PORTUGAL:“Foi tudo muito rápido”, diz vítima e mulher do motorista

“Foi tudo muito rápido”, diz vítima e mulher do motorista: Despiste de autocarro de turismo, na Sertã, provocou 11 mortos e 33 feridos, quatro em estado grave. É o terceiro acidente no mesmo local, em pouco tempo. Um deles foi na semana passada. Obras e estado do tempo apontados como causa provável.

PORTUGAL:“Foi tudo muito rápido”, diz vítima e mulher do motorista

“Foi tudo muito rápido”, diz vítima e mulher do motorista: Despiste de autocarro de turismo, na Sertã, provocou 11 mortos e 33 feridos, quatro em estado grave. É o terceiro acidente no mesmo local, em pouco tempo. Um deles foi na semana passada. Obras e estado do tempo apontados como causa provável.

BRASIL:São 232 as vítimas mortais no Brasil. Presidente abandona cimeira

São 232 as vítimas mortais no Brasil. Presidente abandona cimeira: Dilma Rousseff estava em Santiago do Chile e regressou de imediato ao Brasil quando soube da notícia do acidente numa discoteca.

DTudo1Pouco: Conheça os Palancas Negras e descubra se é ou não ...

DTudo1Pouco: Conheça os Palancas Negras e descubra se é ou não ...: A Selecção de Cabo Verde tem amanha um importante jogo contra Angola o que poderá ditar ou não a passagem dos Tubarões Azuis que tem pela fr...

CV:O PAÍS ESTÁ A IR AO FUNDO-Carlos Veiga traça cenário negro e real


Nos últimos sete anos houve um agravamento médio dos preços na ordem dos 31 por cento. Sem atualização salarial, com a economia a descer e o desemprego a subir, a vida dos cabo-verdianos só vai piorar
Governo persiste nos mesmos erros e continua de mão estendida
Governo persiste nos mesmos erros e continua de mão estendida
Praia, 21 janeiro 2013 – O cenário que Carlos Veiga traçou ontem do país é absolutamente demolidor para o governo. Começando por abordar o custo de vida, o líder do MpD avançou com números impressionantes, sustentados por dados do próprio Instituto Nacional de estatística (INE): “nos últimos sete anos se assistiu a um agravamento do nível médio dos preços de 31 por cento, o que significa que em média eles subiram quase 5 por cento ao ano”, referiu Veiga, adiantando que “se observarmos os dados dos últimos três anos e os bens mais consumidos pelas famílias mais pobres (alimentação, rendas, energia e água) a tendência é ainda mais significativa e crescente: o nível médio dos preços da alimentação aumentou 14 por cento e o das rendas, água e eletricidade 15,5 por cento”. Factores que, conjugados com a inexistência de atualizações salariais, acentuam a quebra do poder de compra e a quebra do consumo das famílias, refletindo um crescimento económico muito baixo e não infletindo a subida do desemprego.

CLIMA ECONÓMICO DETERIOROU-SE
A deterioração do clima económico, conforme é indicado pelo INE, “coincide com o período de maior crescimento do investimento público em Cabo Verde”, o que, segundo Carlos Veiga, “mais uma vez demonstra que a aposta cega no investimento público como motor da economia não se traduz na aceleração do crescimento económico e, pelo contrário, pode acarretar encargos insuportáveis para a economia quando financiada de forma inconsiderada por endividamento externo, como aconteceu no período em referência”.

Os indicadores do último trimestre de 2012, apontados pelo INE, confirmam a evolução negativa dos indicadores do clima económico, confirmada, conforme Veiga referiu, “pela quebra de confiança dos agentes económicos”. Aliás, todos os setores inquiridos pelo INE revelam uma conjuntura negativa, à exceção do comércio de feira.

