Natal adocicado de conto de fadas não existe no Evangelho, diz Francisco

Natal adocicado de conto de fadas não existe no Evangelho, diz Francisco: Papa aproveitou celebração para recordar todos os cristãos que são perseguidos pela sua fé ainda hoje, no mundo.

A radiografia de 2013

A radiografia de 2013: Foi o ano em que um Papa resignou e o sucessor agitou o mundo. A crise portuguesa agudizou-se de forma quase irrevogável e o Tribunal Constitucional voltou a chumbar medidas do Governo. O Benfica perdeu tudo num final de época que deixou cicatrizes, enquanto a selecção ganhou um lugar no Mundial do Brasil depois de uma exibição inesquecível de Ronaldo. E foi ano em que todos dissemos adeus a Mandela.

FUTEBOL:Acabaram as férias de Natal

Acabaram as férias de Natal: FC Porto e Benfica regressam ao trabalho na tarde desta sexta-feira. Taça da Liga no horizonte: dragões jogam em Alvalade; águias vão à Madeira defrontar o Nacional.

Dança dos milhões. Messi vai ganhar mais do que Ronaldo

Dança dos milhões. Messi vai ganhar mais do que Ronaldo: A pulga vai contar com um aumento de três milhões no salário anual, em 2014. Saiba quanto vai passar a ganhar o avançado argentino do Barcelona.

sábado, 2 de novembro de 2013

Até Que a Sorte nos Separe - Filme Completo 2012

http://www.youtube.com/v/JBeVzClVfUo?version=3&autohide=1&autohide=1&feature=share&showinfo=1&attribution_tag=PCvInsy_d2BE0imTDjzhKw&autoplay=1

A Primeira Vista (BR PT) Filme comovente, filmes completos dublados

http://www.youtube.com/v/aFZKdu6oQ-w?autohide=1&version=3&showinfo=1&attribution_tag=BNnHGXKSjrTxXk6YBn3eJQ&autohide=1&autoplay=1&feature=share

Jogo com o FC Porto não interessa nada

Jogo com o FC Porto não interessa nada: Bruno de Carvalho, na África do Sul, volta a responder a Pinto da Costa, explicando que o presidente portista ainda não viu jogar o Sporting porque não faz parte do ADN do Sporting passar no Porto Canal. O líder dos leões defende Rui Patrício e garante que, financeiramente, o Sporting está equilibrados.

Vaticano tem novo “primeiro-ministro”

Vaticano tem novo “primeiro-ministro”: Pietro Parolin regressa a Roma depois de um percurso de quatro anos como representante da Santa Sé na Venezuela.

Angola anuncia fim da parceria estratégica com Portugal

Angola anuncia fim da parceria estratégica com Portugal: Portugal e Angola têm previsto realizar, em Luanda, em Fevereiro do próximo ano, a primeira cimeira bilateral.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Instituto Internacional de Língua Portuguesa lança concurso para escolha de logomarcas

Instituto Internacional de Língua Portuguesa lança concurso para escolha de logomarcas: O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (Iilp), entidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), abriu as inscrições para um concurso de criação de duas logomarcas relacionadas aos mais novos projetos da casa.

Dirigente de partido da oposição em Angola visita Cabo Verde para conhecer experiência municipal

Dirigente de partido da oposição em Angola visita Cabo Verde para conhecer experiência municipal: A Coligação Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), segundo maior partido da oposição, está a inteirar-se da experiência autárquica de Cabo Verde.

EGIPTO:Forças de segurança egípcias recuam na repressão de manifestações pró-Morsi

Forças de segurança egípcias recuam na repressão de manifestações pró-Morsi: Autoridades governamentais chegaram admitir o uso da força contra manifestações da Irmandade Muçulmana, que apoia o presidente deposto, para pôr fim a várias semanas de agitação nas ruas, mas recuaram porque não querem um banho de sangue.

