terça-feira, 24 de julho de 2012

LIBERAL:A MÁQUINA DA CONTRAINFORMAÇÃO

PAICV tem mau perder
Nunca se tendo livrado da cultura do partido único e da ditadura, o partido de José Maria Neves quer ganhar as eleições a todo o custo, mesmo que tenha de violar a lei e fazer tábua-rasa de um Acórdão que, dias antes, elogiou até à exaustão. Este “PAICV/facção Neves”, mesmo em queda acentuada, não deixa de persistir na sua sanha antidemocrática

fotoPraia, 24 de Julho 2012 – Um dos registos mais evidentes destas eleições em Santa Catarina de Santiago passa por uma estruturada campanha de contrainformação e calúnia, invenção de “factos políticos” e outras artimanhas. O role é extenso e não deixa margem para dúvidas.
O PAICV, na véspera das eleições de 1 de Julho lançou, com a preciosa ajuda de A Semana, a “grande bomba” de que Carlos Veiga estaria na Assomada a distribuir 10 mil contos para a compra de votos, uma cabala sem qualquer fundamento prontamente desmentida pelo líder do MpD que, na altura em que o acusavam, se encontrava a vários quilómetros, num outro concelho, a passar o fim-de-semana com a família, e que já deu origem a uma queixa-crime contra os caluniadores, a saber: José Maria Veiga, Fidel Tavares, Filomena Silva e Helena Fontes.

Mais recentemente, na véspera das eleições do último domingo em Boa Entrada e Cruz Grande, a máquina de contrainformação resolveu virar-se contra o membro da Comissão Nacional de Eleições Hélio Sanches, afirmando que este andava em Boa Entrada a fazer campanha pelo MpD em viatura oficial.
Posteriormente, veio a saber-se que este membro da CNE esteve na Assomada para participar no funeral de um primo.
E, logo no domingo das eleições, 22, o PAICV resolveu, através do seu cabeça de lista, dizer que o candidato do MpD à Assembleia Municipal, José Maria Martins, teria passado 40 atestados médicos para que eleitores votassem acompanhados - o que mais uma vez se veio a provar ser falso.
UM PLANO PREMEDITADO
No próprio dia das eleições, mal haviam fechado as urnas, José Maria Neves já proclamava de Macau, onde se encontrava em visita de Estado, que o PAICV havia ganho a Assembleia Municipal (AM), dando um sinal a José Maria Veiga que, logo a seguir, veio anunciar a vitória para a AM.

Quer um quer outro sabem bem que não só perderam as eleições para a Câmara, como também registaram uma derrota para a Assembleia Municipal, mas prevalece a estratégia de desvalorizar a vitória eleitoral do MpD e controlar os danos da pesada derrota que o PAICV sofreu nestas eleições autárquicas, ficando reduzido à governação de 8 municípios. E, no entretanto, dá-se mais uns dias de esperança aos ferrenhos apoiantes tambarina, a velhos e novos nevistas, para que o desânimo se não instale definitivamente nas hostes e apresse a queda inevitável do chefe.

Nesta estratégia de desinformação e propaganda falaciosa, a comunicação social afecta ao “sistema PAICV” assume um papel relevante. Por exemplo, A Semana escreve com o maior despudor "O presidente eleito Francisco Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas presentes na Câmara de Santa Catarina, que é como quem diz o PAICV, o partido que venceu a Assembleia Municipal. Esta disponibilidade mostrada por Tavares é o primeiro passo para esta coabitação política inédita em Cabo Verde, em que um partido ganha a Câmara e outro a Assembleia e mais um teste a esta jovem democracia”…
Naturalmente que o jornal da Filó sabe perfeitamente que isto é mentira, que o PAICV perdeu também para Assembleia Municipal, e que Francisco Tavares, ao mesmo tempo que declarava disponibilidade para trabalhar com outras forças políticas, anunciava a vitória nos dois órgãos autárquicos, Câmara e Assembleia Municipal, mas a atitude de A Semana está integrada num plano premeditado gizado ao pormenor.

Qualquer jornalista, minimamente informado, sabe perfeitamente que o que escrevemos corresponde à verdade, que, efectivamente, o PAICV perdeu também as eleições para a Assembleia Municipal, como o sabem os representantes desse partido na Assembleia de Apuramento Geral, mas importa continuar a desinformar os mais incautos. E como o sabe? Precisamente porque é mesmíssimo Acórdão que mandou repetir as eleições em Boa Entrada e Cruz Grande que verte expressamente “a revogação das deliberações que atribuem os votos em branco às candidaturas”, o que agora o PAICV quer ver invertido.

O por qual razão o quer o PAICV? Precisamente porque, aquando da requalificação dos votos em branco, efectuada na Assembleia de Apuramento Geral de 2 de Julho, o partido de José Maria Neves registou mais sufrágios nestas circunstâncias que o MpD. Fossem os votos requalificados em menor número, não estaria agora o PAICV a provocar este incidente.

Ao recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça, o PAICV viu anulada a sua pretensão de confirmar a validação dos votos em branco, para, assim, poder ganhar na “secretaria” o que a vontade soberana do povo não lhe quis oferecer nas urnas. “O feitiço virou-se contra o feiticeiro” e o PAICV quer alterar as regras a meio do jogo.

A situação, entretanto criada, levanta uma questão maior que decorre do próprio entendimento do que deve ser um Estado de Direito democrático. E a atitude reiterada do PAICV é um desafio à democracia e à legalidade. Para o partido de José Maria Neves – está mais que provado – a Lei é para cumprir de momento que lhe seja favorável. À imagem e semelhança dos amigos de José Maria Neves na arena internacional: José Eduardo dos Santos, Teodoro Obiang & Companhia…COMENTARIOS
Tia Clara Claridosa
claraclaridosatia@gmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...
 Comentário:
Esta corja do PAICV de José Maria Neves-Fidel Tavares-Helena Fontes-José Maria Veiga-Carlos Andrade etc... necessitam ser agarrados pelo povo e serem enviados para o Tribunal Penal Internacional de Haia na Holanda e serem julgados por crimes contra a humanidade-povo de Cabo Verde.
democracia
democracia@hotmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...
 Comentário:
Os dois JJ têm que conformarem-se com a vontade do povo. Não há como escapar. Quem tudo quer, tudo perde...
Rui Sousa
ruisousa@hotmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
Amanhã de manhã começa um seminário sobre conflitos eleitorais organizado pelo STJ, as 9 horas. Todos presentes para marcar posição. Passemos a palavra democratas, vamos estar vigilantes porque o STJ não pode agora mudar de posição como quem muda de cuecas. TODOS AMANHA NOVE DA MANHA NO HOTEL PRAIAMAR COM DISCIPLINA, SILENCIOA, RESPEITO MAS VIGILANTES.
José Monteiro Tavares
josémont33preto@sapo.cv
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...
 Comentário:
Filhos de cadelas em cio, gambadas de gentios e ignorantes
Baisampébai
Baisampébai@hotmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...
 Comentário:
Muito bem Liberal. És o único que não tens papa na língua.
Al Binda
albinda@yahoo.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...
 Comentário:
Quantas radios e televisoes ha em Cabo Verde? Onde estao os lideres do MPD que nao estao nesses midias a desmontar estas mentiras? Nao ha especialistas de propaganda no MPD para desmontar a técnica leninista de engenharia mental que o PAIGCV sempre praticou? Nao ha lideres do MPD que conheçam as regras de psicologia das massas, de marketing e comunicaçao para ocuparem os estudios das radios e TV's? Nao ha debate em Cabo Verde, mesmo com esses mentirosos do PAIGCV. O Zé Maria é um espantalho, ele nao domina nem a lingua nem a retorica e é fracos em argumentos. Alias ficou claro no debate com Veiga por altura das lelislativas, onde ele ficou branco que nem cal, assustado sem saber em que buraco se meter. Quando é que Veiga vai ocupar os midias como deve ser e nao aquela entrevistinha de ontem do Julio, que em plena crise eleitoral colocou apenas duas perguntinhas sobre as duas aldeias e fntou o Veiga dizendo que ele estava la para falar da sessao parlamentar. Como se a actualidade sao estas eleiçoes? Veiga tem de ter assesssor de comunicaçao como deve ser que lhe ensina que ele nao é obrigado a seguir o guia do jornalista ditado por Zé Maria. O Jornalista pode pôr as suas perguntas, mas um politico experiente tem de saber sair dessas armadilhas e responder aquilo que ja levou de casa na cabeça. Ele pode começar por responder ao jornalista (sobretudo esse Julio que é fraco) e dar-lhe a volta por cima e desenvolver o seu discurso politico. Veiga foi fraco nessa entrevista na Radio ontem e cumpriu um programa prémanipulado por Julio. E' tempo de Veiga perceber isto muito bem e colocar em campo ocupando todos os midias, gente com poder de argumentaçao como Dico, Elisio Freire, Casimiro, mesmo o Abraao e outros que saibam dominar o discurso e neutralizar as mentiras e contradiçoes do Armindo, que é fraco, do Zé Maria, do Rui que é uma anlafabeto, dessas Fontes que é so banha da cobra. Minha gente o PAIGCV nao tem gente para debates frontais; o melhor deles é o Zé Maria, e ficou provado que ele foi martirizado mpor Veiga no célebre debate por ocasiao das legilstivas. Mas pelo amor de Deus, nao deixem o PAIGC sozinho a falar e ainda por cima mentira! Ocupem também mesmo que à força os estudios de radio e tv, pois é um direito que a oposiçao tem também. Numa democracia tem de haver debate e os homens do MPD têm de aprender a aproximar-se dos jornalistas!!!!E mais uma vez onde estao os intelectuais e dirigientes sociais e empresarias para falarem também? Onde està o jornalista que vai ouvir a trapaça que se passou dentro do Supremo? Nao ha um juiz do supremo honesto e integro para ser questionado por jornalistas que ponham todas as questoes?!
Manifestação
manif@hotmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...
 Comentário:
O PAICV continua a "vacinar" este povo que assim cada vez mais se torna imune às manobras "cubanas" de "criação de casos políticos"!O povo está cada vez mais de olho aberto, mas não é suficiente. É preciso mostrar ao PAICV toda a força deste povo. CONVOCAR UMA MANIFESTAÇÃO GIGANTE DE TODO O POVO DA ILHA DE SNATIAGO PARA RECEBER O ALDRABÃO NO AEROPORTO!!!
DA PA DODE
mimekmim@hotmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
ONDE ESTA O PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA QUE DECIDIU RAPDIAMENTE POR ORDENS DO ZEMA? E AGORA PORQUE NÃO FAZ CUMPRIR O SEU ACORDÃO? OU VAMOS TER QUE AGUARDAR QUE CHUPEM TODOS OS LIMÕES DESTA TERRA PARA A RAIVA PODER ACABAR E ACEITAR AS DECISÕES! AMANHA ESTAREI FRENTE AO HOTEL SEM FALTA! CAMISOLA VERMELHO!

