domingo, 1 de julho de 2012

Cabo Verde escolhe hoje os 22 presidentes da câmara


Cerca de 280 mil eleitores vão hoje às urnas nas sextas eleições autárquicas realizadas no país desde 1991 para escolher, entre 57 candidatos, os 22 presidentes de câmara de outros tantos municípios.

Para o escrutínio estão inscritos 282.523 eleitores, que poderão votar nas 927 mesas espalhadas pelas nove ilhas habitadas, e que estarão abertas entre as 08:00 e as 18:00 locais. Encontre o seu local de voto .Segundo a Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) e a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os primeiros resultados provisórios deverão ser conhecidos cerca de hora e meia após o encerramento das urnas.


Entre outros, o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vota às 10:30 locais, o primeiro-ministro e também líder do PAICV, José Maria Neves, às 11:00, e o líder do MpD, Carlos Veiga, às 09:30.


O arquipélago cabo-verdiano está administrativamente dividido em 22 municípios, em que o Movimento para a Democracia (MpD, oposição parlamentar) detém a maioria, 12, e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV (no poder desde 2001), os restantes 10. Saiba quais as câmaras municipais.


Nas últimas autárquicas, realizadas a 18 de maio de 2008, o MpD venceu as câmaras da Cidade da Praia, Santa Catarina de Santiago, Tarrafal de Santiago, São Domingos, São Miguel, Ribeira Grande de Santiago, Maio, Boavista, Ribeira Grande de Santo Antão, Porto Novo, Sal e São Vicente.


O PAICV, por seu lado, venceu as restantes 10: Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe, Brava, Paul, Ribeira Brava de São Nicolau e Tarrafal de São Nicolau.


PAICV e MpD apresentam-se em todos os concelhos, enquanto a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre em cinco e o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), em três.Conheça os candidatos às câmaras municipais.


As restantes candidaturas são de independentes, na maioria de ex-dirigentes do PAICV e do MpD, descontentes com as escolhas dos seus antigos partidos.

@SAPO c/ Lusa
http://autarquicas.sapo.cv/2012/noticias/ultimas/artigo/1253732.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.