Portugal forma enfermeiros e Grã-Bretanha aproveita

Portugal forma enfermeiros e Grã-Bretanha aproveita: Desinvestimento britânico na formação coincide com um claro aproveitamento de mão-de-obra estrangeira em Inglaterra, com os portugueses no topo das preferências.

PORTUGAL:Mulher que matou filhos menores condenada a 24 anos de prisão

Mulher que matou filhos menores condenada a 24 anos de prisão: Crianças tinham um e dois anos, respectivamente. Durante o julgamento, a mulher confessou que cometeu os crimes para se vingar do pai dos menores.

CABO VERDE:Projecto da Marina da Praia com capacidade mínima para 176 embarcações

O projecto da Marina da Praia, a ser construído no Ilhéu de Santa Maria, tem uma capacidade mínima para 176 embarcações, estando o seu Estudo de Impacto Ambiental (EIA) em consulta pública até 7 de Setembro.

Por se enquadrar entre os projectos susceptíveis de produzirem efeitos no ambiente e sujeitos a avaliação de impacte ambiental, o EIA da Marina da Praia está disponível na Câmara Municipal da Praia e na Direcção Geral do Ambiente para consulta pública e recolha de opiniões, sugestões e outros contributos do público interessado.

O promotor do projecto é Lutz Meyer-Scheel, o mesmo que, em Setembro de 2005, constituiu a Sociedade Marina Mindelo, Lda, em São Vicente junto com Kai Brossmann, possuindo ambos “uma longa experiência “em variadíssimos aspectos dos desportos aquáticos e em Turismo.O Projecto da Marina da Praia tem duas componentes, sendo uma de infra-estruturas marítimas constituídas por quebra-mar, via de acesso ao ilhéu, pontões flutuantes, zona de alagem para embarcações de recreio e a outra infra-estruturas e superestruturas de apoio em terra como parque de estacionamento, vias de circulação, edifício para a administração e recepção, bistrô (pequeno restaurante), edifício para hospedagem e Museu Ecológico (restauração do edifício existente).

De acordo com o EIA, a criação desta marina e a sua implementação na zona proposta vem responder ao Plano Director Municipal da Praia que prevê a construção deste tipo de infra-estrutura portuária, sugerindo várias opções de localização entre as quais o Ilhéu de Santa Maria.

Na fase de funcionamento do empreendimento, segundo a mesma fonte, prevêem-se actividades similares a outros ramos de actividades de prestação de serviços, apresentando contudo “algumas peculiaridades” como o manuseamento de combustíveis para o abastecimento de embarcações em “zonas de alto risco ambiental como são as zonas marítimas”.

Quanto a impactes potenciais a nível do meio físico, o EIA prevê a contaminação de água e do solo através de derrame acidental de hidrocarbonetos, e aumento do nível de ruído.

“Os elevados investimentos previstos no âmbito deste projecto contemplam a utilização das melhores tecnologias disponíveis e o cumprimento das normas de qualidade ambiental tanto na fase de construção como de funcionamento”, contrapõe o estudo.

Melhoria da qualidade de vida da região, aumento da disponibilidade de atendimento de embarcações, geração de empregos, melhoria na qualidade e quantidade de serviços e comércio na região, aumento do nível de segurança, agravamento de trânsito na região, melhoria das infra-estruturas urbanas, aumento da demanda de estacionamento, aumento da arrecadação de tributos são outros dos impactes do projecto.

Fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/sociedade/item/39125-projecto-da-marina-da-praia-com-capacidade-minima-para-176-embarcacoes

HOLANDA:DADOS BIOGRÁFICOS SOBRE O PRÍNCIPE HOLANDÊS FALECIDO HOJE, JOHAN FRISO

HAIA - O Príncipe João Friso de Orange-Nassau, príncipe dos Países Baixos (Utrecht, 25 de setembro de 1968 - Haia, 12 de agosto de 2013) foi o segundo filho da Rainha Beatriz e de seu marido, Claus von Amsberg.