MARIA DE DEUS
mabia@hotmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
O sr jose maria neves é um cancro de prostata que cavo verde tem que combater! com quimio com radioterapia, temos que acabar de vez com a raiz. POR FAVOR DEIXE O NOSSO CABO VERDE VIVER EM PAZ!
Gusantos
gusantos@comcast.net
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
Ami e Mpd desdi dento barriga nha mai lol ( n ten 46 anos) sempre n ta obi ta flado se plano fadja no ta prosigui ku plano B mas como flado e ate as ultimas ken sabi goci ten plano C ahahahahah
AILTON SILVA
ailtonsilva@hotmail.com
 Gostei: Muito
 Concordo: Plenamente

 Comentário:
sou apoiante do paicv mas cansado com a desgovernação do partido e do país,força liberal.tamos nun país democratico só fica quem o povo quizer.
Antonio Delgado Morais
morais_antonio@hotmail.it
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
Seria de acordo em organizar uma manifestaçao para receber o ilustre Presidente do paiCV e DITADOR MENTIROSO José Maria Neves no Aeroporto.
eduardo teves
eduardo.teves.silva.24@gmail.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
Entretanto dêem uma olhadela ao dite da DGAPE. Tudo indica que o processo de apuramento está bloqueado desde ontem. Por obra do omnipotente PAICV.
José Augosto Carvalhal
carvalhal.josaugusto@yahoo.com
 Gostei: Sem Opiniao ...
 Concordo: Sem Opiniao ...

 Comentário:
Dou ao Al Binda um conselho. Porque não assessorar o MPD nos media(e não midias)já que é um jornalista e sabe como se deve fazer. "Jonzin" voce é só "balof" à imagem dos políticos do MPD.Estamos à tua espera aqui na "tapadinha" onde trabalhas na midia e punhas "paninhos quentes" aos homens do PAICV que hoje odeias.Porque tanha sanhá agora se quando podias não fizestes nada.Isso é Covardia..mas Paxenxa.....
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36557&idSeccao=523&Action=noticia

LIBERAL:RECONTAGEM TIRA VOTOS AO PAICV

O feitiço vira-se contra o feiticeiro”…
As contas estão a sair furadas ao partido de José Maria Neves, que vai perdendo votos atrás de votos, uma situação que se irá agudizar nos próximos dias, quando o STJ obrigar, como é inevitável, ao cumprimento integral do seu Acórdão de 10 de Julho
 
fotoPraia, 24 de Julho 2012 – A poucos minutos de a Assembleia de Apuramento Geral de Santa Catarina de Santiago encerrar os seus trabalhos, tudo indica que o PAICV - que se recusou a cumprir a decisão do Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a propósito da invalidação de votos em branco tidos como efectivos – tenha uma vantagem de 2 a 6 votos, em relação ao MpD, para a Assembleia Municipal.

No entanto, segundo uma fonte contactada pelo Liberal, ainda faltam apurar duas das 8 mesas permitidas pelo PAICV (num total de 52), conforme tivemos ocasião de referir em notícia anterior. De qualquer modo – e mesmo assim – o partido de José Maria Neves já perdeu, pelo menos, 5 dos 11 votos que levava de vantagem antes do início do apuramento destas mesas.

Além do mais, a cumprir-se a decisão expressa no Acórdão do STJ, o PAICV vai perder muitos mais votos para o MpD, o que invalida pretensão tambarina de proclamar vitória nas eleições para a Assembleia Municipal de Santa Catarina.

No entanto, tendo em conta a estratégia de adiamento da derrota, é provável que, dentro de momentos, o PAICV venha a anunciar vitória, cavando ainda mais a sua descredibilização aos olhos da opinião pública cabo-verdiana. Porque, uma coisa é certa: o Acórdão do Supremo que obrigou à repetição de eleições em Boa Entrada e Cruz Grande é para cumprir integralmente, nomeadamente, quando determina “Revogar as deliberações que requalificaram os votos em branco e a sua atribuição às candidaturas”, ao contrário do que agora defende o PAICV, com a cumplicidade do Procurador da República, da Conservadora dos Registos Civis e do Secretário Municipal.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36560&idSeccao=523&Action=noticia
 ______________________
ARTIGOS RELACIONADOS
 MpD ganhou também Assembleia Municipal de Santa Catarina: http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36555&idSeccao=523&Action=noticia; Processo eleitoral em Santa Catarina sem fim à vista: http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36556&idSeccao=523&Action=noticia

Rio de Janeiro espera mais de dois milhões de jovens para ouvir o Papa - Renascença

Rio de Janeiro espera mais de dois milhões de jovens para ouvir o Papa - Renascença

Angola: Líder do Bloco Democrático afirma que exclusão das eleições foi fraudulenta

Angola: Líder do Bloco Democrático afirma que exclusão das eleições foi fraudulenta

Dezenas de milhões de pessoas morreram de SIDA em África

Dezenas de milhões de pessoas morreram de SIDA em África

USA:Hillary Clinton: América quer "geração sem SIDA"

Hillary Clinton: América quer

Conferência sobre SIDA pede acção firme contra a doença

Conferência sobre SIDA pede acção firme contra a doença

LIBERAL: MPD GANHOU TAMBÉM ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA


PAICV já não quer cumprir acórdão do STJ 
“Até às últimas consequências”, cumprindo as ordens do chefe, os representantes tambarina na Assembleia de Apuramento Geral, não querem agora cumprir a decisão do STJ no que respeita à requalificação de votos em branco, considerada ilegal pelo Supremo
foto
Praia, 24 de Julho 2012 – Cada vez se percebe melhor a expressão de José Maria Neves que, ao referir-se às eleições autárquicas em Santa Catarina de Santiago, anunciou que o PAICV iria “até às últimas consequências”. E essa indicação tem vindo a ser seguida pelos representantes da estrela negra na Assembleia de Apuramento Geral daquele concelho, que iniciou a reunião às 15h30 de ontem, 23, e suspendeu os trabalhos antes mesmo do previsível por se ter chegado a um impasse.

Contados os votos apurados em 22 de Julho, resulta que o MpD, em conjugação com decisão lavrada no Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de 10 de Julho último, ganhou a Câmara de Santa Catarina, mas também a Assembleia Municipal. No entanto o PAICV, que vinha defendendo com “unhas e dentes” a decisão do STJ, agora já não quer cumprir o Acórdão.

Ou seja, para o partido de José Maria Neves o importante é fazer tudo para ganhar eleições, fazendo tábua-rasa de uma decisão judicial que antes tinha acatado, tentando ganhar na “secretaria” o que perdeu por expressa vontade popular. O estranho nisso é que o PAICV, que se socorreu do Acórdão do STJ para justificar a fraude fictícia que ele próprio criou, com erros aritméticos e jurídicos graves, agora é o mesmo que não quer que o Acórdão do STJ se cumpra (ver o último parágrafo da página 35, e o primeiro da 36).
O NOVO TRUQUE…
Aquando do apuramento geral dos resultados eleitorais de 1 de Julho, o PAICV obrigou a que, em 51 mesas, os votos em branco fossem reapreciados. E dessa reapreciação houve votos requalificados como válidos, sendo que a maior parte deles eram a favor do PAICV. Mas, segundo o Acórdão do STJ, essa requalificação de votos brancos em votos válidos “não pode manter-se” por “violação dos dispositivos legais” e “constitui uma ilegalidade que influi no resultado das eleições”. Mas, mais, diz o Acórdão que essa não é competência da Assembleia de Apuramento Geral, a não ser que sobre esses votos brancos recaiam protestos nas respectivas mesas, o que não foi o caso.

É por isso que o Acórdão do STJ determina “Revogar as deliberações que requalificaram os votos em branco e a sua atribuição às candidaturas” , uma decisão acatada pelo PAICV que, agora, vendo-lhe fugir a vitória nas eleições, já não aceita.

O PAICV, como já se disse, defende agora o contrário da decisão sustentada pelo STJ no mesmo Acórdão (ver link mais abaixo) que determinou a repetição das eleições em Boa Entrada e Cruz Grande, razão que esteve na origem da suspensão dos trabalhos na Assembleia de Apuramento Geral, onde ficou claro que, nas eleições de domingo último, o MpD recuperou mais votos do que o PAICV, traduzindo-se em vitória nos dois órgãos autárquicos, Câmara e Assembleia Municipal.
Comentários dos nossos leitores
Juiz dos Juizes juiz@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
É por isso que gosto do Liberal. Escreve e mostra as provas do que escreve. Agora quero ver o que vão fazer esses juizes.

EGU egucv@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
O NHOS KRE O NHOS KA KRE, DJA NHOS FRONTA! MpD KI GNAHA NA VERDADE E NA JUSTEZA! SE JUIZ PA FAZI KUMPRI SE DETERMINAÇON AGORA!

Djosa Neves chuchantetambe@yahoo.com.br
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Se de inicio foi uma questão simples de ARITMETICA, agoara a situação AGRAVA-SE.***Juntou-se a questão do PORTUGUES.***Isto só prova que nosso ensino escolar vai mal nessas matérias, que se juntam á famosa gafe em INGLES do MCA.***De tão ridiculo, que se não fosse trágico, daria umas boas gargalhadas!!

FGG fgg@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
AO PAICV DEVE SER MOVIDA UMA QUEIXA-CRIME URGENTE PELOS ESTRAGOS QUE VEM FAZENDO AO PAÍS. PRIMEIRA QUEIXA-CRIME: FALSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS COM VISTA A INDUZIR O STJ A ERROS. MAS, ESTOU CERTO QUE UM DIA ESTE PARTIDO SENTARA NOS BANCOS DOS REUS PARA SER JULGADO SOBRE O CASO SANTA CATARINA. JÁ ESTAMOS FARTOS DA MESQUINHICE E ROUBARIA DESSE PARTIDO DO DEMONIO. POR FAVOR, STJ, ACCIONE UM PROCESSO CRIME CONTRA O PAICV PORQUE FOI PRECISAMENTE OS DADOS FORJADOS E ADULTERADOS POR ESSE PARTIDO QUE VOS INDUZIRAM A ERROS.

José Pina jose@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Poxa! Ainda há quem fale mal do Liberal... Liberal mata a cobra e mostra o pau! Contra factos...

