terça-feira, 13 de novembro de 2012

CV:Situação dos cabo-verdianos em Portugal preocupa Governo


A ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, afirmou esta segunda-feira que, com a crise económica em Portugal, a situação dos cabo-verdianos naquele país está a preocupar o Governo cabo-verdiano, que já tomou algumas medidas para minimizar o problema. 


“A comunidade cabo-verdiana em Portugal está a passar por uma situação complicada, sabendo que trabalha sobretudo em sectores muito afectados pela crise, como a construção, a restauração e o turismo, por isso a nossa comunidade está muito afectada pelo desemprego e há uma preocupação acrescida do Governo relativamente a sua sobrevivência”, frisou. 

Segundo a ministra das Comunidades é por isso que, em concertação com a embaixada de Cabo Verde em Portugal e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), o Governo está a identificar casos “mais prementes”, principalmente da camada mais idosa, que não têm qualquer tipo de meio de sobrevivência, para se arranjar soluções no sentido de minimizar a situação. 

“Neste momento estamos a começar por dois concelhos, Oeiras e Sintra, para identificar esses casos mais vulneráveis e ver, em concertação com as autoridades portuguesas, como resolver”, referiu. 

Fernanda Fernandes explicou ainda que, por proposta de Cabo Verde, vai ser retomado o grupo de trabalho consultivo Cabo Verde/Portugal, antecipando a cimeira Portugal-Cabo Verde, prevista os dias 01 e 03 de Dezembro, para trabalhar sobretudo nas áreas da segurança social, nacionalidade e educação, e conseguir identificar e encontrar soluções para os problemas. 
13-11-2012
Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/situacao-dos-cabo-verdianos-em-portugal-preocupa-governo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.