No dia 30 de junho de 2003, o príncipe João Friso desposou Mabel Wisse Smit, sendo obrigado a abdicar aos seus direitos na linha de sucessão ao trono neerlandês. Ele também não faz parte mais da Casa Real, mas manteve seu título (príncipe dos Países Baixos). O motivo para a abdicação foi o passado polêmico de Mabel. Ele e sua esposa têm duas filhas: as condessas Luana e Zaria de Orange-Nassau. A família reside em Londres, Inglaterra.

Em 17 de fevereiro de 2012, o Príncipe Friso foi enterrado sob uma avalanche em Lech, na Áustria, enquanto esquiava fora da pista.1 Ele foi levado para um hospital em Innsbruck onde ele estava em estado crítico mas estável. Posteriores testes mostraram que ele sofreu enormes danos cerebrais devido à falta de oxigénio e ainda não está claro se ele nunca vai recuperar consciência.

No dia 12 de agosto de 2013 de manhã, o Príncipe faleceu devido ao acidente ocorrido em fevereiro de 2012.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Cônjuge:Mabel Wisse Smit

DESCENDÊNCIA
Condessa Luana de Orange-Nassau
Condessa Zaria de Orange-Nassau

NOME COMPLETO
Príncipe João Friso Bernardo Cristiano David de Orange-Nassau

FAMILIA REAL:Orange-Nassau

PAI:Príncipe Claus
MÃE: Rainha Beatriz

DATA DE NASCIMENTO:Nascimento 25 de setembro de 1968
LOCAL:Utrecht, Países Baixos

OBITO:12 de agosto de 2013 (44 anos)
Haia, Países Baixos

Fonte:http://pt.wikipedia.org/

terça-feira, 23 de julho de 2013

O paradoxo das mulheres cabo-verdianas

O paradoxo das mulheres cabo-verdianas: Apesar da interrupção voluntária da gravidez ser legal em Cabo Verde, as práticas clandestinas e arriscadas são a opção escolhida por um grande número de mulheres.

Manuel, o cabo-verdiano que pode virar santo

Manuel, o cabo-verdiano que pode virar santo: Facto histórico pouco conhecido, que liga Cabo Verde e a Argentina, ganha visibilidade com encontro entre o Papa Francisco e Jorge Carlos Fonseca

terça-feira, 25 de junho de 2013

domingo, 23 de junho de 2013

sábado, 22 de junho de 2013

Universidade de Coimbra classificada Património da Humanidade

Universidade de Coimbra classificada Património da Humanidade: Reitor da Universidade realça importância da distinção para os projectos de investigação da instituição e presidente da Câmara considera que vai atrair ainda mais curiosos.

Ex-ciclista Jan Ullrich admite ter recorrido ao “doping”

Ex-ciclista Jan Ullrich admite ter recorrido ao “doping”: Ullrich chegou a ser castigado, mas sempre se afirmou inocente. Confessa tudo agora, numa entrevista a uma revista alemã.

Faleceu o músico popular cabo-verdiano Sema Lópi

Faleceu o músico popular cabo-verdiano Sema Lópi: O músico popular cabo-verdiano Sema Lópi, um dos maiores compositores e intérpretes do Funaná, género musical típico da ilha de Santiago, faleceu no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Papa convida humanidade a confiar na misericórdia de Deus

Papa convida humanidade a confiar na misericórdia de Deus: Na recitação do Angelus, o Papa Francisco lembrou que quem comete falhas não pode virar costas, mas deve caminhar para Deus, porque ele representa o perdão, a pura misericórdia.

Cabo Verde é o primeiro país da África Ocidental a assinar uma Concordata

Cabo Verde é o primeiro país da África Ocidental a assinar uma Concordata: Concordata vai regular as relações entre a Igreja e o Estado ao nível da saúde, da fiscalidade e da acção social e da educação.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

FUTEBOL:Também sabemos ganhar nos descontos e no prolongamento

Também sabemos ganhar nos descontos e no prolongamento: Presidente do Benfica recorda palavras de Pinto da Costa e recorre ao humor e à ironia para comentar a conquista do título europeu de hóquei em patins.