Badiu Pé ratxadu badiuperatxadu@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
"O presidente eleito Francisco Tavares assume que vai trabalhar com todas as forças políticas presentes na Câmara de Santa Catarina, que é como quem diz o PAICV, o partido que venceu a Assembleia Municipal. Esta disponibilidade mostrada por Tavares é o primeiro passo para esta coabitação política inédita em Cabo Verde, em que um partido ganha a Câmara e outro a Assembleia e mais um “teste a esta jovem democracia”. (In A Semana) Assim funciona o paicv a sua máquina de propaganda e mentira e os seus jornais. A ordem veio de Macau onde o PM anda há nove dias com um batalhão de jornalistas, assessores e ministros. Depois veio o candidato derrotado repetir. a seguir A Semana , depois virá a Nação e assim sucessivamente. Nos blogs e onlines as letas e alices papagueiam a receita do chefe e durante dias alimentam a esperança dos fanáticos e lupens tambarinas. a lógica é sempre a mesma, atacar o adversário naquilo que o próprio PAICV está a afzer ou vai fazer de imediato. O PAICV está a preparar uma fraude, então grita antes que o MPD está a organizar uma frude gigantesca para divertir a malta e distrair a atenção das pessoas da fraude que eles totalitários estão a organizar ou planear.JMN gasta mais de 8 mil contos numa visita a China com mais de 20 pessoas e o PAICV manda os seus lacaios gritarem que o Presidente está a viajar muito. o MPD ganhou claramente as eleições em Santa Catarina depois da repetição vergonhosa ? Os lacaios do PAICv lançam logo depois do encerramento das urnas que vão a frente e que vão ganhar. Sabe-se então que FT ganhou a CMSC, então eles lançam que o PAICV ganhou a AM, sabendo que perderam. Para que? Para alimentar a esperança e lançar a confusão e o veneno. Vão ver que logo que ficar esclarecido que o MPD também ganhou a AM vão insistir na tecla que nada de novo se passou e que o PAICV nunca ganhou as autárquicas. Atacam no Parlamento a oposição, vão gritar que conseguiram milagres na China, insultam o Presidente e vão para a frente. Até o momento daqueda definitiva. O MPD tem porém de ser mais forte e atento as manobras dos totalitários. O MPD tem de fugir a tentação de cair nas armadilhas do PAICV e seus lacaios como a semana e a Nação. O MPD tem de estar unido e não entrar de novo em diversões alimentadas por Tozés, Osórios e djons jinis. Estes tem de ser deixados de lado e o MPD concentrar no essencial. carlos Veiga tem de ser duro com JMN, enfrentá-lo e derrotá-lo no debate do estado da Nação. O Pr tem de ser cada vez mais duro com as patifarias de JMN e seu governo e não pode compactuar com a sua poucavergonhice. O patritismo agora exige trabalharmos juntos para acelerar a queda de JMn e seus lacaios da vergonha.

NATERCIA natinha@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
O PAICV ESTA BRINCANDO COM O POVO DE SANTA CATARINA E COM OS JUIZES DO SUPREMO TRIBUNAL! SEMPRE BRINCOU FAZENDO DE GATA SAPATO AS ELEIÇÕES NESTA TERRA! AGORA DEPOIS DE ARMAR O CIRCO VEM FAZER O POVO DE PALHAÇO! PALHAÇO É O VOSSO CHEFINHO E A SUA CAMBADA DE IGNORANTES! PELO MENOS FINJAM SER DEMOCRATAS E ACEITAM O RESULTADO DO VOSSO CIRCO! CABO VERDE JÁ ESTA FARTO DAS VOSSAS ARMAÇÕES MACABRAS!

Armando Varela mancinho.djuncu@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Deixem de mentira e de armação política. O PAICV não pode ordenar a que os votos brancos sejam requalificados. Este é tolice do liberal e do mpd tentar enganar as pessoas que isto é possivel. Todos sabemos quem são os integrantes da assembleia geral de apuramento! Segundo aspecto, deveriam dizer a verdade dos factos: o paicv defende que a desqualificação dos votos em branco deve fazer pura e simplesmente pela debitação do nº de boletins em branco qualificados no apuramento do dia 2 de Julho; ou seja, não é necessário contar cada voto novamente e cada mesa, mas sim subtrais o nº de votos brancos qualificados a favos de cada candidatura(no caso 8 para o PAICV e 5 para o MPD). Já o mpd defende que o novo apuramento geral é a recontagem de todas as mesas, ou seja voltar a fazer o trabalho já efectuado aquando do primeiro apuramente. isto é pura perda de tempo, ou então o mpd já introduziu novos dados nas urnas que ficaram na posse do tribunal local. É esta a conclusão a que se deve chegar, posto que se há uma acta de apuramento geral das mesas não impugnadas, com indicação de quantos votos brancos foram qualificados a favor de cada candidatura é basta subtrair do total esses votos brancos e acabou. Esta é um amanobra de diversão a que o liberal está, como sempre a dar cobertura, pensando que com isto vai enganar as pessoas ou criar opinião desfavorável ao paicv. Enganados estão. Espero pois, que o Apolinário das neves, este angolano ladrão e corrupto mande publicar este meu texto, em nome da verdade e do pluralismo informativo. Deixem de "masturbação política" e façam informação credivel e com verdade. Lembrem-se que o liberal tem o estatuto de orgão de comunicação e não de panfleto, por isto está vinculado à verdade informativa, à imparcialidade e`ao cumprimento do princípio do contraditório.

Antonio Delgado Morais morais_antonio@hotmail.it
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Eu também estou ancioso e curioso para ver o que escreve o Jornal Asemana que jà cantava vitoria para o seu Partido Liberal é um Jornal que trabalha ao lado da VERDADE e a frente das MENTIRAS. Na Asembleia Nacional, nos Tribunais, nas Procuradorias e no STJ precisam de investigadores tal como os Jornalistas do Liberal.

Djinguilane Andrade Djinguilane@sapo.cv
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
SE NÂO FOSSE O LIBERAL HOJE ESTARIAMOS A VIVER NUM PAIS COMO A CUBA; COREIA DO NORTE; VENEZUELA,ETC; BEM HAJA OS CORAJOSOS JORNALISTAS DESTE GRANDE JORNAL: AGORA QUERO VER OS ROSTOS DO STJ, JOSE MARIA NEVES, O JORNAL A SEMANA, A JULIETA TAVARES DA TCV.VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA NO PAIS.

César Brutus cesarbrutus@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
E como pode haver "impasse" na execução dessa ordem? Que procurador é esse que não se impõem? Esta com medo de quem ou o quê? Do poder judicial não é com certeza. Qualquer aluno do primeiro ano da licenciatura em direito, adentro do curso Direito Constitucional, interpreta a ordem supra. correctamente ... todas as mesas ... Querem ver que vai-se ter que intentar uma "acção de execução" para fazer cumprir a ordem do supremo??? Mas aí está. Quando as instituições não se dão ao respeitar, não se impõem na sua soberania e se deixam "manietar" com estórias de 100 boletins a mais, acontece isso...; Um pouco à semelhança do que acontece agora com o crescendo conceito "mercado de votos"...Sim, pessoas que se posicionam estrategicamente por altura das eleições para leiloarem o seu e outros tantos votos ... Idem com a utilização Thug nas campanhas, que é uma questão de tempo até estes se "sindicalizarem" e leiloarem "segurança", ou então não haverá campanhas nos seus bairros ... O que mais irrita é que, chegado a esse ponto, o legislador reage rápido, com duras penas para esses vendedores,...com "sanções"voto obrigatário..., enquanto os principais culpados, os corruptores, continuarão sentados no parlamento, nas direcções gerais ou a viajar pelas chinas sem que nada lhes aconteça...

pinton pintontchuputibedja@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Nha guenti dexam poi és cumentário li, na kel noticia más fresco. Undi stâ LETA? nhôs dam conta LETA. é tem venenu ké tâ fulha para Carlus Vêga má desbês djé fica ku rostu dentu kel káu. Nés momentu é debi stâ BAM dágu, coitadu. Hm tâ fica tâ spera si cumentariu na facebook di Zé Maria. Ze Maria també djé bá xinta dum béz, keli ki ze Maria neves crêba. é tâ bai planta batata lâ Brianda.

Independente indi@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
PARABENS LIBERASL

Djondikalamatchi Djondikalamatchi@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
SO NAO SENTE QUEM FILHO DE BOA GENTE NAO E.Quando um primeiro ministro se socorre de um ladrao para ministro e ou candidato a presidente de uma Autarquia tao importante como a de SANTA catarina ou qualquer outra,ele da'nos razao mais que suficiente,para alem de outras muito fortes,dele e do seu governo,que ele, de seriedeadenao tem nada,nao e confiavel. JOSE MARIA NEVES,POR FAVOR,PARA O BEM DE CABO VERDE, SAI!

Seidi Alfama seidialfama@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Armando Varela, mentiroso é você e está a tentar fazer de nós todos idiotas. Na primeira Assembleia de Apuramento Geral, a 2 de Julho, foram validados votos em branco, uma decisão que o STJ considerou ilegal por Acórdão de 10 de Julho. Agora, o PAICV quer ver, de novo, esses votos tidos como válidos, contrariando a decisão do STJ que antes acatou. O PAICV quer ganhar à força qualquer coisinha, é o que é... o resto são balelas!

Lenira Sousa lenirasousa@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Djinguilane Andrade, vc esqueceu o pior de todos, consegue ser pior que Semana, a Nação, um jornal nojento que num país a sério seria proibido por apensa ser um covil de mentirosos e sem vergonha. Coisas como semana e Nação envergonham qualuer democrata.

marília marques marilia@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Democracia na PAICV tem? Oras qui benefício sta de ses banda es ta aceita, es ta passa mensagem ma es é democrata,ma oras qui cuzas ta mariaz, ali go, es ta mostra verdadeiramente cuzé es é.Aaanhm es cre pa acordo de Supremo ser cumprido pela metade? Ou seja só na parte qui ta convês? Qui raio de partido é esse? Esse postura di ses li é modi qui alguém pode tchomal? Di cre falcatrua decison de supremo? haja respeito. Ma na Assembleia de Apuramento Geral ca sta ninguem qui ta pode faze cumpri lei? Esse Assembleia sta ba fica lá reunido té qui PAICV quizer?Já basta.

Sei Alfama seidialfama@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
A única coisa que aqui não percebo é a razão do impasse. Afinal, o que está lá a fazer o Procurador na Assembleia de Apuramento Geral? O gajo não sabe que o Acórdão é para cumprir? O rapaz desconhece a Lei? Estamos tramados com estes magistrados de opereta que tremem como varas verdes quando o Zemas dá um arroto de Macau. E tu, Al Binda, não tens nada a dizer enquanto especialista na matéria? Porra, nunca apareces quando é preciso?

