O projecto da
Marina da Praia, a ser construído no Ilhéu de Santa Maria, tem uma
capacidade mínima para 176 embarcações, estando o seu Estudo de Impacto
Ambiental (EIA) em consulta pública até 7 de Setembro.
O promotor do projecto é Lutz Meyer-Scheel, o mesmo que, em Setembro de 2005, constituiu a Sociedade Marina Mindelo, Lda, em São Vicente junto com Kai Brossmann, possuindo ambos “uma longa experiência “em variadíssimos aspectos dos desportos aquáticos e em Turismo.O Projecto da Marina da Praia tem duas componentes, sendo uma de infra-estruturas marítimas constituídas por quebra-mar, via de acesso ao ilhéu, pontões flutuantes, zona de alagem para embarcações de recreio e a outra infra-estruturas e superestruturas de apoio em terra como parque de estacionamento, vias de circulação, edifício para a administração e recepção, bistrô (pequeno restaurante), edifício para hospedagem e Museu Ecológico (restauração do edifício existente).
De acordo com o EIA, a criação desta marina e a sua implementação na zona proposta vem responder ao Plano Director Municipal da Praia que prevê a construção deste tipo de infra-estrutura portuária, sugerindo várias opções de localização entre as quais o Ilhéu de Santa Maria.
Na fase de funcionamento do empreendimento, segundo a mesma fonte, prevêem-se actividades similares a outros ramos de actividades de prestação de serviços, apresentando contudo “algumas peculiaridades” como o manuseamento de combustíveis para o abastecimento de embarcações em “zonas de alto risco ambiental como são as zonas marítimas”.
Quanto a impactes potenciais a nível do meio físico, o EIA prevê a contaminação de água e do solo através de derrame acidental de hidrocarbonetos, e aumento do nível de ruído.
“Os elevados investimentos previstos no âmbito deste projecto contemplam a utilização das melhores tecnologias disponíveis e o cumprimento das normas de qualidade ambiental tanto na fase de construção como de funcionamento”, contrapõe o estudo.
Melhoria da qualidade de vida da região, aumento da disponibilidade de atendimento de embarcações, geração de empregos, melhoria na qualidade e quantidade de serviços e comércio na região, aumento do nível de segurança, agravamento de trânsito na região, melhoria das infra-estruturas urbanas, aumento da demanda de estacionamento, aumento da arrecadação de tributos são outros dos impactes do projecto.
Fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/sociedade/item/39125-projecto-da-marina-da-praia-com-capacidade-minima-para-176-embarcacoes
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.