Barcelona parou para ver Neymar passar

Barcelona parou para ver Neymar passar: Dezenas de milhar de pessoas acorreram a Camp Nou para assistir à apresentação do avançado brasileiro que os culé contrataram ao Santos. Veja as fotos.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

sábado, 13 de abril de 2013

Cabo Verde e Angola ratificam acordo de facilitação de vistos

Cabo Verde e Angola ratificam acordo de facilitação de vistos: Os governos de Cabo e de Angola ratificaram um acordo de facilitação de vistos para dinamizar as relações comerciais, empresariais, académicas e culturais entre dos dois países.

Portugal e Irlanda têm mais sete anos para reembolsar empréstimos

Portugal e Irlanda têm mais sete anos para reembolsar empréstimos: Os ministros das Finanças da Zona Euro aprovaram,durante reunião em Dublin, o alargamento por mais sete anos dos prazos de reembolso dos empréstimos feitos a Portugal e Irlanda.

Brasil vai apoiar criação da indústria de defesa de Angola

Brasil vai apoiar criação da indústria de defesa de Angola: O governo brasileiro firmou um memorando de intenções com Angola para cooperação na área de defesa. O anúncio foi feito durante reunião bilateral entre os ministros de Defesa do Brasil, Celso Amorim, e de Angola, Cândido Van-Dúnem.

Pedro Pires defende abordagem regional e cooperação internacional na luta contra tráfico de drogas em África

Pedro Pires defende abordagem regional e cooperação internacional na luta contra tráfico de drogas em África: O ex-chefe do Estado cabo-verdiano disse na capital do Senegal que a África Ocidental é uma placa giratória de tráfico de drogas e que é urgente lutar contra a insegurança ligada a este flagelo.

domingo, 31 de março de 2013

Culinária-Receitas - Mauro Rebelo: FRIGIDEIRA DE BACALHAU COM BATATAS

Culinária-Receitas - Mauro Rebelo: FRIGIDEIRA DE BACALHAU COM BATATAS: Lia Sérgia (FOTO) Lá na minha terrinha (Salve, Bahia!) chamam este prato de "frigideira". Há quem chame de "omelete de...

Barack Obama, persona non grata no Médio Oriente

Barack Obama, persona non grata no Médio Oriente: Exército israelita e forças policiais mobilizadas, ruas fechadas, bandeiras, cartazes vandalizados, manifestações, protestos, gás lacrimogéneo e detenções. Este é o ambiente que se vive nas ruas de Israel e nos territórios palestinianos à chegada do presidente dos Estados Unidos.

FUTEBOL:Benfica com o Newcastle na Liga Europa

Benfica com o Newcastle na Liga Europa: O encarnados defrontam a formação inglesa, nos quartos-de-final da Liga Europa. O Newcastle defrontou o Marítimo, na fase de grupos. Villas-Boas com o Basileia pela frente.

PORTUGAL:Executivo avança com novo plano de rescisões na função pública

Executivo avança com novo plano de rescisões na função pública: Até ao início de Outubro entram em vigor os cortes nas indemnizações por despedimento. Novos contratos recebem 12 dias por cada ano de trabalho.

VATICANO:“Não cedamos ao pessimismo”, pede o Papa

“Não cedamos ao pessimismo”, pede o Papa: Papa Francisco afirmou hoje, num discurso dirigido aos cardeais, que a Igreja deve ter a coragem de perseverar e procurar novos métodos de evangelização, sem nunca perder o optimismo.

FUTEBOL:Saiu o brinde a Mourinho

Saiu o brinde a Mourinho: O Galatasaray é o adversário do Real Madrid, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O Málaga, que eliminou o Porto, jogo com o Dortmund. Entre para conhecer o quadro completo de jogos.