Cosme O. Maia cosmemaia@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Cesar Brutus, não há problema nenhum. Mesmo na hipotese de a assembleia não desqualificar os votos em branco, o STJ vai ter de o fazer, o STJ não pode desmentir-se em pouco tempo. A deliberação da assembleia está sujeita ao crivo final do STJ. Portanto, nada há a recear, o MPD ganhou a AM de Santa Catarina. A jogada do PAICV é ganhar tempo, fazer barulho, divertir os seus apaniguados. O PAICV funciona assim e nunca vai mudar. É congénito, JMN nunca foi e nunca será democrata, nasceu torto e torto vai morrer. Ele que vá fazer poesia na ladeira com os burros

miguel rmiguel@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
POVO Caboverdiano: Vamos todos defender a integridade do jornal "LIBERAL" a todo o custo. Se trata de um jornal que conseguiu levar ate ao fim as informacoes eleitorais. Quanto aos outros jornais, com muita pena, que continuem defendendo os interesses dos outros como andam a fazer. VIVA "liberal". Ve-se que existem pessoas com raiva e e dificil controla-las porque o "liberal" provou que os seus funcionarios estao fazendo jornalismo como profissao na verdade. Agora pergunto: Se nao houvesse esse "Liberal" , onde estariamos?

CesarManso cesarmanso@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
César Brutus é analista DA PESADA!!!Continue fazendo análises neste espaço que nós agradecemos a sua lucidez e profundidade de análise.

ONÉSIMO SILVEIRA onesimo@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Vcs são todos uma cambada de irreflectidos!!! O Paicv sempre vos engana, sempre consegue branquear tudo, sempre sai ileso, sempre vos passa na curva. O principal objectivo do JMN/facção Neves que é tirar todo o brilho à vitória do MpD, desviar a atenção dos cverdianos de modo a amortecer a mais esse desastre eleitoral,foi amplamente atingido. OJMN sabe muito bem que perdeu, sabe que ninguém já o quer ver nem escutar, sabe que esses resultados são consequencias da sua "boa Governação" e da sua "agenda de transformação". Abrem olhos, patetas!

A bem de Cabo Verde maluku2253@yahoo.fr
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
A maneira mais legal possível para depôr o PM é declarar as eleições legislativas antecipadas. Porquê ? Porque com essas muito pesadas derrotas o PAI fará do seu Governo sustentado pelo PAI uma arma contra o desenvolvimento dos municipios do MPD. Sendo eles maioritários, essas populações sofrirão as consequências da retalhação. É possível que o PAI retome o sistema que prevalecia entre 1975 e 1990. Como o MPD é o partido de todos os CV, todos sentirão de facto que a liberdade na sua plenitude é um bem muito preciso como a água, o ar que respiramos. Cabe ao Sr PR analisar a evolução da situação do povo das ilhas para ver se uma medidade como essa salvará Cabo Verde da ditadura que se quer impor já que quer a Guiné Equatorial na CPLP ... como aliada ( será ?)

sérgio mendes sergiomendes@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Claro que JMN e o PAICV sabem que perderam na Cm e na AM. O que eles fazem é gestão politica da derrota. O MPD tem de aprender a lidar com isso, com as táticas totalitárias. o PAICV quer é relativizar a vitória do MPD que é estrondosa,mas o MPD não está a aproveitar e publicitar a vitória. Até parece, pela imprensa caboverdeana que quem ganhou foi o PAICV. Eles são terríveis na propaganda e na contrainformação.Até hoje o MPD não aprenedu a lidar com eles, mas tem de aprender antes que seja tarde. Há pessoas que ainda acreditam na Semana ou na Nação, sabem que estes jornais mentem e manipulam mas continuam a ler e a acreditar. Por exemplo, a Semana noticiou que o PAICV ganhou a AM e que FT vai ter de coabitar, etc. JMN disse em Macau aos serviçais da TCV, a Semana repetiu, os capangas nos onlines e FB repetiram e agora A Nação repetiu, é assim que eles funcionam.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36555&idSeccao=523&Action=noticia

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Expressodasilhas:Autárquicas’2012: Francisco Tavares ganha as eleições em Santa Catarina


O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) e presidente cessante da Câmara de Santa Catarina, Francisco Tavares, venceu as autárquicas'2012 depois da mais conturbada campanha eleitoral vivida até hoje no país.


Em declarações à imprensa, às 00:30 minutos desta segunda-feira, ainda antes do apuramento parcial na mesa CS-H-01 de Cruz Grande, o autarca reeleito garantiu que tem uma vantagem de 30 votos para a câmara e de 25 votos para a assembleia municipal.

Somados àqueles votos em branco que foram desqualificados pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), sobretudo para o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que apoiou o ex-ministro das Infra-estruturas, José Maria Veiga, o MpD vai estar em vantagem tanto na câmara como na assembleia municipal, explicou.

Estes dados contrariam as informações avançadas pelo candidato do PAICV que dizia, há mais de uma semana, estar à frente na contagem dos votos resultantes das eleições de 01 de Julho depois da decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para a repetição da votação nas mesas SC-I-02 de Boa Entrada e SC-H-01 de Cruz Grande por irregularidades comprovadas.

A decisão do STJ, enquanto Tribunal Constitucional, surgiu na sequência do pedido de impugnação das eleições em 43 das 73 mesas de voto no concelho de Santa Catarina apresentado pelo candidato do PAICV (no poder), que acusou Francisco Tavares de fraude generalizada.

Em causa estiveram 769 votos que decidiram pela renovação do mandato do MpD, confirmando a vitória deste partido em 14 das 22 câmaras do país, destacando-se como as mais importantes Praia, São Vicente, Sal e Santa Catarina.

Francisco Tavares afiançou que não tem qualquer receio que haja qualquer inversão dos resultados no apuramento geral das eleições, que, segundo o Código Eleitoral, começa hoje pelas 15:00.
Para a vitória das eleições autárquicas'2012, incluindo a de 22 de Julho, considera que lhe valeu o projecto que apresentou para Santa Catarina em 2008, o facto de ser "um candidato de mãos limpas", a obra realizada, com destaque para todo o programa social desenvolvido no concelho, e sobretudo a amizade que nutre pelo povo santa-catarinense.

"Vamos continuar a trabalhar com cada vez mais competência", prometeu o autarca reeleito, que pretende realizar o seu segundo mandato em diálogo com todas as forças vivas do concelho, utilizando todas as energias que estejam disponíveis para o desenvolvimento de Santa Catarina.
Com cinco mandatos na câmara contra quatro do PAICV e 11 mandatos na assembleia municipal contra 10 do PAICV, Francisco Tavares acredita que poderá governar "tranquilamente", mesmo que o PAICV não participe.

"Vou ter vereadores do PAICV, mas saberei trabalhar com eles e espero da parte deles a melhor colaboração e que estejam ao serviço do povo de Santa Catarina e não do partido", indicou.

Quanto ao processo que existe contra ele no tribunal de Santa Catariba referente aos contratos assinados com as monitoras de infância em troca de apoio eleitoral, assegurou que não vai dar em nada. "É apenas um espantalho que levantaram durante todo esse tempo que vai dar apenas em vento", realçou.

Do seu adversário espera que, nas próximas horas, vá à comunicação socia reconhecer que, finalmente, perdeu as eleições em Santa Catarina e que, como líder de vereadores na câmara a que vai presidir até 2016, dê uma contribuição útil para o desenvolvimento de Santa Catarina.´

Às 2:00, ainda não eram conhecidos os dados parciais das eleições da mesa de Cruz Grande. Na Boa Entrada, o MpD ganhou com 152 votos a favor para a Câmara Municipal, contra os 150 do PAICV e 01 para o independente Moisés Monteiro.

Para a Assembleia Municipal, o MpD obteve 152 votos, o PAICV 151 e o Roteiro rumo a Santa Catarina 1 voto.

Dos 341 eleitores inscritos, votaram 312 eleitores e 29 pessoas não exerceram o seu direito de voto.

No dia 01 de Julho, segundo dados da Direcção-Geral de Administração do Processo Eleitoral (DGAPE), para a câmara, o MpD tinha obtido 7.451 votos, 47,3 por cento (%), o PAICV 7.416 (47%) e o Grupo Independente de Moisés Monteiro 460 (2.9%).

Para a Assembleia, o MpD obteve 7.407 votos (47%), o PAICV 7.401 (46.9%) e o Grupo Independente 503 (3.2%), lia-se até domingo, 22 de Julho, no site da DGAPE.

Para as eleições de 01 de Julho, estiveram inscritos em Santa Catarina 21.555 eleitores, distribuídos por 73 mesas de voto.

Nas autárquicas de 18 de Maio de 2008, a Câmara de Santa Catarina de Santiago foi disputada pelo MpD, que obteve 8.681 votos (54,56%), e pelo PAICV que conseguiu 7.229 votos (45,44%).

23-7-2012,
Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

MIRRI LOBO - Encomenda de terra

domingo, 22 de julho de 2012

Ben di fora by Ferro Gaita (FORCV.com)

Ferro Gaita - Bandera liberdade

Gil Semedo - Nos Lider

Conferência da sida em Washington procura novo impulso para erradicar a pandemia - Sociedade - PUBLICO.PT

Conferência da sida em Washington procura novo impulso para erradicar a pandemia - Sociedade - PUBLICO.PT

Expressodasilhas:Autárquicas'2012: Carlos Veiga satisfeito com adesão das pessoas às urnas


O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Carlos Veiga, mostrou-se hoje satisfeito com a adesão às urnas dos eleitores das duas mesas de Santa Catarina que tiveram de repetir o pleito de 01 de Julho. 

Os 769 eleitores de Cruz Grande e Boa Entrada, no concelho de Santa Catarina, tiveram de voltar às urnas hoje para a eleição dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipais depois de verem anulado pelo Supremo Tribunal de Justiça dos resultados de 01 de Julho, nestas duas localidades.

Instado pela Inforpress quanto à sua percepção em relação ao momento que se vive nas duas localidades, o líder do MpD considerou que "tudo está tranquilo, as pessoas estão a afluir às runas em número relevante".

Quanto à sua presença em Santa Catarina e nas duas localidades, em curtos espaços de tempo, Carlos Veiga justifica dizendo que está no concelho para "apoiar as duas candidaturas do partido, lideradas por Francisco Tavares para a Câmara Municipal, e José Martins para a Assembleia Municipal.

O líder "ventoinha", que segundo garantiu, vai "continuar todo o dia de hoje" em Santa Catarina, disse ainda esperar que "tudo corra bem".