GOVERNO PEDINCHA
Carlos Veiga insurgiu-se contra a intenção do governo em “atrasar o mais possível” a entrada em vigor do estatuto de País de Rendimento Médio (PRM), depois do “aproveitamento político” que o governo e seus apoiantes fizeram dessa graduação. O ministro das Relações Exteriores vai “mais uma vez pedinchar um novo período de prorrogação até 2015, para que Cabo Verde possa continuar a beneficiar de empréstimos concessionais para continuar a construir infraestruturas”, denunciou Carlos Veiga, para quem “ o Governo quer, afinal, que o país permaneça na prática como parte do grupo dos Países Menos Avançados (PMA), eufemismo para designar os países mais pobres do mundo. E quer continuar a endividar o país sem retorno económico, mantendo-se numa via de financiamento da nossa economia inadequada porque, como está à vista de todos, se esgotou”. Ou seja, o governo nada fez para preparar o estatuto de PRM, mas continua a persistir na mesma política errada com resultados “claros para todos”, como indicou Carlos Veiga: “crescimento económico cada vez mais insuficiente, desemprego em alta, dependência total do exterior, record de défices orçamental e das contas externas, endividamento insustentável tanto do Estado como das famílias e das empresas, competitividade externa extremamente fraca e incapacidade de fazer face a choques externos”.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=38464&idSeccao=523&Action=noticia

FUTEBOL:Chelsea vence derby de Londres

Chelsea vence derby de Londres: Blues bateram o rival Arsenal, num jogo em que a neve também marcou presença.