Javi García chamado à selecção espanhola

Javi García chamado à selecção espanhola: O antigo médio do Benfica volta a entrar nas contas de Del Bosque. Isco, do Málaga, também foi chamado para os encontros com a Finlândia e com a França, para a fase de qualifcação para o Mundial 2014.

quarta-feira, 13 de março de 2013

USA:Obama saúda “primeiro Papa das Américas”

Obama saúda “primeiro Papa das Américas”: Presidente norte-americano diz que o cardela argentino Jorge Mário Bergoglio é um defensor dos pobres e dos mais vulneráveis.

VATICANO:"Foram buscar-me ao fim do mundo"

"Foram buscar-me ao fim do mundo": Cardeal Jorge Mario Bergoglio é o Papa das estreias: é o primeiro Francisco, o primeiro sul-americano, o primeiro jesuíta, o primeiro a rezar com o povo na sua apresentação. No seu discurso na varanda da Basílica de São Pedro, pediu que se rezasse por Bento XVI.

FUTEBOL:Nani e Ferguson com processo disciplinar da UEFA

Nani e Ferguson com processo disciplinar da UEFA: Jogo entre Manchester United e Real Madrid terminou com intensos protestos ingleses relativos à expulsão do internacional português.

FUTEBOL:PSG e Juventus juntam-se a Real Madrid e Borussia Dortmund

PSG e Juventus juntam-se a Real Madrid e Borussia Dortmund: Franceses e italianos confirmam passagem aos quartos de final. Segunda mão dos oitavos de final da Champions prossegue na próxima semana.

PORTUGAL:Passos diz que baixar salário mínimo é sensato em tempo de desemprego elevado

Passos diz que baixar salário mínimo é sensato em tempo de desemprego elevado: Relativamente à manifestação de sábado, o primeiro-ministro considera quenenhum Governo deve ficar indiferente a essas manifestações públicas, mas refere que não se deixa condicionar. Eu não governo em função das manifestações nem dos protestos.

VENEZUELA:Morreu Hugo Chavez

Morreu Hugo Chavez: “É um momento de dor profunda”, afirmou o vice-presidente venezuelano Nicolas Maduro, numa declaração televisiva ao país.

domingo, 3 de março de 2013

FUTEBOL:Villas-Boas derrota o Arsenal com um déjà vu

Villas-Boas derrota o Arsenal com um déjà vu: Tottenham 2-1 Arsenal. Vitória importantíssima da equipa de Villas-Boas sobre um adversário directo na corrida pela Liga dos Campeões.

PORTUGAL:Povo sai à rua contra a austeridade

Povo sai à rua contra a austeridade: Mais de 40 cidades vão ser palco do protesto inorgânico Que se lixe a troika, o povo é quem mais ordena.

Morreu o intelectual que inspirou os “Indignados”

Morreu o intelectual que inspirou os “Indignados”: Stéphane Hessel era o último redactor vivo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, um documento que, segundo disse à Renascença em 2011, continua actual.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VATICANO:Bento XVI despediu-se esta quarta-feira de centenas de milhares de pessoas, num clima de festa

Renascença - Todos os sucessos e a melhor informação: Bento XVI despediu-se esta quarta-feira de centenas de milhares de pessoas, num clima de festa marcado também por um sentimento de saudade.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CABO VERDE:Renúncia de Tolentino “precariza” Governo


O anúncio, na semana passada, de Jorge Tolentino de querer descer na “próxima estação”, deixando o cargo de ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional, veio precarizar ainda mais o já por si combalido “comboio” de José Maria Neves. Carlos Veiga, líder da oposição, advoga que diante do quadro criado a única alternativa é o Primeiro-Ministro colocar um substituto no lugar de Tolentino, até uma eventual remodelação governamental.

O desabafo de Jorge Tolentino, algo inédito na política cabo-verdiana, coloca o Governo, em particular o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, numa situação delicada. E, conforme uma fonte, num outro momento, José Maria Neves não teria outra saída senão acelerar a marcha do “comboio” por forma a permitir a descida do seu ministro da Defesa Nacional na primeira estação.

