domingo, 9 de outubro de 2011

CV:Apuramento para o CAN2012: Cabo Verde volta a "morrer na praia"

PRAIA-A Selecção Nacional de Futebol venceu o Zimbabué por 2-1 mas não conseguiu o tão esperado apuramento para o CAN2012, isto porque o Mali empatou fora com a Libéria a duas bolas e o Sudão, com melhor goal-average, ficou com um dos melhores segundo lugar que poderia ser nosso.
Cabo Verde precisava de um milagre para conseguir o tão desejado apuramento e esteve quase a consegui-lo mas voltou a "morrer na praia", tal como tinha acontecido na campanha para o CAN2010.
Precisando de ganhar e por muitos golos, se possível, a Selecção Nacional entrou a todo o gás no encontro e aos 3 minutos, Valdo colocou Cabo Verde em vantagem, desviando ao primeiro poste um cruzamento da direita.
Era o prenúncio de uma tarde que poderia ser memorável.
Cabo Verde continuou numa toada atacante e aos 13, Ryan Mendes aproveitou um mau atraso de bola de um defensor para seu guarda-redes para fazer o 2-0 e levar ao delírio os milhares de adeptos que lotaram o Estádio da Várzea, na Praia.
Este resultado anunciava uma goleada, pelas facilidades que Cabo Verde estava a encontrar para entrar no último reduto do Zimbabué mas, estranhamente, a equipa nacional começou a recuar no terreno, a perder muitas bolas, entregando de bandeja o jogo ao Zimbabué.
Com os olhos na Várzea e os ouvidos em Monróvia onde jogavam Libéria e Mali, Cabo Verde foi sustendo, como pôde, os ataques zimbabueanos e teve no guarda-redes Ernesto a chave para a vitória.
Ao intervalo, com os resultados que se verificavam na altura, Cabo Verde precisava de fazer mais três golos para ser um dos melhores segundos classificados, ou então esperar pela derrota do Mali, que emaptava 1-1 com a Libéria.
Mas estranhamente (ou talvez por falta de informação), os jogadores nacionais continuavam a defender o resultado junto da sua área, despachando bolas para a frente, sem nunca conseguir ligar o jogo, quando era preciso marcar mais golos.
Enquanto isso o Zimbabué, com Mussona inspirado, ia criando muitas ocasiões de golo e só a boa prestação de Ernesto (tantas vezes criticado no passado por alguns resultados menos bons de Cabo Verde) ia mantendo as coisas a rolar a favor dos Tubarões Azuis.
Só que o Zimbabué acabaria mesmo por marcar, na transformação de uma grande penalidade cometida por Nando, que poderi ter sido expulso caso o árbitro lhe mostrasse um segundo amarelo pela falta.
Até o final, valeram a Cabo Verde os postes e Ernesto para manter a vantagem mínima no marcador, que não deu para o apuramento.
Apesar da festa no final do jogo, induzidos por informações erradas que chegavam de Monróvia que davam conta de uma derrota (inexistente) do Mali, Cabo Verde acabou por não conseguir o tão desejado apuramento.
E poderia te-lo feito, caso não tivesse sofrido nenhum golo e marcado mais três, para ficar como um dos dois melhores segundos classificados. Sendo assim, passou o Sudão, com oito golos marcados e três sofridos, contra os sete marcados e seis sofridos de Cabo Vede.
Cabo Verde terminou o Grupo A com 10 pontos, os mesmos que o Mali (perdeu no confronto directo, venceu 1-0 em casa e perdeu 0-3 fora). Zimbabué foi segundo com oito e Libéria último com cinco pontos.
Apurados para o CAN2012: Mali, Guine-Conacri, Zâmbia, Senegal, Burquina-Faso, Níger, Costa do Marfim, Gana, Angola, Botswana, Tunísia. Melhores segundos classificados: Líbia e Sudão. A estes juntam-se os anfitriões Guiné Equatorial e Gabão. Falta encontrar o vencedor do grupo K de Marrocos, Argélia, Tanzânia e Republica Centro-africana que jogam este domingo.
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1192207.html
Como a Libéria roubou o CAN2012 à Cabo Verde
O afastamento de Cabo Verde de uma inédita presença numa fase final de um Campeonato Africano de Selecções foi decidido em Monróvia, onde os Tubarões Azuis perderam por 1-0.
Naquele que era o jogo com o adversário mais fraco do grupo, confirmado depois da vitória por 4-2 na Várzea, Cabo Verde foi incapaz de se superiorizar aos liberianos e perdeu o encontro, num jogo onde esteve uma hora à procura de um golo que lhe desse pelo menos o empate.
No Complexo Desportivo Samuel Kanyon Doe, em Paynesville City, arredores da capital liberiana, os “Tubarões Azuis” acabaram por perder a invencibilidade, e logo frente ao adversário mais fraco do grupo, que tinha sido goleado na Várzea por 4-2.
Cabo Verde sofreu o golo a passagem da meia hora e durante 90 minutos foi incapaz de bater o guarda-redes contrário, apesar de ter criado algumas oportunidades, principalmente na 2ª parte.
Este era um jogo que Cabo Verde nunca poderia ter perdido, tendo em conta o valor dos adversários no grupo. Na altura do sorteio, as contas eram mais ou menos estas: vitórias em todos os jogos em casa como veio a acontecer, vitória ou empate frente a equipa teoricamente mais fraca do grupo (Cabo Verde perdeu na Libéria), pontuar no Zimbabué (empatamos a zero bolas) e frente ao Mali, o todo-poderoso do grupo, se Cabo Verde perdesse, como aconteceu, esse seria um resultado mais ou menos esperado, tendo em conta o valor do adversário.
Fazendo agora as contas, podemos dizer que foi a Libéria que nos roubou a presença no CAN2012. Depois de marcar dois golos na Várzea, no 4-2 que sofreram, ainda venceram Cabo Verde no seu estádio, naquela que foi a única vitória dos liberianos.
Apesar da vitória frente ao Zimbabué, Cabo Verde não conseguiu o tão esperado apuramento para a fase final do CAN2012. Tirando os muitos golos sofridos, pode-se dizer que foi uma boa campanha, até porque nunca Cabo Verde esteve tão próximo de marcar presença num Campeonato Africano das Nações.
Em casa os pupilos de Lúcio Antunes não deram hipóteses, vencendo os três jogos, mas fora de portas, Cabo Verde voltou a demonstrar-se demasiado permeável, não marcando qualquer golo nos três jogos feitos, perdendo dois e empatando um.
Cabo Verde pode apenas queixar-se de si própria, pois teve tudo nas mãos para se apurar. Agora é hora de reflexão, tentar corrigir os erros e lançar-se no apuramento para CAN2013 e Mundial2014.
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1192208.html
Cabo Verde falha CAN2012: As opções de Lúcio foram as melhores?