Às 06:00 de hoje, o site da Direcção-Geral do Processo Eleitoral (DGAPE) www.dgape.cv confirmava como sendo dados provisórios oficiais que a candidatura do autarca cessante Francisco Tavares, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD) contava com mais votos tanto para a Câmara como para a Assembleia Municipal do que a de José Maria Veiga apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para a Câmara, no início da repetição da votação de hoje, o MpD tem 7.451 votos 47,3 por cento (%), o PAICV 7.416 (47%), portanto mais 35 votos, e o Grupo Independente de Moisés Monteiro 460 (2.9%).

Para a Assembleia, o MpD obteve 7.407 votos (47%), o PAICV 7.401 votos (46.9%) e o Grupo Independente 503 votos (3.2%).

Agora tudo está a depender do voto dos 769 eleitores de Boa Entrada e de Cruz Grande, duas localidades disputadas "corpo a corpo" entre o Movimento para Democracia (MpD), que apoia o autarca cessante Francisco Tavares, e o PAICV que tem como candidato o ex-ministro das Infra-estruturas, José Maria Veiga, já que a candidatura independente Roteiro rumo a Santa Catarina de Moisés Monteiro, não esteve no terreno por achar que a sua mensagem já foi transmitida.

Para as eleições de 01 de Julho estiveram inscritos em Santa Catarina 21.555 eleitores, distribuídos por 73 mesas de voto, tendo a candidatura de José Maria Veiga solicitado ao STJ a impugnação em 43 mesas, alegando fraude generalizada.

Nas Autárquicas de 18 de Maio de 2008, a Câmara de Santa Catarina de Santiago foi disputada pelo MpD, que obteve 8.681 votos (54,56%), e pelo PAICV, que recebeu 7.229 votos (45,44%).

 22-7-2012/Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/autarquicas-2012--carlos-veiga-satisfeito-com-adesao-das-pessoas-as-urnas

LIBERAL:BOA ENTRADA E CRUZ GRANDE NO CENTRO DO MUNDO


Hoje é o dia em que tudo se decide 
Se perder, o MpD reduz uma câmara à vitória eleitoral de 1 de Julho, mas mantém a legitimidade de vencedor das eleições autárquicas de 2012. Perdendo, o PAICV reforça a derrota de 1 de Julho e acentua a derrota pessoal de José Maria Neves, colocando-o numa posição de ainda maior fragilidade
foto


Praia, 22 de Julho 2012 – Durante duas semanas Boa Entrada e Cruz Grande estiveram no centro da vida política cabo-verdiana. Esse momento de luzes de ribalta extingue-se mais logo, quando os resultados estiverem apurados. 


Aí os lugarejos rurais irão voltar à pacatez de sempre, a um dia-a-dia calmo entremeado com conversas de pé de porta e trabalhos agrícolas. Logo que o brilho das luzes se apague Boa Entrada e Cruz Grande voltarão a sair do mapa.


Ontem, em Assomada, era visível o frenesim de carros da imprensa e dirigentes partidários, a cidade do planalto transformou-se por breve momentos na capital nacional da política, no centro do que acontece em Cabo Verde.

VENCEDORES E VENCIDOS
Semanas antes, a vontade soberana do povo foi anulada por acórdão, assinalando uma das maiores vergonhas jurídicas deste país e colocando os juízes do Supremo Tribunal de Justiça no papel de moços de recados da vontade do chefe. 


Para a história do Cabo Verde democrático ficarão muito mal na fotografia e constituem um péssimo exemplo para as novas gerações. Os magistrados do Supremo, seja qual for o cenário, são os grandes derrotados destas eleições.


Se perder, o MpD reduz uma câmara à vitória eleitoral de 1 de Julho, mas mantém a legitimidade de vencedor das eleições autárquicas de 2012. Perdendo, o PAICV reforça a derrota de 1 de Julho e acentua a derrota pessoal de José Maria Neves, colocando-o numa posição de ainda maior fragilidade. 


A forma como o Primeiro-ministro interferiu nestas eleições retira-lhe espaço de manobra para, caso as coisas não lhe corram de feição, se poder furtar a aparecer como o grande derrotado.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36540&idSeccao=523&Action=noticia

Expressodasilhas:Turismo no fio da navalha


O momento é decisivo
Cabo Verde depende maioritariamente de um sector, o turismo, onde não é competitivo e para o qual o governo dá pouca atenção. Estas são as principais conclusões de um estudo que analisa as ligações entre o turismo e a pobreza em Cabo Verde e examina como estas podem ser melhoradas para beneficiar famílias com rendimentos baixos. Um trabalho comissionado pelo Banco Mundial e realizado pelo Overseas Development Institute.

Situação actual: As chegadas de turistas internacionais em Cabo Verde têm crescido 15 por cento ao ano, a partir de fluxos muito baixos no final dos anos 90 para cerca de 352.000 chegadas internacionais em 2011.

Como resultado, a economia de Cabo Verde transformou-se na última década. A economia nacional é agora altamente dependente do turismo: como fonte de produção económica (pouco menos de metade da economia), de moeda estrangeira (85 por cento das receitas cambiais) e de pelo menos 20 por cento das receitas fiscais.

Embora a taxa de pobreza esteja a ser reduzida, 27 por cento da população ainda vive abaixo do limiar de pobreza. No entanto, existem evidências de que o turismo beneficia os pobres. Quase todas as pessoas que trabalham no sector do turismo recebem salários que elevam as suas famílias da pobreza. O turismo é eficaz na redistribuição de recursos de turistas internacionais para cabo-verdianos com rendimentos baixos, com cerca de um terço dos gastos turísticos a reverterem para os nacionais de uma família pobre. Isto ocorre principalmente através do mercado de trabalho (empregos no sector do turismo e os impactos induzidos) e à tributação do turismo. Já o impacto das ligações da "cadeia de abastecimento" do turismo para outros sectores da economia no nível da pobreza é bastante limitado em Cabo Verde.

Desafios para as ligações do turismo: As razões para as ligações limitadas da "cadeia de abastecimento" entre o turismo e a economia local são numerosas. O turismo em Cabo Verde é concentrado em poucos hotéis em duas ilhas distantes. O governo oferece somente um generoso pacote de incentivos fiscais como apoio ao sector. Portanto, o sector do turismo é pouco competitivo em Cabo Verde, principalmente devido a um mau ambiente regulatório: escassas ligações aéreas para os principais mercados internacionais; fácil disponibilidade de importações de alimentos; baixa despesa discricionária por turista; e um ambiente de negócios pouco condutivo a empreendedores nacionais. Esta avaliação microeconómica apoia a análise macroeconómica acima - que as principais relações entre o turismo e a economia de Cabo Verde estão no mercado de trabalho e tributação e que as cadeias produtivas estão subdesenvolvidas.

Cadeias de abastecimento pró-pobres: As oportunidades para o desenvolvimento de cadeias de abastecimento são fortes no peixe fresco e tomate, batata e mamão papaia. Estas poderiam realisticamente fornecer alimentos mais baratos e/ou de qualidade superior aos turistas e também poderiam aumentar a contratação local por cerca de 4 milhões de euros por ano e melhorar os meios de subsistência de cerca de 780 famílias de pescadores e agricultores.

O que quer Cabo Verde? A política de turismo em Cabo Verde defende a diversificação do turismo de grandes hotéis com tudo incluído ("all-inclusive") no Sal e Boa Vista e apoia o ecoturismo de pequena escala nas outras ilhas. O estudo demonstra que os grandes hotéis nas ilhas turísticas geram benefícios financeiros por quarto muito maiores do que o tipo de estabelecimento que a política favorece. No entanto, a política está correcta ao defender um afastamento dos "all-inclusive" de baixa qualidade. Os perigos estratégicos reais enfrentados por Cabo Verde são o facto de que o sector do turismo é vulnerável ao colapso por eventos que minam a confiança do operador turístico no destino ou uma guerra de preços com outros destinos concorrentes.

A aspiração - além de consolidar os ganhos do turismo existentes - deve ser o desenvolvimento de um destino em que se combina rendimentos mais elevados com maior competitividade e ligações locais mais fortes com uma economia mais equilibrada

Cabo Verde é o 12º país do mundo mais dependente do turismo. No entanto, o sector turístico está fortemente concentrado em oito grandes hotéis em duas ilhas (Sal e Boa Vista tem mais de 90 por cento das dormidas).

Apesar do peso do turismo na economia do arquipélago, os operadores entrevistados para este estudo lamentaram que o apoio do governo se limite a incentivos fiscais. Consideraram ainda que as instituições que supor-tam o turismo são fracas e que o governo não mostra empenho político nem apoia financeiramente o sector.

Cabo Verde não é competitivo quando comparado com outros destinos internacionais similares. No ranking Global, o arquipélago ocupa a 89ª posição, abaixo de países concorrentes como o Egipto (75º), República Dominicana (72º), Maurícias (53º), Turquia (50º) e Tunísia (47º). Cabo Verde é considerado um país com uma regulação pobre em termos de: disponibilidade de pessoal bem formado, requerimento de vistos, direitos de propriedade, falta de ligações aéreas e um excesso de taxas sobre os turistas.

Os cenários futuros para o turismo em Cabo Verde

Quadro comparativo: Seychelles. Número de turistas, 188 000. Gastos médio por turista, 1200€.

Percentagem que o turismo representa no total da renda do país, 38 por cento. Maurícias. Número de turistas, 900 000. Gastos médios por turista, 1650€. Percentagem que o turismo representa no total da renda do país, 7 por cento. Tunísia. Número de turistas, 5. 060. 000. Gastos médios por turista, 320€. Percentagem que o turismo representa no total da renda do país, 9 por cento. Cabo Verde. Número de turistas, 352 000. Gastos médios por turista, 940€. Percentagem que o turismo representa no total da renda do país, 49 por cento.

O primeiro cenário, catastrófico, chama-se ‘Destruição Total'. Isto aconteceria se Cabo Verde alienasse o maior operador turístico (no caso, a TUI), por exemplo devido a um grave acidente de autocarro que expusesse a falta de infra-estruturas de saúde. Em consequência, o sector entraria em colapso, uma vez que sem os voos charter desapareceriam três quartos dos turistas. Não haveria alternativas porque o país é incapaz de concorrer com destinos mais baratos. Além do declínio do turismo, isto representaria um grande passo atrás para Cabo Verde.

Um segundo cenário, igualmente negativo seria o de ‘Guerra de Preços com a Tunísia'. Esta é uma batalha que Cabo Verde deve evitar de todas as maneiras porque nunca a poderá vencer. A Tunísia tem fortes ligações entre o turismo e a economia local, um cenário que demonstra o forte engajamento das autoridades. Ou seja, se Cabo Verde entrasse numa guerra de preços com a Tunísia, os efeitos seriam mais sentidos no arquipélago do que no país do norte de África. Isto daria origem ao fecho de muitos hotéis cabo-verdianos e ao aumento do desemprego entre os trabalhadores.

