segunda-feira, 11 de junho de 2012

CV:Atlético de São Nicolau e Sporting da Praia mais perto da final


Nacional de futebolO Atlético de São Nicolau venceu a Académica do Fogo por 2-1 e o Sporting da Praia foi a Santo Antão vencer a Académica de Porto Novo, na sua própria casa por três bolas a zero. Assim, o Sporting e a equipa de São Nicolau, este pela primeira vez na sua história, estão mais perto de se apurarem para a final do campeonato nacional de futebol.

Nacional de futebol: Atlético de São Nicolau e Sporting da Praia mais perto da final
No Estádio 5 de Julho em São Filipe, a Micá entrou forte e determinada a resolver bem cedo o jogo a seu favor. Entretanto, esbarrou num Atlético muito organizado e pronto a estragar a festa aos campeões do Fogo.
Mas foi a equipa do Fogo a construir o primeiro lance de perigo. Edy, lateral esquerdo, na marcação de um livre directo colocou à prova o guardião do Atlético, que fez uma boa defesa.
Aos onze minutos, Guy o avançado da Micá inaugurou o marcador, para grande explosão de alegria no Estádio 5 de Julho.
Mas uma alegria que durou pouco, porque ao minuto dezassete, Victor Lima, árbitro da região desportiva de São Vicente, marcou grande penalidade a favor do Atlético, devido a mão na bola do defesa Júlio César, na grande área da Micá. Chamado a converter a penalidade Gerson, não perdoou e fez o golo de empate.
Na segunda metade do encontro a Micá mostrou-se disponível a fazer alterar o marcador e aos quatro minutos dispôs de uma grande penalidade. Edy indicado para a marcar rematou para fora.
Após esta penalidade perdida, o Atlético provou mais uma vez que não está neste nacional para brincadeiras, aproveitando, à passagem do minuto treze da segunda parte, um lançamento de bola do avançado Cá, que a ofereceu ao Gerson. O melhor marcador deste campeonato nacional, com dez golos em seis partidas, agradeceu o brinde e bisou, fixando o resultado final em 2-1, num grande jogo de futebol em São Filipe.
No outro jogo, o Sporting também impôs a sua classe e foi a Santo Antão vencer a Académica de Porto Novo por três bolas a zero. Os golos foram marcados por, Dário (2) e Zé di Tchetcha, todos na segunda parte.
Com estas importantes vitórias, o Sporting e Atlético de São Nicolau têm as portas escancaradas para a final. Para isso, basta empatarem no final de semana. Mas, nada que impeça a Micá do Fogo de dar a volta, afinal só têm de vencer o jogo da segunda mão por duas bolas a zero.
Mas terá pela frente um Atlético que chegou a esta fase como a equipa sensação deste nacional de futebol. Pudera, afinal é a única equipa que só somou vitórias nos seis jogos disputados. Também tem um dos melhores ataques – 17 golos apontados – e o melhor marcador da prova, Gerson, que já facturou por dez vezes.
No próximo fim-de-semana, o Sporting recebe a Académica de Porto Novo e a Académica do Fogo desloca-se a São Nicolau para a segunda mão da meia-final com o Atlético. Será o momento decisivo para o apuramento das duas equipas que se confrontam na final.
Portanto, estas são as meias-finais mais renhidas e motivadas de sempre, a fazer adivinhar uma final do Campeonato Nacional de Futebol melhor ainda.
Nicolau Centeio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.