Quando Lúcio Antunes foi nomeado seleccionador nacional, trazia na bagagem o feito alcançado nos Jogos da Lusofonia onde levou a selecção de sub-21 de Cabo Verde à vitória, superiorizando-se a formações mais experientes como Portugal e Angola.
Lúcio que era adjunto do ex-seleccionador João de Deus, acabou por ser a escolha óbvia para dar continuidade ao trabalho do técnico português.
As suas escolhas centraram-se num grupo de jogadores que dantes faziam parte dos eleitos de João de Deus, que também falhou por pouco o apuramento para o CAN2010.
Entre convocatórias e escolhas para o onze, Lúcio nem sempre foi consensual. No jogo fora frente a Libéria, Cabo Verde apenas dispunha de um avançado no banco. Quando se apanhou a perder aos 30 minutos, só mexeu na segunda parte com a entrada do Ryan Mendes, jogador que era apontado como titular tendo em conta a sua excelente forma na equipa francesa do Le Havre.
Sem Dady, a recuperar a forma, o ataque foi entregue a Lito e Nhuk. Fábio, o outro avançado convocado para o jogo frente a Libéria, acabou por não entrar nas contas, uma vez que se lesionou nos treinos. Lúcio não chamou nenhum jogador para colmatar essa ausência.
No jogo frente ao Mali, que Cabo Verde viria a perder por 0-3, era de esperar, como veio a acontecer, que os malianos fizessem dessa partida o jogo das suas vidas. A precisar da vitória como de pão para boca, para se manter na luta pelo apuramento, os malianos jogaram os trunfos todos e entraram a todo o gás, pressionando a defensiva cabo-verdiana que começou a ceder a partir dos primeiros 15 minutos.
Se o Mali ia jogar o tudo por tudo, Cabo Verde iria apostar no contra-ataque e tinha jogadores para tal. Mas Lúcio Antunes optou por Dady, um avançado muito estático, nada dado a passes longos, uma vez que a velocidade não é o seu forte. Apesar de tudo (e já deu muito) o que Dady já fez por Cabo Verde, este jogo pedia o buliçoso Ryan Mendes na frente de ataque, um jogador muito veloz, rápido, muito tecnicista, capaz de explorar o espaço nas costas da defensiva maliana, juntamente com Nhuk, também ele um jogador de velocidade.
Cabo Verde só viria a criar perigo quando entrou Ryan, coincidindo também com o periodo em que o Mali já só geria o resultado.
Neste último encontro frente ao Zimbabué, Lúcio Antunes optou por mexer no meio-campo em vez de ser no ataque e as mexidas que fez foram mais no sentido de segurar o resultado. Cabo Verde precisava de marcar mais golos mas também seria preciso não sofrer, e esperar por uma escorregadela do Mali na Libéria.
Durante a campanha para o apuramento, Lúcio Antunes chamou alguns jogadores para representar Cabo Verde mas poucos pegaram de estaca. Excepção feita a Odair Fortes, do Reims da 2ª divisão de França, os outros tiveram presença intermitente nas convocatórias, casos do avançado Fábio que joga na Ucrânia, do central Josimar Lima que joga na 2ª divisão holandesa.
Apesar de algumas estreias nos convocados, muitos outros jogadores podiam ter sido chamados e acrescentar qualidade à selecção nacional. Valdo, apesar das muitas chamadas, só se apresentou na preparação do jogo frente ao Mali fora, tendo entrado na 2ª parte.
Outros nomes como Jerson Cabral do Feyenoord da Holanda, Junior Livramento do Apelddorn da 2ª divisão holandesa, Cabral do Basileira da Suíça, Fernando Tissione, entre muitos outros, podiam ser convocados mas até agora esperam por uma chamada para representarem as cores nacionais.
A verdade é que Cabo Verde corre o risco de "perder" alguns destes atletas para as selecções dos países que os formou, como Cabral que jogou nas camadas jovens da Suíça, Jerso Cabral que também jogou nas formações de base da Holanda.
Agora é analisar o que correu mal, preparar a equipara os próximos compromissos, o apuramento para o próximo CAN em 2013 na África do Sul e o Mundial 2014 no Brasil
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1192210.html
Fotos:Liberal/Sapo.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.