O terceiro cenário é menos desastroso, o que não quer dizer que seja positivo, e chama-se ‘Sonhar com as Seychelles'. Sob este cenário, aumentariam os gastos dos turistas e os decisores políticos teriam de concentra-se em fornecer turismo de alta qualidade. No entanto, esta é uma hipótese onde não há uma ligação forte entre o turismo e a economia local e onde a preocupação é toda dirigida para os visitantes externos. Nas Seychelles a população só tira benefícios com a transferência dos impostos do turismo para as comunidades, no entanto, um excesso de taxas poderá fazer com que a procura desça. Ainda sob este cenário, viria ao de cima a falta de competitividade de Cabo Verde e a economia do arquipélago ficaria refém das flutuações de visitantes.

O último cenário ‘Em Direcção às Maurícias', seria o mais positivo. Apesar de não entrar em guerras de custos, as Maurícias oferecem turismo a preços mais competitivos do que Cabo Verde. Nas Maurícias conseguiu-se também uma boa ligação entre o turismo e a cadeia de abastecimento local, o que maximiza e multiplica a entrada de dinheiro do turismo. Além disso, as Maurícias nunca quiseram ficar reféns do turismo, apostando, desde os anos 80, na criação de zonas empresariais, na educação da população e nos incentivos fiscais que transformaram a ilha num exportador de tecnologia e serviços.

Cabo Verde, um destino caro
Uma prioridade para Cabo Verde é manter um nível razoável de gastos por parte dos turistas. O arquipélago não é competitivo em termos de preços, e mesmo que as recomendações deste estudo sejam implementadas e se ganhe alguma competitividade, o país continuará a ser um destino caro.

O que deve ser feito, diz o documento, é apostar em medidas políticas que façam com que Cabo Verde seja diferente dos destinos low-cost, procurando, essencialmente, melhorar a qualidade do produto turístico.

Os cenários de futuro mostra que actualmente a grande pressão sobre Cabo Verde incide em que o arquipélago tenha capacidade de segurar os ganhos já alcançados e aumentar a qualidade do produto turístico. Só depois é que será responsável aumentar as ligações entre o sector turístico e as famílias de baixo rendimento.

O que aconteceria a Cabo Verde se o turismo desaparecesse?
Se este cenário se tornasse uma realidade, praticamente metade da economia do país seria dizimada num ápice. Quase todo o transporte aéreo terminaria. A paragem do investimento directo estrangeiro seria quase total. Haveria uma queda dramática no sector privado da actividade económica, com reflexos directos no rendimento per capita dos cabo-verdianos. A balança de pagamentos teria um desequilíbrio abrupto porque seria o fim de 85 por cento das receitas externas (ficariam apenas as remessas, a diminuta ajuda externa e alguma exportação de alimentos). Rapidamente o arquipélago entraria numa crise profunda porque não haveria dinheiro para importar combustível e alimentos em quantidades suficientes.

Como o turismo reduz a pobreza
O crescimento do turismo associa-se ao rápido crescimento económico e à redução da pobreza através de:
Entrada directa; incluem os ordenados dos empregados de hotéis, restaurantes, os guias e as companhias de transporte.

Entrada indirecta; actividades estimuladas fora do sector turístico mas graças ao dinheiro dos turistas como por exemplo a construção de novos hotéis, a procura de comida e bebida, etc.

Efeitos induzidos; aqui fala-se do impacto, considerado muito importante, do salário do trabalhador do sector do turismo na economia local. Cálculos indicam que cada trabalhador do sector cria mais um emprego e meio na comunidade onde vive.

Em adição a estes três factores, têm de se juntar os efeitos dinâmicos do turismo sobre a economia - um hotel abre, os trabalhadores são logo contratados, compra-se comida e gastam-se os ordenados localmente. A longo prazo estes efeitos continuam a sentir-se - através do pagamento de impostos, o aumento das capacidades dos trabalhadores atra-vés das formações, etc.

Como o turismo beneficiou as famílias pobres em 2008
Directamente: através de 29,5 milhões de euros através de 9500 empregos no sector do turismo, com um ordenado médio de 289 euros por mês.

Indirectamente: 17,5 milhões de euros através de 9000 empregos na construção civil, com um ordenado médio de 160 euros por mês. A procura de alimentos e bebidas locais rendeu mais 1,5 milhões de euros.

Dinâmica: 7,8 milhões de euros através de vistos e de impostos pagos pelos trabalhadores do sector turístico.

Os benefícios directos, indirectos e dinâmicos atingem assim um total de 56,3 milhões de euros que beneficiaram os cabo-verdianos mais pobres, ou seja, cerca de 21 por cento do total dos gastos do turismo (270 milhões de euros).

Um turismo muito concentrado
O turismo representa, sensivelmente, metade da economia cabo-verdiana. Geograficamente, desde o ano 2000, tem havido uma grande concentração de turistas nas ilhas do Sal e da Boa Vista (mais de 90 por cento do total), apesar de em 2011 estarem registados 7 901 quartos em 195 estabelecimentos em todas as nove ilhas. No entanto, só os quatro maiores hotéis do Sal e da Boa Vista concentram 4 157 quartos, ou seja, 53 por cento da oferta nacional.

Apesar dos decisores políticos defenderem um turismo diferenciado, a verdade é que o turismo depende cada vez mais dos pacotes all-inclusive, sendo que a grande maioria dos turistas que chega ao arquipélago fica num dos oito maiores hotéis do país, situados no Sal e na Boa Vista.

Os hotéis não devem ser vistos como elementos isolados na cadeia do turismo. Os grandes hotéis do Sal e da Boa Vista, no fundo, são apenas a manifestação do um sistema global de turismo, algo que os políticos cabo-verdianos devem perceber se quiserem engajar-se com o sector e influenciá-lo.

Uma larga fatia dos turistas que chegam a Cabo Verde (cerca de metade) é controlada apenas por um operador, a TUI (que controla os mercados do Reino Unido, países nórdicos e Alemanha). Assim, os decisores políticos devem ter duas prioridades: o desenvolvimento de um bom relacionamento de trabalho com o operador e ao mesmo tempo procurar diversificar a dependência da sua economia em relação a um único operador. No entanto, a falta de programação de voos low-cost e o ambiente pouco produtivo só reforça esta dependência em relação a operadores estrangeiros.

Turismo com uma voz limitada junto dos decisores políticos
Num contexto de uma economia tão dependente do turismo, é incompreensível, diz o estudo, porque é que o sector tem uma baixa prioridade de políticas públicas.

As políticas públicas de apoio ao turismo ficam-se pelos incentivos fiscais. Numa análise aos documentos do governo, nota-se que o Plano de Crescimento e Combate à Pobreza ilustra essa prioridade reduzida que merece o sector do turismo. E mesmo noutros pilares da estratégia (como os recursos humanos e as infra-estruturas) o turismo é relegado para um papel secundário.

Segundo o estudo, o contraste entre o turismo e outros sectores é gritante. Como exemplo, para a pesca e a agricultura, que de 18 por cento do PIB, passaram a representar 5 por cento e que caracteriza apenas 12 por cento do emprego em Cabo Verde, tem uma série de alvos anuais bem definidos no plano, enquanto que o turismo, que representa metade da economia cabo-verdiana, não recebe recursos nem tem qualquer estratégia.

Noutro exemplo é referido o pedido do grupo TUI da construção de um degrau no molhe do Santa Maria, para segurança dos turistas, um investimento de algumas centenas de euros que quase quatro anos depois não tinha ainda sido feito. Da mesma forma foram ignorados os pedidos de iluminação pública, mais segurança e melhor tratamento de resíduos. Como desabafou um hoteleiro, os políticos não ligam ao sector porque "os turistas não votam".

Ainda segundo o estudo, os políticos estão convencidos que tem apoiado generosamente o sector através dos incentivos fiscais e da construção de infra-estruturas. Mas, como revela o documento, grande parte dos projectos não são financiados pelo governo. Os aeroportos são autofinanciados pela ASA, a modernização dos portos é feita através de donativos e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico da Boa Vista e Maio consegue os seus fundos através da venda dos terrenos aos investidores turísticos. Quando se considera a desesperante falta das mais básicas infra-estruturas que os empreendedores do sector enfrentam diariamente, estes exemplos não representam nenhuma prova do empenhamento do governo no sector do turismo.

Um diagnóstico ao sector revela deficiências sérias no ambiente produtivo para o turismo e no entanto o governo acredita que já está a ser mais do que generoso para com os agentes. O estudo levanta pelo menos duas questões: uma é a escassez de análises de confiança e de diálogo entre o governo e o sector do turismo, a segunda é que falta abrir uma linha de comunicação entre o sector turístico nas ilhas e o governo na Praia.

Outro problema detectado é que o turismo incide, essencialmente, em ilhas com pouca população, logo, com poucos eleitores. Daí, conclui o estudo, a percepção que o turismo é quase um satélite da economia, com o foco em pequenas ilhas e controlado essencial-mente por estrangeiros.

Falta de competitividade
De acordo com o índex de viagens e turismo do Fórum Económico Mundial (que entre outros pilares aborda a regulação, sustentabilidade ambiental, segurança, saúde e higiene, transporte aéreo, transportes urbanos, infra-estruturas turísticas, recursos humanos, educação, etc.) Cabo Verde (que ocupa o 89º lugar em 139 países) tem muitos desafios pela frente. Comparando com os países com quem concorre pelo mercado turístico, Turquia, Tunísia, Egipto, República Dominicana e Maurícias, Cabo Verde é muito menos competitivo. Analisando as razões, há três que chamam a atenção: em primeiro lugar, Cabo Verde não é um destino barato. Aliás, neste item, Cabo Verde aparece em 126º lugar, muito abaixo de países com preços mais competitivos como o Egipto (5º) e a Tunísia (9º). Em segundo lugar, os recursos humanos, naturais e culturais são muito pobres em Cabo Verde. Em terceiro, o quadro produtivo é igualmente pobre em áreas como os vistos, registo da propriedade de terrenos, regulação ambiental e im-postos elevados sobre o turismo.

Em conclusão, há um grave problema estratégico que tem de ser resolvido, porque Cabo Verde é altamente dependente do turismo actividade para a qual é pouco competitivo. Os desafios são complexos.

Acesso aéreo limitado
Actualmente, Cabo Verde tem voos internacionais regulares feitos apenas por duas companhias, a TAP e a TACV. No entanto, em 2011, apenas 27 por cento dos mais de 457 mil passageiros que passaram pelos aeroportos cabo-verdianos viajou através destas duas empresas. Em parte, isto reflecte que estas duas empresas servem mais os mercados onde há emigrantes cabo-verdianos do que o turismo. Três quartos dos passageiros voam através de charters e o grupo TUI transportou mais passageiros do que a TAP e a TACV juntas.