CV:13 DE JANEIRO NA HOLANDA-INTERVENÇÃO DE ANTÓNIO SILVA



António Silva,docente na escola superior InHolland foi o convidado  para as cerimónias que marcaram a comemoração do dia 13 de Janeiro na Holanda.
Na sua alocução, Silva começou por agradeçer o convite endereçado pelo MpD-Holanda para falar sobre a Liberdade e Democracia e sobre a Constituição que completou recentemente 20 anos.
O vice presidente da UCID começou por dizer que por “variadissimas vezes teve a oportunidade de expressar publicamente a sua visao relativamente ao  processo de democratizacao de Cabo-Verde” , quer atraves dos meios de comunicação social, quer em encontros publicos, congressos, conferencias, etc. De forma a esclarecer o principio que orientou a sua abordagem,refere-nos ainda que, no domingo de manhã, enquanto estava a preparar o seu discurso, tudo fez para, e utilizando as suas proprias palavras,  “resistir à tentacao de cair numa retrospectiva que certamente comecaria nos anos 70, e que irremediavelmnte, terminaria por tecer muitas criticas ao governo, aos partidos, às instituicoes do Estado, e certamente nao faltaria coragem para criticar as empresas privadas do nosso Pais.” No entanto, optou por não fazer isso preferindo manter fiel a sua “propria visao de sociedade” e “manter sempre fiel a sua abordagem positiva da sociedade cabo verdiana”.
Para o docente, a sua aposta em Cabo-Verde é, efectivamente, uma aposta de futuro, na medida em que a sua agenda política é já um forte contributo para a construção desse futuro.
Mesmo não querendo olhar para trás, António Silva abordou o seu percurso de vida, retomando a sua historia ao nível da sua participação politica,  percurso esse que contribuiu para a mudança do  regime em Cabo Verde e  que, segundo o próprio, se iniciou precisamente em Cabo Verde, quando tinha 19 anos e se reforçou, mais tarde, e de forma mais intensa, em Portugal.
O orador tornou-se membro da UCID em 1981 e foi “bem acolhido por muitas pessoas”citando os nomes de figuras históricas do seu partido como: Manuel Lima, Mariano Teixeira, Pedro Soares, Joao Pedro, Miguel Sousa, Mario Santos, Toi Santos, Orlando Medina, Antonio Santos,Andrade de entre outros e que desde de então desempenhou várias funções na estrutura do seu partido.
Centrando-se mais no tema do encontro, continuou a sua intervenção referindo que em “1990 deu-se a abertura politica e, rapidamente, foram criadas os mecanismos  institucionais necessarios às primeiras eleicões legislativas e presidenciais no nosso Pais”.
Citou a Lei Constitucional nr 2 / III / 90 dd 28 de setembro de 1990, aprovada no parlamento que revogou,  segundo ele, o famoso art. 4 e que tinha sido um “grande passo na vida do Pais e do seu povo”. Representou uma grande vitoria dos caboverdianos, sendo que, a partir daquele momento o pluralismo politico em Cabo Verde tornou-se um facto, e portanto, irreversivel.”De jure e de facto Cabo Verde passou a ser um Estado de Direito”. Aproveitou ainda para reinvindicar para a UCID a importancia desse facto dizendo que foi essa a razao pela qual lutaram, na clandestinidade, durante 17 anos.
Com a realização das primeiras eleições livres e democráticas, Cabo Verde e o seu Povo, entraram assim numa nova fase da sua historia passando a pertencer ao mundo das nações livres e soberanas, sendo referido pelo orador que “ hoje, com redobrado orgulho, comemoravamos os primeiros 20 anos (são 22 anos) de pluralismo politico em Cabo-Verde”.
Para Silva, o processo democrático em Cabo Verde é irreversivel e que nunca mais Cabo Verde voltará a experienciar um regime de partido único.  Referiu ainda que a “democracia trouxe-nos grandes beneficios, tais como: um quadro legal e institucional adequado ao desenvolvimento. Temos um Estado de Direito, temos Parlamento, Supremo Tribunal da Justiça, Procuradoria da República, Tribunal de Contas, Administração Local. Realçando, contudo, que nem tudo ainda era perfeito e que desafios importantes esperavam o País para o futuro.
DESAFIOS PARA O FUTURO
Para o convidado do MpD-Holanda nas cerimonias do 13 de Janeiro,Cabo Verde tem “desafios interessantíssimos para os proximos 20 anos”e que um deles consiste em afinar a nossa democracia, actualizando-a para que ela pudesse servir mais e melhor os interesses máximos das Ilhas e de todo o País e que “deveriamo-nos habituar à ideia de que a democracia nao é adquirida”, que é  um processo que irá durar muitas decadas e talvez até mesmo séculos”.
Criticando a democracia nas ilhas disse que  “infelizmente, reina ainda a democracia da maioria absoluta e que o objectivo dos partidos incluindo o seu era o de, em primeiro lugar, ganhar as eleicoes”e que a mentalidade reinante, era: ‘the winner takes it all. Continuou a sua explanação sobre esse item dizendo que, quando a maioria vencia as minorias calavam-se, e que era uma situação pouco benéfica para Cabo Verde, mostrando-se contudo confiante que, com o tempo, “esse mal” seria corrigido.
BENEFICIOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1992
Ao abordar a Constituição caboverdiana que celebrou recentemente 20 anos, o vice da UCID relembrou à audiência, que lotou a casa de Cultura em Roterdão, que a “Constituicao promulgada em 1992 “deu abertura ao País e ao seu Povo e que agora faltava trabalhar mais para introduzir uma mentalidade de diálogo, de compromisso e de consenso e que precisamos de aprender a lidar com as “sugestões, planos e ideias das minorias”.
Criticou também a falta de segurança existente no País tecendo as seguintes considerações: “ o conceito de ‘ liberdade’ nao foi bem entendido por muita gente; algumas pessoas  interpretaram mal o conceito de liberdade! Hoje em dia vivemos entre muralhas; as casas das famílias transformaram-se em cadeias. Por todo o lado deparamo-nos com grades, ao cair da noite as pessoas nao se atrevem a sair a rua”.
Continuou o rol de críticas que se estendeu pelo atendimento nos  estabelecimentos publicos onde, segundo o orador, predominava a arrogância e os funcionarios prestavam um mau servicos aos clientes, havendo ainda uma ausencia de disciplina  no cumprimento dos horarios.
Criticou ainda o abandono das terras, dos idosos, a falta de respeito para com os vizinhos. Referiu ainda que alguns professores achavam que tinham a liberdade para molestarem sexualmente as suas alunas,  para concluir que, neste aspecto “tinhamos um grande desafio que obviamente nao terminava no momento em que festejavamos 20 anos de democracia”.
Mesmo assim, segundo o professor da escola INHOLLAND devemos encarar o futuro com esperança e optimismo sem olhar para o passado e, segundo ele, os desafios que o desenvolvimento coloca são outros e por isso a sociedade caboverdiana deve afastar-se dos “discursos de militância partidária”e afinar “as instituições, assim como melhorar os mecanismos burocráticos em prol do desenvolvimento das Ilhas. Facto non verba!”
DEMOCRACIA CABOVERDIANA NOS PRÓXIMOS 20 ANOS
Para o palestrante, nos proximos 20 anos “a sociedade civil e suas instituições passarão a desempenhar um papel de destaque no processo de desenvolvimento do nosso País” . Referiu ainda que ja existem muitas  associações da sociedade civil e grupos de amizade entre as populações e que, por isso, “ver-nos-emos confrontados com um processo de auto-organização dos habitantes das Ilhas”e que o “processo de auto-organizacção ia coincidir com a reestruturacção do pensamento político em Cabo-Verde” .  Trata-se de um processo que vai se reflectir na consolidação do poder local e que, segundo ele, será criado um novo estilo de liderança moderna onde cada ilha, cada localidade quererá ter sua ‘galinha de ovos de oiro ’investindo, segundo Silva, na formação de jovens e na criação das suas próprias instituições privadas e públicas. Mas para que essa transformação realmente aconteça, segundo o vice da UCID, os líderes autárquicos devem procurar na legislação mecanismos que permitam esse desenvolvimento.
Para terminar a sua intervenção António Silva disse que Cabo Verde precisa hoje de “políticos que queiram também promover nossas normas e valores de povo cristão, de forma a que os governos que saírem das eleições futuras traduzam, ou reflitam, a convergência da sabedoria dos mais velhos e a inteligência dos mais novos” . Deseja um Cabo Verde onde homens e mulheres estejam “juntos na luta para a construção de um País socialmente coeso, próspero e feliz.

