quinta-feira, 5 de julho de 2012

Expresso:PR destaca lutas e conquistas dos 37 anos de independência


Jorge Carlos Fonseca afirmou hoje que Cabo Verde nos 37 anos como país independente alcançou vitórias importantes e viabilizou-se como Estado, mas chamou a atenção para o longo caminho que resta ainda percorrer, num mundo cada vez mais complexo e exigente.
"Trinta e sete anos significam pouco numa perspectiva histórica, mas representam muito tempo na vida dos seres humanos. E à medida que a História se acelera, cada ano que passa é uma oportunidade que o país aproveita ou desperdiça, neste mundo cada vez mais interdependente, complexo e competitivo", ressaltou Jorge Carlos Fonseca na sua primeira alocução como Chefe de Estado na sessão solene comemorativa da independência nacional.
Depois de render homenagem aos obreiros da nossa independência, Jorge Carlos Fonseca centrou a sua intervenção nos desafios que a situação da nossa sub-região africana e a crise financeira internacional colocam a Cabo Verde.
"É imperativo que estejamos preparados para os cenários mais pessimistas, mesmo esperando o melhor. Se a crise se aprofundar e conduzir à saída da zona euro de um ou outro país, teremos que agir rapidamente para que os efeitos nefastos dessa eventual situação não nos apanhem desprevenidos", afirmou, sublinhando que planos de contingência sejam elaborados o mais depressa possível e medidas de precaução sejam adoptadas, " se ainda não existem, prevenindo o pior cenário".
Face a esta situação, o Chefe do Estado lembrou que o endividamento externo já atingiu níveis que aconselham " muita prudência, sobretudo porque dentro de pouco tempo o nosso país deixará de beneficiar de condições favoráveis na obtenção de financiamento exterior".
Jorge Carlos Fonseca exprimiu a sua apreensão face à situação actual do país, em especial em relação à situação dos idosos carenciados. " Apesar dos esforços feitos pelo Governo nesta matéria, custa-nos admitir que pessoas que ajudaram, ao longo da sua vida, a construir o país, aufiram uma pensão insuficiente à satisfação das necessidades mais elementares".
O Chefe do Estado mostrou-se igualmente preocupado com o nível que o tráfico e o consumo de drogas já atingiram no país, e exortou o governo a prosseguir o combate ao tráfico ilícito e a tomar medidas adicionais para evitar que o nosso sistema financeiro seja utilizado para fins ilícitos, nomeadamente o branqueamento de capitais provenientes do tráfico de drogas e de outras origens ilícitas.
Em relação ao nível de insegurança e de crimes violentos que afectam especialmente os principais centros urbanos, Jorge Carlos Fonseca exortou o governo a intensificar os esforços que tem feito e a apostar na capacitação e apetrechamento técnico-científico da política. "O controlo da delinquência juvenil é um objectivo que se deve procurar atingir no mais curto espaço de tempo, aliando a prevenção à sua contenção".

Instalação do Tribunal Constitucional
Jorge Carlos Fonseca aproveitou o seu primeiro discurso alusivo ao 5 de Julho dirigido aos cabo-verdianos na qualidade de Chefe de Estado para apelar aos actores políticos da necessidade da construção de consensos para a instalação do Tribunal Constitucional e do Provedor da Justiça.
"Neste ano que se celebra a 20º aniversário da entregada em vigor da Constituição da República, exorto e desafio os partidos com assento parlamentar a estabelecerem os necessários consensos com vista à instalação desses órgãos, essenciais ao cabal funcionamento do nosso sistema e designadamente para o fortalecimento de uma cultura constitucional".
"Considero ser um dever de todos nós o desenvolvimento de esforços no sentido de se conseguir neste ano simbólico a concretização desses preceitos constitucionais", reiterou.
Jorge Carlos Fonseca encerrou tal como abriu o seu discurso à nação cabo-verdiana - citando dois poetas já desaparecidos, Ovídio Martins e Mário Fonseca que encarnaram como poucos a luta pela causa da independência nacional e que na Sessão Solene de 5 de Julho de 2012 foram recordados.



5-7-2012,
António Monteiro, Redacção Praia
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/pr-destaca-lutas-e-conquistas-dos-37-anos-de-independencia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.