quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FUTEBOL:CABO VERDE PERDE AMIGÁVEL COM O GANA


Por Evandro Delgado

Este foi o primeiro encontro de preparação para o CAN2013 das duas equipas.

Cabo Verde perde amigável com o Gana
Cabo Verde perdeu no primeiro encontro de preparação para o CAN2013. Os "tubarões azuis foram derrotados pelo Gana por 1-0, em jogo amigável realizado em Lisboa no Estádio Universitário.

Lúcio Antunes entrou em campo com uma equipa muito defensiva, com um meio-campo formado por Ricardo, Marco Soares, Toni Varela e Babanco, sendo que Zé Luis era o homem mais avançado. David Silva era o seu apoio mais próximo.

O Gana também tinha um meio-campo muito povoado, o que fez com que o jogo se desenrolasse muito no miolo do terreno, com muita luta pela posse da bola.

Os “black stars” estiveram melhores na 1ª parte e criaram as melhores oportunidades para marcar mas encontraram em Vozinha uma muralha difícil de derrubar.
Apenas em situações de bola parada Cabo Verde criava perigo junto da baliza ganesa. Num desses lances, Marco Soares recebeu na área, rodou sobre um defensor e rematou mas a bola foi desviada num corpo de um contrário. Foi a melhor oportunidade para os "tubarões azuis" na 1ª parte. Antes Toni Varela tinha introduzido a bola na baliza mas o árbitro João Capela considerou falta do "crioulo" sobre um ganês.
Perto da meia hora chegaram às bancadas do Estádio Universitário muitos adeptos cabo-verdianos, munidos de tambores e com muita batucada, o que deu um colorido diferente à festa nas bancadas. Não fosse a greve de transportes em Lisboa e o estádio teria enchido de “crioulos” para apoiar os “tubarões azuis”.

Cabo Verde entrou melhor no segundo tempo. Embora sem criar verdadeiras oportunidades de bolo, os "tubarões azuis" eram quem comandavam as operações. E contra a corrente do jogo, o Gana chegou ao golo que ditou o resultado.

Num dos ataques do Gana, Marco Soares fez um corte defeituoso para a entrada da área onde apareceu Mubarak, o melhor jogador em campo, a rematar de pé esquerdo, forte e colocado, para o único golo do jogo.

Cabo Verde tentou reagir, com a entrada de Djaniny e Júlio Tavares mas não conseguiu chegar ao golo. Ainda dispôs de duas oportunidades mas Djaniny primeiro e depois Zé Luís, viram os seus remates baterem na muralha de pernas de jogadores ganeses dentro da área.

As muitas substituições operadas na segunda parte quebraram o ritmo de jogo das duas equipas. Cabo Verde sentiu imensas dificuldades para criar situações de golo e em jogo corrido nunca conseguiu bater a defensiva ganesa. Vozinha, a par de Babanco, foi dos melhores em campo e ainda evitou, quase no final, o segundo golo do Gana.

Foram notórias as ausências de Odair Fortes, Ryan Mendes e Heldon, que ficaram de fora por lesão. São jogadores capazes de desequilibrar no um-contra-um, algo que faltou hoje a Cabo Verde.
Destaque para as estreias de Júlio Tavares e Pecks. Adilson Cabral não saiu do banco.
SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.