Essa hipótese, ao que nos foi explicado também, não está de todo descartada, podendo JMN realizar o mais depressa possível a demissão de Tolentino, colocando a pasta num outro ministro até que a remodelação seja possível.
Esta é de resto a posição defendida pelo presidente do MpD, Carlos Veiga, para quem Tolentino deve ser substituído imediatamente porque “o primeiro-ministro não pode manter no Governo um ministro cansado e desmotivado”.
Por ora, ao que conseguimos apurar, JMN prefere manter a mesma velocidade com que vem conduzido o seu comboio, aguardando pelo próximo congresso do PAICV, que deverá acontecer em Maio, para imprimir mudanças de fundo em todo o sistema tambarina, passando pelo Governo, Grupo Parlamentar e até o próprio partido. Esta semana, no Mindelo, Neves preferiu contudo contornar o problema, afirmando que remodelação governamental não se anuncia, “faz-se”.
DESMOTIVAÇÃO?
A presença de ministro num Governo, contra a sua vontade, segundo o líder do MpD, “não é seguramente um sinal de muita motivação no seio do Governo”. Pelo contrário, alega Carlos Veiga ao A NAÇÃO, “confirma outros sinais de cansaço  de esgotamento e de fim de ciclo do Governo no seu conjunto”.
Mais do que isso, acrescenta Veiga, “mostra um aparente descontentamento que também já terá atingido o interior do executivo em relação ao PM e uma falta de solidariedade no seio dos membros do Governo. Não dá uma imagem de boa relação institucional  com o primeiro-ministro, deixando-o mal colocado”, advoga.

Veiga realça, no entanto, que “no plano puramente pessoal do senhor ministro só há que respeitar a sua decisão. Faz parte dos seus direitos de personalidade. E em termos de ética política é de avaliar positivamente: exercer cargos políticos sem motivação, contrariado ou contra a vontade é que seria condenável”.
PRÓXIMO DE JMN
Tido como um dos colaboradores mais próximos de José Maria Neves, Jorge Tolentino confessou, na passada sexta-feira, não ter nenhum sabor especial em ser ministro, preferindo descer na próxima estação para poder dedicar-se à sua "paixão de sempre", a literatura. "Pedi para descer na próxima estação", disse o diplomata e ministro da Defesa Nacional desde 2011."Quero dedicar-me à minha paixão de sempre, a literatura", acrescentou.
A NAÇÃO sabe que a notícia causou surpresas inclusive no seio do Governo, com alguns colegas a perguntarem se Tolentino foi pressionado para fazer tal anúncio, algo considerado despropositado e tempestivo. O mesmo aconteceu junto de sectores mais ligados ao aparelho do PAICV, para quem “só faltava mais esta” para fragilizar ainda mais o “sistema” tambarina.
Homem de poucas palavras, ao que tudo indica, o “desejo” de deixar o executivo era algo tratado, exclusivamente, entre Tolentino e Neves. “Mais ninguém sabia disso”, assegurou-nos uma fonte.
RELAÇÕES COM PR
Calcula-se que a saída de Jorge Tolentino tenha a ver com a deterioração das relações com o Presidente da República, que é comandante supremo das Forças Armadas, e que não foi convidado para a cerimónia de promoção dos generais, cerimónia essa onde o ministro da Defesa Nacional aproveitou para anunciar a sua indisponibilidade para continuar no Governo. Foi de resto ao comentar as suas relações institucionais com o PR que Tolentino acabou por soltar que não gosta de ser ministro, ainda que estando no lugar procura exercer da “melhor forma o que sabe e pode”, o que mesmo assim não deixa de ser chocante, tendo em conta as vezes em que esteve na pele de ministro (ver caixa).
“DESCONSIDERAÇÃO”  DO PR
Ademais, esse desabafo teve lugar uma semana depois de A NAÇÃO ter revelado que, enquanto titular da Defesa, Jorge Tolentino foi “desconsiderado” por Jorge Carlos Fonseca, deixando-o completamente à margem da cerimónia de cumprimentos de Ano Novo pela chefia militar.
Tido como escrupuloso no cumprimento dos seus deveres, segundo um próximo do governante, este esperava que diante do artigo do A NAÇÃO o Palácio do Platô ensaiasse, no mínimo, um desmentido ou um gesto de desagravo. Ora, nem uma coisa nem outra aconteceu.
E, diante disso também, Tolentino terá agido em consequência, não convidando o chefe de Estado à cerimónia de imposição de patentes aos primeiros generais de Cabo Verde, despedindo-se praticamente do lugar. Sendo a primeira vez que o pais tem generais, seria de bom tom convidar o comandante supremo das FA para presidir o acto, ainda que não esteja na Constituição tal prerrogativa, como não está na mesma Constituição que o ministro da Defesa deva estar presente nas cerimónias de cumprimento de ano das chefias militares ao Presidente da República.
SEM ESTÔMAGO PARA “JOGADAS”
Com isso, independentemente da avaliação que se possa fazer do seu desempenho (é considerado um dos melhores ministros de Defesa que já passou pelo lugar),  Jorge Tolentino terá querido mostrar que não está agarrado ao lugar, nem tão-pouco tem estômago para determinadas jogadas ou condutas políticas.
“As pessoas têm que aprender que há quem esteja na política, neste caso no Governo, com desprendimento”, comentou um seu amigo de longa data. “O Jorge que eu conheço é um indivíduo extremamente ético, introvertido e reflexivo, zeloso no cumprimento dos seus deveres e obrigações, que há vários anos adia os seus sonhos literários que não são poucos”, conclui a fonte do   A NAÇÃO
 http://www.alfa.cv/anacao_online/index.php/politica/4317-renuncia-de-tolentino-precariza-governo

