quinta-feira, 5 de julho de 2012

CV:Efeméride/5 de Julho: Cabo Verde comemora hoje 37 anos de independência


O dia 5 de Julho tornou-se numa data transversal a várias gerações de cabo-verdianos, dentro e fora do país, cuja memória evocativa reúne as figuras de Amílcar Cabral, dos combatentes pela liberdade da pátria, ao som de festejos e de músicas que se tornariam a referência incontornável de uma época.

Trinta e sete anos depois, a data ganhou uma aura mítica, capaz de tocar qualquer cabo-verdiano, da cidade à ribeira, do vale ao cutelo.
As testemunhas vivas desse dia claro e histórico do cerimonial do campo da Várzea estão mais velhas; milhares de cabo-verdianos e cabo-verdianas nasceram depois desse momento de viragem.

 Mas todos fazem questão de celebrar o nascimento do país, o dia que este se lançou na aventura da maturidade, só e por sua conta e risco.
Comemorações deste 37º aniversário existem para todos os gostos. Algumas começaram ontem, como foi o caso de Figueiral do Vale da Ribeira Grande, Santo Antão, organizado pelo grupo juvenil “X2-evolução”. Estão programadas actividades como uma feira de produtos tradicionais, espectáculos musicais, concursos de miss e de dança.
Quem também antecipou os festejos foi a Rede de Mulheres para a Cidadania, que ontem organizou um conjunto de cerimónias em homenagem a Amílcar Cabral, na cidade da Praia, finalizando com a mesa redonda "A Mulher nas instâncias do Poder Local".
Em São Vicente, Carmen e Lizender cantaram também ontem, quarta-feira, “músicas da terra”, no show dos 37 anos da independência no Bar Lobby do Hotel Porto Grande.
Nos Estados Unidos, as comemorações contam com a presença da ministra das Comunidades e do ex-Presidente da República Pedro Pires, com várias actividades e encontros de trabalho.
A governante participará na cerimónia de hastear das Bandeiras dos Estados Unidos da América e de Cabo Verde no City Hall de Boston, por ocasião da celebração do Aniversário da Independência desses dois países, nos dias 4 e 5 de Julho, respectivamente.
Mas as comemorações oficiais em Cabo Verde têm início esta manhã, na Assembleia Nacional, com uma sessão plenária. Uma companhia da 3ª região Militar, formará, a partir das 9 horas, uma guarda de honra para receber o Chefe de Estado, parlamentares e altos dignitários do Estado, responsáveis políticos, representantes da sociedade civil, das confissões religiosas e membros do corpo diplomático acreditado na Praia.
A sessão solene será aberta pelo presidente da AN Basílio Ramos, que irá dar a palavra aos oradores representantes dos partidos políticos, finalizando com o discurso do Presidente da República.
Na parte da tarde haverá uma cerimónia de condecorações por Jorge Carlos Fonseca no Palácio da Presidência, no Platô, seguida de um coquetail na Fortaleza de São Filipe, na Cidade Velha.
A Câmara Municipal da Praia organiza também, esta manhã, várias actividades no Praião dos Desportos, frente à Electra, seguindo-se, logo à tarde, uma corrida de cavalos na Ribeira Lém Cachorro/Paiol.
Para quem queira aproveitar para se divertir um pouco mais nesta data, tem o espectáculo Festikultura, union y indipendencia, no Kebra Kanela, Praia, com música ao vivo (Kolabeat, Kolex, Vila Nova, Gamal&Zumbi, Primitiva, Txida, entre outros), para além de DJ e um programa de actividades infantis.
A cantora Suzana Lubrana dará também um concerto esta noite, no Auditório Nacional.
Ao contrário do que é costume, em São Vicente não haverá este ano comemorações organizadas pela Câmara Municipal devido às recentes eleições autárquicas. Mas segundo o presidente substituto da autarquia mindelense, Humberto Lélis, esté previsto a presença do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no Mindelo, para assistir à parada e ao desfile militares que as Forças Armadas preparam para o dia 5 de Julho.
Sapo.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.