terça-feira, 6 de novembro de 2012

HOLANDA:NOVO GOVERNO HOLANDÊS TOMA POSSE-RUTTE2


Com o apoio de 79 dos 150 lugares no Parlamento 
  
Roterdão, 5 de Novembro 2012 - O novo governo chefiado por Mark Rutte tomou posse, esta segunda-feira, numa cerimónia relâmpago que durou escassos minutos, presidida pela Rainha Beatriz no palácio real, Huis ten Bosch em Haia.

O novo governo de coligação é composto pelos liberais do VVD que já lideravam o anterior executivo e pelo Partido Trabalhista (PvdA), de centro-esquerda e é composta por 13 ministros e 7 secretários de Estado.

A curiosidade é que o líder dos trabalhistas do PvdA, Diederik Samson, não fará parte do executivo deixando o seu lugar de vice-primeiro-ministro para o colega do partido, Lodewijk Asscher.

Como grandes objetivos deste novo executivo destaca-se a disciplina orçamental, crescimento durável da economia, investimento na área da educação de modo a passar o ensino de bom para um nível excelente, prevê que a idade da reforma suba de 65 para 67 anos até 2021 e que até 2017 as despesas públicas sejam reduzidas em 16 mil milhões de euros. Em curso está um programa de consolidação de 12 mil milhões de euros.

O novo executivo renovou o seu voto pro europeu e fez regressar a pasta da cooperação internacional que será presidida pela trabalhista, Lilianne Ploumen.
Recorda-se que a Holanda é um dos países que mais contribui para ajuda ao desenvolvimento dedicando a percentagem de 0,7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) para o efeito
.
Entretanto, mesmo antes da tomada de posse a contribuição para o seguro de doença tem alimentado alguma polémica porque é considerada uma medida demasiado “socialista” por uma parte do VVD enquanto que os do PvdA consideram que o projeto visa tornar proporcional a contribuição, isto é de acordo com os rendimentos dos beneficiários.

Os Liberais do VVD e os Trabalhistas do PvdA foram os grandes vencedores das eleições antecipadas de 12 de Setembro. Ambos garantiram 79 dos 150 lugares do Parlamento. 
Norberto Silva com Agências

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.