terça-feira, 3 de julho de 2012

CV:MPD vence eleições autárquicas em Cabo Verde

Titel: Foto 18.JPG 
Schlagworte: Kap Verde Wahl, MpD 
Wer hat das Bild gemacht?: Nelio dos Santos, DW Korrespondent 
Wann wurde das Bild gemacht?: 01.07.2012 
Wo wurde das Bild aufgenommen?: Kundgebung des MpD vor der Wahl in Praia 
Bildbeschreibung: Bei welcher Gelegenheit / in welcher Situation wurde das Bild aufgenommen? Wer oder was ist auf dem Bild zu sehen? Unterstützer von Ulisses Correia e Silva am Ende der Kampagne 
In welchem Zusammenhang soll das Bild/sollen die Bilder verwendet werden?: Artikel 


zugeliefert von: Francis da Rosa França

Movimento para a Democracia (MpD) aumentou para 14 as câmaras municipais da sua área de influência. 

O PAICV, partido do Governo, ficou com apenas oito, duas a menos que em 2008.

Nas eleições autárquicas deste domingo (01/07) em Cabo Verde, o MpD recuperou três municípios que antes estavam com o PAICV: Paul, Brava e Tarrafal de São Nicolau. No entanto, perdeu a importante câmara de Porto Novo, onde era dominante desde 1992.

O partido liderado por Carlos Veiga não conseguiu ganhar nenhuma câmara na ilha do Fogo.
O PAICV conseguiu manter seu bastião em São Filipe, onde para governar, contudo, terá de coligar-se com o ainda presidente Eugénio Veiga, que abandonou aquele partido para se candidatar como independente.
Além de manter a câmara da capital, onde Ulisses Correia e Silva venceu com maioria qualificada, o MpD reteve a segunda mais importante autarquia do país, São Vicente. Para Carlos Veiga, líder do MpD, a votação é um aviso ao governo do primeiro-ministro, José Maria Neves.

Titel:  Foto 29.JPG 
Schlagworte: Kap Verde Wahl, MpD 
Wer hat das Bild gemacht?: Nelio dos Santos, DW Korrespondent 
Wann wurde das Bild gemacht?: 01.07.2012 
Wo wurde das Bild aufgenommen?:Praia, Kap Verde 
Bildbeschreibung: Bei welcher Gelegenheit / in welcher Situation wurde das Bild aufgenommen? Wer oder was ist auf dem Bild zu sehen? Pressekonferenz mit Ulisses Correia e Silva in Praia 
zugeliefert von: Francis da Rosa França
Ulisses Correia e Silva venceu câmara municipal da Praia - capital de Cabo Verde
"Tais resultados, em especial os das grandes cidades, devem também ser entendidos como um recado claro de descontentamento da população em relação ao PAICV, ao governo e ao seu líder. E como uma mensagem de manifesta insatisfação contra as mentiras, as promessas incumpridas, a demagogia e a irresponsabilidade ", disse Carlos Veiga.
A vitória em Porto Novo funcionou como consolação para o PAICV. O seu líder, José Maria Neves, reconheceu que o partido não conseguiu atingir o objetivo traçado. "Tendo ganho oito câmaras, faltando confirmar Santa Catarina de Santiago, claramente não atingimos os objetivos preconizados para estas eleições", disse.
Partidos menos representados
A UCID, a terceira maior força política do país, concorreu em cinco municípios, conseguiu eleger apenas dois vereadores em São Vicente, o que deixa o seu presidente, António Monteiro, triste. "Em nível nacional, pelos dados que temos, além de São Vicente, conseguimos eleger um deputado municipal no Sal, mas não conseguimos ter resultados satisfatórios noutras ilhas."
Depois de ter colocado o cargo à disposição, João do Rosário, presidente do PTS, partido sem representação parlamentar que concorreu em três conselhos, mas que não conseguiu eleger um único deputado municipal ou vereador, também se mostrou decepcionado. "Fizemos uma boa campanha, trouxemos boas ideias, inovação, mas infelizmente não foi suficiente", reconheceu.
Resultado controverso

Titel: Foto 17.JPG 
Schlagworte: Kap Verde Wahl, PAICV
Wer hat das Bild gemacht?: Nelio dos Santos, DW Korrespondent 
Wann wurde das Bild gemacht?: 01.07.2012 
Wo wurde das Bild aufgenommen?: Praia, Kap Verde
Bildbeschreibung: Bei welcher Gelegenheit / in welcher Situation wurde das Bild aufgenommen? Wer oder was ist auf dem Bild zu sehen? Interview mit Fernando Moeda, von PAICV
In welchem Zusammenhang soll das Bild/sollen die Bilder verwendet werden?: Artikel 
zugeliefert von: Francis da Rosa França
Fernando Moeda foi o candidato do PAICV na cidade da Praia
Neste momento, a luta entre o MpD e o PAICV é pela Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago. Apesar da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), ter recontado os votos e concluído que Francisco Tavares, do MpD, ganhou, o PAICV, pela voz do seu líder, reivindica a vitória.
"Todos os dados que nós temos até este momento garantem-nos a vitória do PAICV em Santa Catarina de Santiago. Os dados mostram claramente a vitória confirmada do PAICV com cinco vereadores contra quatro vereadores do Movimento para a Democracia", disse Neves.
Por seu lado, Carlos Veiga diz não ter dúvidas que a autarquia continua nas mãos do MpD. "As informações que fomos recolhendo durante a noite nunca deram a derrota do MpD. Nós estranhávamos, os resultados que apareciam no site da DGAPE davam-nos a nós uma vitória tangencial, é verdade, relativamente ao nosso adversário. Por isso, estamos preparados, sabemos que agora na apuração vai haver todo tipo de manobras, mas vamos estar lá bem representados e preparados para vermos a realidade."
Se a vitória for confirmada, o MpD manterá as três principais autarquias do país: Praia, São Vicente e Santa Catarina de Santiago, que juntas albergam quase a metade da população de Cabo Verde.


Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)
Edição: Francis França/Helena Ferro de Gouveia


http://www.dw.de/dw/article/0,,16068715,00.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.