sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lusa:Votação mais vigiada de sempre vai ter 10 policias em cada mesa

Cidade da Praia, 20 jul (Lusa) - A repetição, domingo, das eleições autárquicas em duas pequenas localidades do interior da ilha de Santiago vai contar com uma forte fiscalização e medidas de segurança, sendo já consideradas as mais vigiadas de sempre em Cabo Verde.

Quer a Polícia Nacional (PN) quer a Comissão Nacional de Eleições (CNE) indicaram terem sido tomadas medidas para que se evitem fraudes eleitorais ou compra de consciências na votação em Boa Entrada e Cruz Grande, cujos 769 eleitores vão decidir quem vence a edilidade de Santa Catarina.

A PN tem já em curso um "plano" que vai perdurar até ao fim do dia da votação, domingo, com especial incidência na véspera, ao enviar para as duas localidades e para a sede do concelho, Assomada, um contingente do Corpo de Intervenção, além de uma "ostensiva" busca e fiscalização a viaturas à procura de armas brancas e de fogo.

A polícia, aliás, prometeu destacar 10 a 20 agentes, fardados e à paisana, para cada uma das mesas de voto no domingo, que vão decidir o próximo presidente da edilidade santa-catarinense entre Francisco Tavares, que se recandidata a novo mandato de quatro anos apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD), e José Maria Veiga, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).
Tavares, com uma vantagem de 35 votos, venceu a votação de 01 deste mês, mas o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) cabo-verdiano deu provimento a duas das cerca de três dezenas de queixas apresentadas por Veiga, anulando e mandando repetir a votação nas duas localidades, onde terão votado mais eleitores do que os inscritos.

Por seu lado, a secretária permanente da CNE afirmou que já foram aprovadas algumas medidas para garantir a segurança da votação, tendo reunido "várias vezes" com os partidos políticos para deixar claras as regras a cumprir.

Em conferência de imprensa, Elba Pires adiantou que a CNE reforçou a delegação em Santa Catarina com o apoio do delegado dos Picos, alterar a composição dos membros das assembleias de voto, mudou a cor da tinta indelével utilizada na primeira votação e inverteu as cores dos boletins de voto para a presidência da câmara e para a assembleia municipal.

Elba Pires salientou que, apesar das inúmeras denúncias de alegadas fraudes eleitorais em preparação feitas dos meios de comunicação social, a CNE não recebeu nenhuma queixa.

"A CNE não recebeu nenhuma queixa dos partidos políticos sobre qualquer fraude e compra de votos. As medidas preventivas foram tomadas porque são eleições que vão definir o candidato vencedor. Apelamos aos eleitores de Boa Entrada e Cruz Grande para uma participação ativa e sem receio e aos partidos políticos e candidatos para que possamos contar com o seu apoio neste processo", frisou.

Excluindo Santa Catarina de Santiago, e segundo os resultados finais provisórios da votação de 01 deste mês, o MpD, minoria parlamentar, reforçou a maioria autárquica, ao passar de 12 para 13 o total de municípios, enquanto o PAICV desceu de 10 para oito. Cabo Verde conta com 22 municípios.
 CLI/JSD./Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.