segunda-feira, 2 de julho de 2012

CV:MpD vence e conquista 13 câmaras


Os dados provisórios mostram que o MpD conseguiu conquistar 13 câmaras a nível nacional, vencendo novamente as autárquicas no país. Já o PAICV perde e fica com 8 câmaras. O GIMCS, apoiado pelo MpD, conquistou, mais uma vez, a Câmara do Sal. 

A abstenção nestas eleições atingiu os 27,6 por cento, um valor bastante superior às autárquicas de 2008 (19,4 por cento). 

Segundo os dados provisórios, falta apenas apurar 5 mesas, o MpD volta a vencer as eleições autárquicas no país, conquistando 47 por cento dos votos a nível nacional. O Movimento para a Democracia mantém nas câmaras da Praia, do Tarrafal de Santiago e de São Nicolau, de São Domingos, de São Miguel, da Ribeira Grande de Santiago, do Maio, da Boavista, da Ribeira Grande de Santo Antão, de São Vicente e a câmara de Santa Catarina de Santiago.

O partido ventoinha conquista ainda a Câmara da Brava e do Paul, mas perde a Câmara de Porto Novo.

O PAICV, partido no poder, consegue um resultado inferior às eleições de 2008, conquistando 40,3 por cento dos votos. O partido tambarina mantém Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos em Santiago; e ainda todas as câmaras na ilha do Fogo: Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe. O PAICV mantém a liderança ainda em Ribeira Brava de São Nicolau e conquista a câmara de Porto Novo, mas perde as câmaras da Brava e do Paul.

O GIMCS, apoiado pelo MpD, venceu a câmara do Sal.

Em termos de vereadores municipais, o MpD conseguiu eleger 71 representantes. Já o PAICV alcançou os 49 vereadores municipais. O GIMCS elegeu 7 vereadores no Sal, a UCID conseguiu 2 vereadores em São Vicente, bem como o GIUSD de Eugénio Veiga e o GIASF de Júlio Andrade em São Filipe, que ficaram cada um com 2 representantes.

Em relação à abstenção, os dados da DGAPE apontam para um total de cerca de 78 mil eleitores que não foram às urnas, o que corresponde a 27,6 por cento, bastante superior a taxa de 2008 que ficou pelos 19,4 por cento.

Os comentários, tanto por parte do MpD como do PAICV, aos resultados das eleições autárquicas de 2012 só serão feitos no dia 2 de Julho, como já adiantaram os respectivos líderes partidários.
Resultados ilha a ilha

Na ilha de Santo Antão, o PAICV conquistou a câmara de Porto Novo, mas perdeu Paul, para o MpD, que voltou a vencer em Ribeira Grande.

O MpD volta a vencer em São Vicente. O candidato Augusto Neves vai liderar a câmara deste concelho.

Em São Nicolau, fica tudo na mesma, com o MpD a liderar a Câmara de Tarrafal e o PAICV mantém em Ribeira Brava.

E Jorge Figueiredo é eleito pela terceira vez consecutiva autarca do município do Sal. Djô Pinto volta a vencer na Boa Vista, pelo MpD.

No Maio, o MpD volta a vencer a Câmara Municipal. O autarca Manuel Ribeiro é novamente eleito neste círculo eleitoral.

Já em Santiago, onde há 9 câmaras, fica tudo na mesma com o MpD a conquistar a maioria, mantendo as câmaras da Praia, do Tarrafal, de São Domingos, de São Miguel, da Ribeira Grande e de Santa Catarina de Santiago. Contudo, é de salientar que no concelho de Santa Catarina, tanto o PAICV como o MpD declararam vitória, apesar dos dados provisórios darem Francisco Tavares com vencedor. O PAICV a manter as 3 câmaras que tinha até então: Santa Cruz, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos.

O PAICV venceu em todas as câmaras da ilha do Fogo. Foram eleitos Luís Pires em São Filipe, Fernandinho Teixeira, nos Mosteiros, e Aqueleu Amado em Santa Catarina.

Já na ilha da Brava, o MpD sagrou-se vencedor das eleições, com o candidato Orlando Balla, que conseguiu derrotar o até então autarca da câmara pelo PAICV, Camilo Gonçalves.

Saiba mais aqui: http://autarquicas.sapo.cv/2012/resultados/

@SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.