Este padrão de viagens aéreas tem sérias implicações no turismo nacional por causa da concorrência limitada em termos de voos regulares. O facto de haver só duas companhias a fazê-los encarece, e muito, o preço das viagens, é, aliás, considerado um dos preços mais elevados por quilómetro a nível global.

Mas, negociar a abertura do espaço aéreo cabo-verdiano terá impactos. Primeiro, as companhias low-cost negoceiam um incentivo com os governos para agendarem novas ligações (geralmente 10 por cento da receita tarifária), no entanto, governos de países periféricos geralmente chegam à conclusão que o pagamento de incentivos é com-pensado pelo aumento de passageiros. Em segundo lugar, a abertura aérea às companhias low-cost agravaria a actual má situação financeira da TACV, restando ao governo duas alternativas; aumentar o financiamento à companhia ou fechá-la.

A curto prazo, diz o estudo, é do interesse do governo manter os voos charter, de outro modo perde três quartos dos turistas que visitam o arquipélago, mas a longo prazo é importante abrir o espaço aéreo a voos regulares de companhias low-cost, pois só assim poderá distribuir os benefícios do turismo às outras ilhas e a complexos hoteleiros mais pequenos.

Recomendações aos decisores políticos
• Reconhecer as ligações entre o turismo, o sucesso macroeconómico e a redução da pobreza em Cabo Verde;
• Melhorar e diversificar as ligações aéreas entre Cabo Verde e os principais mercados emissores de turistas;
• Melhorar o ambiente turístico no Sal e na Boa Vista e só depois nas outras ilhas;
• Melhorar os recursos humanos;
• Apoiar os empreendedores locais para aumentar os gastos dos turistas;
• Melhorar as ligações com os produtores locais (seja na pesca, seja na agricultura, seja na cadeia de abastecimentos).
16-7-2012
Jorge Montezinho, Redacção Praia
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/turismo-no-fio-da-navalha

Inforpress:Dom Arlindo Furtado: Família cabo-verdiana vive momento de atribulação e instabilidade


O bispo da Diocese de Santiago admitiu hoje na Praia, que a família cabo-verdiana vive momentos atribulados sob o signo de instabilidade e desafios que podem levar as pessoas à “ruptura” e a família a situação “peregrina”.

Dom Arlindo Furtado, que falava à Inforpress, no âmbito do I Fórum Diocesano da Família, promovido na Cidade da Praia, pela Diocese de Santiago, referia-se à instabilidade não só afectiva e psicológica, mas também económica.

“A Igreja está atenta a esse comportamento, por isso, tem esforçado para dar o seu contributo para ajudar a equilibrar a situação com esperança de que no futuro, a situação possa estar melhor com a colaboração de todos, incluindo os governantes”, indicou.

O bispo da Diocese de Santiago, que apresentou no encontro o tema “A situação da família em Cabo Verde hoje e o Projecto Pastoral”, sustentou que o grande objectivo do projecto pastoral é ajudar as pessoas a consolidar a sua união e estabilidade, ajudar os jovens a preparar-se ao dar esse passo importante para a constituição da família.

Baseando no lema do fórum “Educação para o Amor”, Dom Arlindo Furtado lembrou aos casais que o amor “é bom, é essencial, mas que deve ser levado a serio e colocado no mesmo patamar que a responsabilidade humana”.

Neste âmbito, sublinhou que a família “é uma escola da vida, de amor e do bem”.

“A família sem a sua fonte que é Deus, e o Amor que alimenta essa trindade não poderá realizar o seu amor na mais plenitude”, realçou.

Além do amor, o bispo Dom Arlindo Furtado referiu-se a situação económica, factor pelo qual acredita tem feito com que as famílias passem por sérias turbulências.

“Em Cabo Verde temos de levar as pessoas a pensarem que, na vida, existem coisas essenciais e secundárias. Não podemos ter tudo ao mesmo tempo como estão a pensar os jovens de hoje, que estão caindo na rede do consumismo”, afirmou.

Perante o consumismo a que as famílias cabo-verdianas se têm entregados o prelado de Santiago apela as pessoas a controlam os seus impulsos para que consigam, a pouco e pouco, obter o essencial para a vida.

Questionado quanto aos problemas de perda de valores que se tem notado no seio da família actual, Dom Arlindo Furtado admitiu que tal não se deve a ausência dos pais para melhoria económica da família, mas que é fruto de irresponsabilidade dos pais que procuram outros meios de convivência e que não assumem a realidade do lar.

No entanto, o facto da família “ser fundamental” para a felicidade do homem, o bispo apelou as pessoas a pensarem na família como a realidade número um do meio ambiente para a sua projecção na felicidade.

O I Fórum Diocesano da Família tem a duração de três dias e inclui no seu programa debates, “workshops”, testemunhos, tempos de oração, celebração da eucaristia, adoração ao santíssimo sacramento, vigílias, e louvores.

Participam no encontro cerca de 200 pessoas, sendo sete de cada uma das 21 paróquias da Diocese (totalizando 147 pessoas), representantes de outros secretariados da pastoral diocesana, de movimentos religiosos, instituições estatais e organizações não-governamentais (ONG), que lidam com a problemática da família.
@Inforpress
21-07-2012
http://noticias.sapo.cv/vida/noticias/artigo/1258011.html

LIBERAL:CARLOS VEIGA IMPUTA RESPONSABILIDADES A MARISA MORAIS


“Situação poderá tornar-se potencialmente explosiva”… 
O líder do MpD manifestou a sua preocupação pelo clima de instabilidade que se vive em Santa Catarina de Santiago, nomeadamente, nas localidades onde as eleições autárquicas se repetem no próximo domingo. E alertou para a manipulação em curso das forças policiais e ameaças de morte caso o PAICV não ganhe as eleições no concelho
foto
Praia, 19 de Julho 2012 – A situação de tensão que se vive no concelho de Santa Catarina de Santiago, particularmente em Boa Entrada e Cruz Grande, foi o pretexto para uma conferência de imprensa, dada hoje ao final da manhã, pelo líder ventoinha, Carlos Veiga.
Reportando-se a casos concretos que envolvem apoiantes e militantes do PAICV naquele município de Santiago Norte, o presidente do MpD pediu “explicações” à ministra da Administração Interna, Marisa Morais, e exigiu que as forças policiais “actuem com a isenção e imparcialidade que a lei lhes impõe”.
Para Carlos Veiga é fundamental que “termine imediatamente a manipulação e instrumentalização da polícia local a partir da Praia”, bem como “a acção do grupo armado comandado por Fidel Tavares e seja investigada a sua actuação nas eleições mais recentes”. Veiga exige, ainda, que “todos os portadores de armas, sem excepção, sejam detidos e as armas retiradas”, e que parem, imediatamente, actos de campanha, com festas não autorizadas, circulação de viaturas, algazarras e contactos porta-a porta depois das 20H00, como o Código Eleitoral claramente proíbe, em ordem a salvaguardar o direito ao descanso das pessoas que lá vivem”.
CUMPRA-SE A LEI
“Exigimos também à Senhora Ministra da Administração Interna que dê as ordens necessárias a que efectivamente se cumpra, ao menos desta vez em que só estão em causa duas mesas de voto, as exigências legais quanto à delimitação de um perímetro de 500 metros à volta dos locais de voto e ao condicionamento do acesso a esse perímetro e de proibição absoluta de boca de urna nesse espaço, nos precisos termos claramente definidos pelo Código Eleitoral”, disse Carlos Veiga aos jornalistas, exigindo ainda “que assegure que esse condicionamento será feito sem truques que o esvaziem, com isenção, imparcialidade e tratamento igualitário de todas as candidaturas, como também a lei impõe, mas não tem sido cumprido”.
Segundo o líder ventoinha, há uma “tentativa em curso de intimidação dos eleitores” pelo que é necessário criar-se “um ambiente de tranquilidade favorável ao exercício sereno do direito de voto no próximo domingo”, pese embora a população se manter “calma”, porém, “determinada a que a deixem votar livremente”. Pelo que, “se não forem tomadas medidas, a situação poderá tornar-se potencialmente explosiva de um momento para outro”, por omissão das autoridades.
OS “CASOS” DA CAMPANHA
Um a um, Carlos Veiga foi indicando alguns dos “casos” desta campanha autárquica, nomeadamente, o de um militante do PAICV “com elevadas responsabilidades na administração da Saúde no concelho [que] foi encontrado com duas armas de fogo proibidas”, um caso que “podia ser julgado em processo sumário, mas não foi; o de uma mulher agredida na via pública (já referido na nossa edição de hoje); bem como a detenção ilegal de um candidato do MpD (aqui referida ontem).
Ainda segundo Carlos Veiga, há “um grupo que tem sistematicamente invadido Santa Catarina por ocasião das eleições mais recentes”, nomeadamente, “nas legislativas, contra o MpD; e nas presidenciais, contra a candidatura de Aristides Lima”. E, “segundo vários testemunhos oculares” aludidos por Veiga, tal grupo é “organizado e comandado no terreno pelo Dr. Fidel Tavares, Director Geral dos Serviços Penitenciários e de Reinserção Social e integrará, entre outros, presos e guardas da Cadeia de São Martinho”, exibindo “armas de guerra”, eventualmente provenientes daquele estabelecimento prisional. E o líder do MpD adianta mesmo que “o grupo terá sido interceptado e detido pela polícia, com armas, há alguns dias a caminho de Santa Catarina, mas, por ordens da Praia, teve de ser libertado e prosseguiu a viagem para o destino final, Assomada. Uma situação preocupante dado que, ainda segundo Veiga, “sucedem-se as ameaças de que ‘desta vez haverá morte’ se o PAICV não ganhar”.
Comentários dos nossos leitores
antónio dos santos antoninhosantos@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Essa Marisa é uma vergonha de S. Vicente. De uma familia tão humilde, devia ter mais amor a esta terra que a fez gente. Mas recalcada como é, mal se viu com poderes que nunca pensava adquirir, passou para os lados dos caciques, dos bajoladores e dos sem caracter. Vejo pela mulher sinto mal no estomâgo, não por ser feia e desgostosa, mas por àquilo que anda a fazer. Que nojo!::::::

Di djarfogo Djafogo@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Este Fidel precisa de sair desse cargo, para além de ser burro é também covarde ,seu GORDO , a tua era vai chegar, podes gosar quem ri por de trás ri melhor...