Depois da Interven
ção do convidado do MpD Holanda, seguiu-se um debate bastante animado sobre a atualidade política cabo-verdiana moderado por José Norberto Silva.
A organização lamentou a ausência do novo Cônsul, Belarmino Silva e do PAICV que não se fez também representar no evento sobre a Liberdade e Democracia.
A tarde na Casa de Cultura terminou com música e lanche convívio.

Pela Organização.



Desconhece-se o paradeiro de 30 estrangeiros na Argélia

Desconhece-se o paradeiro de 30 estrangeiros na Argélia: Os rebeldes islâmicos, que ocupam campo de gás In Amenas, no sul do país, fazem novas ameaças.

Neve cancela mais de 400 voos em Londres

Neve cancela mais de 400 voos em Londres: Autoridades recomendam aos passageiros que viajem nos próximos dias de e para Londres que verifiquem antes de sair de casa as condições meteorológicas e os seus voos.

CV:MANUEL DE PINA SATISFEITO COM “DINÂMICA IMPRESSIONANTE” DO TURISMO NA CIDADE VELHA

Ribeira Grande de Santiago 
Os sinais são muito positivos, indicando que a procura está a subir. Uma convicção partilhada por uma empresária do município que aposta forte na internacionalização da oferta

Na Feira Internacional de Utrecht, holandeses conheceram oferta turística da Cidade Velha
Na Feira Internacional de Utrecht, holandeses conheceram oferta turística da Cidade Velha
Cidade Velha, 11 janeiro 2013 – Manuel de Pina, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, considerou hoje que o Turismo no seu concelho assinala “uma dinâmica impressionante”.
O edil sustenta, no entanto, que para tal dinâmica siguir em crescendo é necessário criar infraestruturas, o que está já previsto no Plano de Atividades recentemente aprovado.
Pina diz estar muito entusiasmado com este crescimento da procura do seu município, em particular da Cidade Velha, e garante que o seu executivo está a trabalhar para dar resposta aos novos desafios.
Aliás, um sinal deste crescimento é a deslocação à Feira Internacional de Utrecht, na Holanda, de uma empresária com negócios na Ribeira Grande de Santiago (Maria Lima – na foto à direita -, PCA da Orbitur e do Hotel Limeira), a provar que o setor privado começa a acreditar nas potencialidades do município e a apostar na internacionalização dos seus produtos.

