas recentemente pelo governo, foram nesta segunda-feira, empossados em Luanda, numa cerimónia orientada pelo primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Pela Universidade Mandume Ya Ndemofaya, com sede na Huíla e que integra as províncias do Namibe, Cunene e Kuando Kubango
foi empossado Viriato Gaspar Gonçalves, para o cargo de reitor, Abraão Mulangi como vice-reitor para área académica, José Luís
Mateus Alexandre, para a área académica, e Alberto Raimundo Watchilambi Wapota, como pró-reitor para a cooperação.
Pela Universidade Lueji A'Nkonde, com sede na Lunda Norte e abrangendo as províncias de Malanje e Lunda Sul, assumiu a reitoria Samuel Carlos Victorino, tendo como vice-reitores para a área académica e científica, respectivamente, Gilberto Caimbo Nhongola, e Alfredo Armando António, enquanto que Carlos Pedro Cláver Yoba é o pró-reitor para a cooperação.

Kianvu Tamo foi empossado reitor da Universidade “11 de Novembro” com sede em Cabinda e que integra a província do Zaire. É coadjuvado pelos vice-reitores para as áreas académica, Luzayadio André, e científica, Alfredo Gabriel Buza, bem como pelo pró-reitor para a cooperação, José Manuel Sita Gomes.
Pela Univesidade Katyavala Buila, sedeada em Benguela e que abrange a província do Kuanza Sul foram empossados para reitor,
Paulo Horácio de Sequeira e Carvalho. Para vice-reitores para a área académica, Manuel Francisco Bandeira, e para área científica,
Afonso Dala Coxi Fula. Ermelinda Monteiro da Silva Cardoso é a pró-reitora para a cooperação.
Carlos Diakanamwa foi empossado reitor da Universidade Kimpa Vita, com sede no Uíge e incluindo a província do Kwanza Norte. Para vice-reitor académico ficou Sany Kambol Cipriano, enquanto a área científica foi assumida por Heitor Manuel Timóteo. Mbunga.
Nzinga David tomou posse como pró-reitor para a cooperação.
O primeiro-ministro concedeu ainda posse a Cristóvão de Carvalho e Ferreira Simões para o cargo de reitor da Universidade “José Eduardo dos Santos”, com sede no Huambo e abarcando as províncias do Bié e Moxico.
Mário José da Costa Rodrigues, António Bartolomeu Alicerces Chivinga Eduardo e Armindo Gideão Kunjiquisse Jelembi foram empossados, respectivamente, aos cargos vice-reitor para a área académica, vice-reitor para a área científica e pró-reitor para a cooperação.
Os empossados juraram fidelidade à pátria e cooperar para a materialização dos fins do Estado, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, o secretário para o ensino superior, Adão de Almeida, bem como governadores provinciais ou seus representantes.
O decreto 7/09 de 12 de Maio, do Conselho de Ministros, estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior pública, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto.
O primeiro-ministro felicitou os empossados por terem aceite o desafio de contribuírem para o crescimento sustentável de Angola, cumprindo a missão de dirigir e engrandecer as seis novas Universidades públicas.
ANGOP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.