José Monteiro Tavares josemont33preto@sapo.cv
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Comparem a diferênça entre os candidatos à AMSC do MPD e do PAICV/facção Neves: Por um lado temos o competentíssimo médico/cirurgião, Dr. José Maria Martins, homem honesto, trabalhador, com uma boa educação e de uma família que contribuiu grandemente para a Independência Nacional; por outro lado temos um ladrão velhaco, desconhecido dos Santa Catarinenses, pertencente a uma clique de aldrabões e bastardos, que só tem procurado tirar o pouco que o sacrificado povo das ilhas vem conseguindo para a sua sobrevivência

Sampadjudo somada@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Oi Carlos flanu kuse qui bo Ulisses, Manuel de Pina, Miguel Monteiro tava ta faze na Boa Entrada ess dias. promessas de compra de voto. Nhu pergunta nha prima kze quel krê pel vota MPD. Lembre-se? Quel ajudante de nho padre qui ta residi na Boa Entrada anda a distribuir area, Camara Municpal sta poi agua de graça sem contador. Pena qui agua ka tem. Só ar na tornera.

Fodoca afod@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
viva Jose Maria Neves e Luis Pires. Nós dois grande politicos. São Filipe está bem servido.

FGG fgg@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
VIVA O S.T.J. DE CABO VERDE. O P.G.R ESTÁ NO SEU SONO PROLONGADO ENQUANTO QUE JOSE MARIA NEVES ENCONTRA-SE NA CHINA COMENDO E BEBERNDO DO MELHOR.

manuel cabral mcabral@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Olham um dos varios textos malucos de Jose maria da veiga que ele tem publicado no seu facebook. Esse vigarista não tem é vergonha na cara!!! "Com diabos a solta em Assomada, , Carlos Veiga está transformando Santa Catarina num verdadeiro inferno nesses 3 dias das eleições, em vez de retirar confiança política a Francisco Tavares. O Homem, que já foi Primeiro Ministro de Cabo Verde e que é visto por certos admiradores seus como pai da democracia cabo-verdiana, não realiza o quanto mau serviço anda prestando ao povo de Santa Catarina, à N...ação cabo-verdiana e ao próprio MPD. Quase que mudou de residência para Assomada a fim de conduzir ele mesmo as operações eleitorais junto das famílias de Boa Entrada e de Cruz Grande. Deverá ser responsabilizado por todo e qualquer deslize que por ventura vier a surgir nestas eleições. É caso para dizer que o candidato do MPD à Câmara de Santa Catarina Assomada é o próprio Veiga, já que Francisco Tavares, com um pesado processo criminal às costas, anda desaparecido. Mas o que pretende realmente Veiga ? Alguém é capaz de explicar?" Eu sou capaz seu pirata: 1- porquê até ainda não respondeu sobre as suas piratarias que cometeu? 2- Até hoje a população aguarda sua resposta - seu covarde pirata ladrão comprovado na praia com mais de mil e tal casos de terrenos cambalachados na praia. Liberal tem que ir entrevistar essas pessoas e pôr aqui. 3- Não respondeu porque a jornalista aquela braquinha desgostosa de s. antão com assessoria de julieta uma outra merda em santa catarina, não lhe pressionou sobre essas questões chaves. Aqui não queremos ladrões e nem ladrões comprovados. 4- O inferno é que vem de pedra barro que agora está na varzea seu chefe zemas, outro inferno é o fidel tavares com acusação no tribunal como atirador para matar um deputado municipal, outro inferno é o jose da veiga mandatario e chefe de gabinete do zemas um porco mal cheiroso que foi para nosi como informatico que nem computador sabe abrir que trouxe para aqui para fazer estragos, outro inferno é o felisberto grande pirata e que abusa das condições de vidas das pessoas através da FICASE. Quer saber mais?...david hopffer que o paicv foi capaz de acabar com um hospital e lhe dar de mao beijada para universiadade que mamou 45 mil contos para depois dar ao david e companhia limitada. 5- ninguém serio vem com bons olhos estes piratas por aqui em santa catarina. 6- Carlos veiga sempre foi amigo de santa catarina e para que o senhor fique sabendo a família dele é daqui e sempre esteve com santa catarina. 7- E o jose maria da veiga? De ribeirão manel nem sequer punha os pés em assomada e se não fosse o padre luis estaria hoje a fazer regos e “corri trás di santcho (macaco)” lá para tomba touro. 7- quem mudou de residencia é o bandido de jose maria veiga. Se não fosse essas eleições jamais dormiria em assomada. 7- Ainda por cima enganou o padre porque nem padre foi capaz de ser. imagina se tivesse sido? O vaticano estaria era fodido!!!! 8-Deslize é o que fizeram com a cobertura do supremo que nem contas souberam fazer. Acha que esse tal de José veiga de engenhos sabe contas? Ou a helena fontes? Sabem sim mas de aldrabões. 9- Coitado do procurador bibiano que não fartam de falar mal dele. Não têm é vergonha na cara. 10- Quem tem processos em e daqueles processos que nunca vimos é o José da veiga. 11- Fique sabendo que ganhando ou perdendo santa Catarina vai sobreviver e o senhor vai continuar na mesma um grande aldrabão. 12- para terminar não se esqueça que no seu comício quem falou por ultimo foi o zemas e não o senhor como era de esperado. E sabe porquê ? porque o senhor que é candidato mas como não tem bagagem e espera que o fenómeno zemas mentiroso lhe faça o servicinho. 13- santa Catarina está pronta para o que der e vier. Fizeram merdas agora têm que aguentar. 14- O Fidel deve ser controlado ele é director de serviços penitenciários e tem armas em casa!

Nita Fortes nitafortes@sapo.cv
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
A Marisa é o que diz o vulgo "pite que nunca viu canhote". Ainda não conseguiu adaptar-se e jà não vai mudar de postura.

joao João.Pina @hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Quem acredita nesta declaração. Sou um policial de Assomada e com responsabilidade.Tudo o que foi dito não corresponde mínimamente verdade. Penso que o intersse deste Sr. e do próprio jornal Liberal é criar problemas. Estamos atentos!

Kuase dja Tchiga Hora dimufinos&balentes@hotmail.cv
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
O Dr. Carlos Veiga lá tem as suas culpas, que nós desculpamos, mas que tem, tem. Não deixou-nos mostrar undi ki motcha ta deta ao PAICV, na altura em que foi-lhe retirada escandalosamente a presidência da República. Não deixou-nos fazer sangue correr e este é o espelho. Aquela guerra começava e acabava em pouco tempo porque o teríamos no poder e como bom pacificador, todo o mundo concluiria de que valeu a pena. Deixou que o sistema instalasse e agora estamos a ser desafiados de novo e numa situação já muito diferente. Sabemos que contribuiu para que umas fraudes num dos paises africanos fosse combatido e os seus autores estão hoje a ver o sol nascer quadrado. Deu um valioso contributo para esse país, enauqnto para este nosso ainta está entregue aos "delinquentes habituais e de costume". Alguém conjecturou que ainda uma guerra há-de arrebentar na nossa terra e tudo está indicando que sim. Fosse essa senhora a minha mãe, tinha de vingar essas agressões recorrendo não aqueles inocentes que talvez foram usados por causa das barrigas, mas aqueles que estão com o poder nas mãos e querem que se chegue às últimas consequências. José Maria Neves já deu esse sinal e tem de provar o seu sabor. Agredir humilhantemente uma senhora porque não tem direito a cantar a música que quizer? Alguém há-de pagar por isso. O Dr. Carlos Veiga pode cumprir o seu papel que é de um bom pacificador, mas é claro que está a ver as coisas a chegarem aos seus limites. A ver vamos se nós temos de continuar a ser mufinos e eles balentes!

Um Observador ; observadamente@gmail.fr
Gostei: Muito Concordo: Plenamente
Comentário:
A T E N C A O !.. ISSO E GRAVE GRAVE ,GRAVISSIMO Este governo é responsàvel por tudo o que possa surgir em termos de violência em Santa Catarina caso o PAICV perder nesta autarquia !..Cabo Verde e o seu povo nao pode fechar os olhos neste comportamento inaceitàvel deste governo e do PAICV !..De qualquer forma seja qual for o resultado desta ( estranha segunda volta ) autarquicas em Santa Catarina , Cabo Verde nao pode deixar em branco esta atitude deploràvel deste governo e ( deste ) primeiro-ministro !.. Um Observador ;

Boka Bedju bokabedju@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
nhos bá ta simia bentu. Nhos bá ta simia bentu. Ta fladu ma kenhi ki simia bentu si kodjeta é sempri tempestadi. Ka nhos obi nau má pa dianti ke kaminhu

Tikai Tikai@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Nhos teni contact tikai nestes pá segunda f 23 pá Actuação com carlos Veiga na praça somada nhos dam si contact e serio !!! És jornal e o pior que já vi.. Tudu algum ta fala mesmo algum ke ka algum !!!! Nhos conxi kel Film parA salvar o soldado Francisco???

D'PRIETO di-prieto@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Quem não se lembra do Toku, pai do Fidel, no dia em que o regime português mandou abrir as portas da colonia penal em Tarrafal??? Ainda menino, a única figura que tenho até esta, é do Toku empolgado, de arma na cintura, sobre o tejadilho do carro, o único que mostrava disponível para que este ato simbólico tornasse numa lagoa de sangue, hoje, ao ver o filho Fidel e as suas actuações nas campanhas eleitorais em Santa Catarina, lembro-me do dia que quiseram chamar de liberdade, do Toku e das selvajarias que este proporcionou. Fidel, sabe o que lhe espera, sabe e muito que o poder em Cabo Verde não é absoluto e o ciclo pelo menos já se mostrou que não são mais de 15 anos. Todos conhecem o Fidel, sabem das suas diabruras, que para manter o posto de Capanga, pode até matar e tudo que se disse é pura verdade. O povo já tinha dito, criaste, não castigaste, mal criaste, isso mesmo, do Toku ao Fidel.

BADIU "Kabuverdianu" lusimar47@hotmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Oooh... "Sampadjudo"!!! prokura konxi realidadi di bu ilha 1º antes di bu manda boka... ...si la ka ten limon 'n ta mandau di li pa bu txupa Tdo quem k tem raiba di Dr.Carlos Veiga, tem raiba tb di Cabo Verde

luis Carvalho luisc@gmail.com
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Plenamente
Comentário:
Se a Justica existe em cabo verde o Fidel devia estar na prisao, porque foi ele que autorizou a sua prima Ligia Para estudar, ir a net fazer shoping... porque o coitado do director?????/

50520 praia-cv@hotmail.it
Gostei: Sem Opiniao ... Concordo: Sem Opiniao ...
Comentário:
Carlos veiga e un prigo pa caboverde.dia ke bai pa poder,e podi poi cv entra na guerra civil entre ilhas.e un homem perigoso
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36520&idSeccao=523&Action=noticia