CV:MPD-HOLANDA REALIZA ENCONTRO DE TRABALHO COM PARTIDO DEMOCRATA CRISTÃO


Roterdão 
As duas delegações conversaram demoradamente, tendo na agenda as necessidades e reivindicações da comunidade cabo-verdiana residente nos Países Baixos e a sua participação ativa na sociedade
Entre as duas delegações ficou também decidido a realização de encontros regulares dos dois partidos de modo a incrementar a cooperação
Entre as duas delegações ficou também decidido a realização de encontros regulares dos dois partidos de modo a incrementar a cooperação
Roterdão, 17 janeiro 2013 (correspondente) - O MpD-Holanda teve ontem, quarta-feira, um encontro de trabalho com o partido CDA-Rotterdam (Christen Democratisch Appel) para analisar a cooperação entre as duas forças políticas que pertencem à mesma família política internacional (IDC).
Do lado do CDA estiverem presentes o presidente, Monique Vogelaar; Wubbo Tempel líder da bancada parlamentar na Câmara de Roterdão; o vereador Hugo de Jonge (pasta do Ensino, Juventude e Família), e ainda dois jovens políticos, Rubinia Tjon A. Sam e Adger van Helden.
A delegação do Movimento para a Democracia-Holanda contou a presença de vários membros da comissão política local e organizações próximas dos democratas.
Segundo o porta-voz do MpD, António Lopes, o encontro serviu para que os dois partidos tivessem um conhecimento mútuo dos respetivos dirigentes e, ainda, debater a integração dos cabo-verdianos na Holanda, mais precisamente na cidade de Roterdão que acolhe cerca de 80 por cento da comunidade residente neste país.
António Lopes adiantou ainda que os políticos holandeses estão agradados com a integração dos cabo-verdianos, mas gostariam de uma participação mas ativa dos pais na educação dos filhos e a sua participação nas atividades realizadas pela Câmara da cidade e pelo próprio partido democrata cristão.
JOVENS NA POLÍTICA
O dirigente local do MpD referiu também que os dirigentes do CDA querem ver mais jovens cabo-verdianos na política e de preferência no CDA, e consideraram que as eleições municipais do próximo ano deveriam ser pretexto para preparar antecipadamente a formação de jovens com interesse em participar na atividade política, nomeadamente incorporando as listas dos democratas-cristãos.
VEREADOR MOSTRA INTERESSE EM COOPERAR COM CABO VERDE
Entre as Câmaras da Praia, de São Vicente e de Roterdão há uma parceria que dura há muitos anos mas que não tem sido consistente e, segundo António Lopes, o MpD local abordou esse assunto com o vereador do CDA, Hugo de Jong, que manifestou total abertura em colaborar com as referidas Câmaras e aguarda pela ponte que será feita pelo MpD de modo a facilitar os contactos.
UM ESPAÇO PARA OS CABO-VERDIANOS EM ROTERDÃO
Ainda segundo António Lopes, outro assunto que foi abordado no encontro tem a ver com a necessidade um espaço para os nossos idosos, em Roterdão, onde pudessem reunir e onde seriam realizadas ações de formação e de informação dirigidas a esse grupo específico.
Os dirigentes do CDA mostraram abertura para, junto da freguesia de Delfshaven, tentarem encontrar uma solução, uma vez que - refere Lopes - é uma das mais fortes reivindicações dos nossos idosos.
Entre as duas delegações ficou também decidido a realização de encontros regulares dos dois partidos de modo a incrementar a cooperação, sendo acordado que brevemente haverá um novo encontro de trabalho.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=38422&idSeccao=523&Action=noticia

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FUTEBOL:Ibra esclarece que nunca troçou de Messi ou Ronaldo

Ibra esclarece que nunca troçou de Messi ou Ronaldo: Internacional sueco viu serem-lhe atribuídas declarações depreciativas sobre o argentino e o português. Irritado e enervado, Ibrahimovic nega tudo.

Oficial. Guardiola assina pelo Bayern

Oficial. Guardiola assina pelo Bayern: Catalão de 41 anos sucede a Jupp Heynckes na próxima época. Contrato de três temporadas para o técnico que foi campeão europeu pelo Barcelona por duas ocasiões.

Presidentes de Angola e África do Sul discutem cooperação e situação internacional

Presidentes de Angola e África do Sul discutem cooperação e situação internacional: O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, chegou no final da manhã desta quarta-feira (16) ao Palácio Presidencial angolano, na Cidade Alta, para uma reunião com o presidente José Eduardo dos Santos.