Holanda: O gás não é um presente



Extração de gás em Grijpskerk, na província de Groningen (Norte). 
A exploração da jazida no norte dá milhares de milhões de euros ao Estado holandês. Mas os sismos são cada vez mais frequentes e a ausência de investimentos de longo prazo estão a alimentar o debate sobre o seu interesse.
 
Primeiro, o gato salta da cama – os animais de estimação detectam a aproximação dos sismos. Depois começam a ouvir-se roncos fundos, que terminam com um estalo que faz vibrar as janelas e põe as paredes a tremer. É mais uma noite de insónia em todas as aldeias das comunas de Loppersum e Slochteren, às vezes chega mesmo aos subúrbios da cidade de Groningen.

Paredes que racham, portas que empenam, uma telha que cai: danos irritantes, mas que ainda são remediáveis. O pior é o medo. Será que isto vai parar? É pouco provável, a acreditar no relatório da entidade reguladora das atividades de exploração do subsolo, a Staatstoezicht op de Mijnen, que Henk Kamp, ministro da Economia, tornou público no final do mês passado. Nos últimos anos, os tremores de terra causados pela extração de gás no campo de Groningen têm aumentado significativamente, tanto em frequência como em intensidade. Segundo as previsões, o subsolo deverá continuar a tremer durante mais 50 anos.

A maior jazida do mundo

Henk Kamp fez o que o consórcio holandês de petróleos – Nederlandse Aardolie Maatschappij (NAM) – deveria ter feito há anos: reconhecer que o subsolo da província de Groningen está a ceder devido à extração de gás, situação que é acompanhada por pequenos sismos.