PORTUGAL:Governo admite avançar com venda da TAP “a retalho”

Governo admite avançar com venda da TAP “a retalho”: Secretário de Estado dos Transportes admite existirem “alguns sectores da TAP que podem ser tratados separado relativamente à companhia aérea”. Vender a empresa a retalho é uma possibilidade que deve ser discutida “sem tabus”.

FUTEBOL:James volta à lista da Juventus

James volta à lista da Juventus: O internacional colombiano, que o clube de Turim, em 2010, deixou fugir para o Dragão, volta a ser alvo de cobiça por parte do campeão italiano.

FUTEBOL:Não jogas nem muito nem pouco. Não jogas nada!

Não jogas nem muito nem pouco. Não jogas nada!: Jornal espanhol Marca escreve na sua capa que José Mourinho arrasou Di maria após o empate em Osasuna.

CINEMA:Argo e “Os Miseráveis” conquistam Globos de Ouro

Argo e “Os Miseráveis” conquistam Globos de Ouro: Argo, de realizador Ben Affleck, foi considerado melhor drama. Hugh Jackman recebeu galardão de melhor actor em “Os Miseráveis”.

PORTUGAL:DGS prevê actividade gripal intensa e com alguns casos graves

DGS prevê actividade gripal intensa e com alguns casos graves: Pico da actividade gripa deve verificar-se em Fevereiro. A Direcção-Geral da Saúde recomenda vacinação imediata.

Países da SADC enviam tropas ao leste da República Democrática do Congo

Países da SADC enviam tropas ao leste da República Democrática do Congo: A Tanzânia, a Namíbia, o Malawi e a África do Sul estão prontos a participar na Força Internacional Neutra (NIF) para o Congo.

União Europeia concede 4,5 milhões de euros para combater pirataria no Golfo da Guiné

União Europeia concede 4,5 milhões de euros para combater pirataria no Golfo da Guiné: A União Europeia (UE) vai conceder 4,5 milhões de euros para ajudar no reforço da segurança das rotas marítimas entre sete países africanos do Golfo da Guiné.

Operadores consideram 2012 o melhor ano turístico em Cabo Verde

Operadores consideram 2012 o melhor ano turístico em Cabo Verde: O ano 2012 foi o melhor ano turístico no arquipélago cabo-verdiano, declarou o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário.

A TAP tem "sustentabilidade própria" e plano de negócios vai prosseguir, diz presidente da empresa

A TAP tem "sustentabilidade própria" e plano de negócios vai prosseguir, diz presidente da empresa: "A privatização, para a TAP, é uma oportunidade importante de termos mais acesso a capital, maior velocidade de crescimento e de nos posicionarmos melhor. Mas não é uma necessidade absoluta para a sobrevivência da TAP", disse Fernando Pinto.

Carnaval de rua do Rio de Janeiro vai mobilizar quase 500 blocos

Carnaval de rua do Rio de Janeiro vai mobilizar quase 500 blocos: A maioria dos blocos (148) vai desfilar na zona sul da cidade, tradicional área de carnaval de rua do Rio de Janeiro.

Rwanda adverte contra utilização de drones no leste da RD Congo

Rwanda adverte contra utilização de drones no leste da RD Congo: O Rwanda advertiu a comunidade internacional contra qualquer recurso a "drones" (aviões não tripulados) para garantir a segurança transfronteiriça no leste da República Democrática do Congo (RDC).

PORTUGAL:Mário Soares “passou bem a noite”

Mário Soares “passou bem a noite”: Ex-Presidente da República vai ficar internado, pelo menos, mais um dia. Mário Soares, de 88 anos, sentiu-se indisposto no sábado.

VATICANO:Papa baptiza 20 crianças e deixa convite à redescoberta da fé

Papa baptiza 20 crianças e deixa convite à redescoberta da fé: “Não é fácil manifestar abertamente aquilo em que se crê, perante uma sociedade que considera fora de moda e fora do tempo os que vivem da fé em Jesus”, afirmou Bento XVI no Vaticano, onde deixou também “uma especial oração e bênção” aos migrantes.