Segundo Wobbes Reint, da aldeia de Huizinge, que integra a fundação de proteção de antigas igrejas da região, a Oude Groninger Kerken, "Kamp fala de medidas preventivas. Mas não sei o que pode fazer. Esta região é culturalmente uma das mais antigas da Europa. Como vai proteger as casas e outros edifícios, igrejas com vários séculos? Devia ter tomado medidas mais cedo. Porque é que o impulso teve que partir de uma iniciativa cidadã, do movimento de defesa do subsolo de Groningen – o Groninger Bodem Beweging? Porque é que as autoridades não trataram mais cedo de proteger a população?
Campos nus cobertos de neve: a lama arada aguarda a primavera. Nas terras altas, a extração de gás é pouco percetível. Não se sente, não se vê. O primeiro furo do "depósito de Slochteren" foi aberto em 22 julho de 1959, nas terras do agricultor Boon, perto da aldeia de Kolham. Mas a euforia só se deu alguns anos mais tarde, quando se tornou evidente que este campo de gás era a maior reserva particular em todo o mundo. No entanto, a região não enriqueceu com isso. Segundo a Lei de Mineração de 1810, os minerais extraídos do subsolo não revertem para o dono da terra, mas para o Estado. Isso às vezes causa algum mal-estar.

Uma segurança social generosa

Não é isso que é grave, considera Herman de Jong, professor de História Económica da Universidade de Groningen: "Nem quero imaginar o que teria acontecido se a lei mineira não existisse. Teríamos uma série de habitantes que teriam enriquecido e que teriam as ideias mais extravagantes; além disso, o impacto sobre o emprego seria de curta duração. Assim, foi possível pôr de pé um sistema de segurança social generoso e fazer investimentos significativos em infraestruturas, nomeadamente as obras do Plano Delta".

"Devíamos era orientar a economia por antecipação em relação à cessação das receitas do gás, dentro de trinta anos. A Holanda nunca pensou a longo prazo, persuadida de que ia passar para a energia nuclear. O campo de gás há anos que vem sendo usado para tapar buracos orçamentais. A Noruega adotou uma abordagem mais sensata, investindo as receitas do petróleo e do gás num fundo público: os juros gerados por ele servem para financiar os gastos públicos em educação e infraestruturas".

A Shell e a Esso, parceiros da NAM, recebem somas substanciais da extração de gás em Groningen, recorda Herman de Jong. "Mas o Estado também beneficia. Um contrato engenhoso permitiu-lhe cobrar impostos elevados, desde o primeiro momento." O campo de Groningen já fez entrar mais de 200 mil milhões de euros para os cofres do Estado. Dentro de vinte anos, a Holanda terá usufruído de 75 anos deste sistema.

Groningen, plataforma energética

Os habitantes de Groningen começam a perguntar-se o que ganharam, nos últimos 50 anos, com o gás que tinham debaixo dos pés, para lá do lento afundamento do solo. O Partij voor het Noorden [partido que defende os interesses dos habitantes das províncias do norte dos Países Baixos: Groningen, Drente e Frísia] exige que um quarto da receita do gás natural seja investido na região.
Jan Willem Velthuijsen, professor especializado em Energia e Fluxos Financeiros Associados na Universidade de Groningen, também considera que a Holanda deve investir na província de Groningen. Não por o gás ser ali extraído, mas porque o Norte desempenha um papel importante no fornecimento de energia.
Para ele, "há boas razões para investir na província de Groningen como plataforma energética. A interface que estamos a construir é fundamental para o abastecimento energético da Europa. Estamos ligados ao mercado alemão, que privilegia o desenvolvimento sustentável, o que dá vantagens às centrais a gás. São baratas e ecologicamente limpas. O cabo submarino que traz a energia hidroelétrica da Noruega é conectado aqui, tal como o gás russo. Temos uma infraestrutura fantástica, os gasodutos e depósitos de gás são perfeitos, não só para bombar o gás, mas também para o armazenar. Podemos armazenar gás russo barato, distribuindo-o quando os preços subirem. A torneira pode ser aberta ou fechada como quisermos. É muito mais fácil fazê-lo aqui do que em qualquer outro lugar."
http://www.presseurop.eu/pt/content/article/3451041-o-gas-nao-e-um-presente