quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CV:MPD-HOLANDA REALIZA ENCONTRO DE TRABALHO COM PARTIDO DEMOCRATA CRISTÃO


Roterdão 
As duas delegações conversaram demoradamente, tendo na agenda as necessidades e reivindicações da comunidade cabo-verdiana residente nos Países Baixos e a sua participação ativa na sociedade
Entre as duas delegações ficou também decidido a realização de encontros regulares dos dois partidos de modo a incrementar a cooperação
Entre as duas delegações ficou também decidido a realização de encontros regulares dos dois partidos de modo a incrementar a cooperação
Roterdão, 17 janeiro 2013 (correspondente) - O MpD-Holanda teve ontem, quarta-feira, um encontro de trabalho com o partido CDA-Rotterdam (Christen Democratisch Appel) para analisar a cooperação entre as duas forças políticas que pertencem à mesma família política internacional (IDC).
Do lado do CDA estiverem presentes o presidente, Monique Vogelaar; Wubbo Tempel líder da bancada parlamentar na Câmara de Roterdão; o vereador Hugo de Jonge (pasta do Ensino, Juventude e Família), e ainda dois jovens políticos, Rubinia Tjon A. Sam e Adger van Helden.
A delegação do Movimento para a Democracia-Holanda contou a presença de vários membros da comissão política local e organizações próximas dos democratas.
Segundo o porta-voz do MpD, António Lopes, o encontro serviu para que os dois partidos tivessem um conhecimento mútuo dos respetivos dirigentes e, ainda, debater a integração dos cabo-verdianos na Holanda, mais precisamente na cidade de Roterdão que acolhe cerca de 80 por cento da comunidade residente neste país.
António Lopes adiantou ainda que os políticos holandeses estão agradados com a integração dos cabo-verdianos, mas gostariam de uma participação mas ativa dos pais na educação dos filhos e a sua participação nas atividades realizadas pela Câmara da cidade e pelo próprio partido democrata cristão.
JOVENS NA POLÍTICA
O dirigente local do MpD referiu também que os dirigentes do CDA querem ver mais jovens cabo-verdianos na política e de preferência no CDA, e consideraram que as eleições municipais do próximo ano deveriam ser pretexto para preparar antecipadamente a formação de jovens com interesse em participar na atividade política, nomeadamente incorporando as listas dos democratas-cristãos.
VEREADOR MOSTRA INTERESSE EM COOPERAR COM CABO VERDE
Entre as Câmaras da Praia, de São Vicente e de Roterdão há uma parceria que dura há muitos anos mas que não tem sido consistente e, segundo António Lopes, o MpD local abordou esse assunto com o vereador do CDA, Hugo de Jong, que manifestou total abertura em colaborar com as referidas Câmaras e aguarda pela ponte que será feita pelo MpD de modo a facilitar os contactos.
UM ESPAÇO PARA OS CABO-VERDIANOS EM ROTERDÃO
Ainda segundo António Lopes, outro assunto que foi abordado no encontro tem a ver com a necessidade um espaço para os nossos idosos, em Roterdão, onde pudessem reunir e onde seriam realizadas ações de formação e de informação dirigidas a esse grupo específico.
Os dirigentes do CDA mostraram abertura para, junto da freguesia de Delfshaven, tentarem encontrar uma solução, uma vez que - refere Lopes - é uma das mais fortes reivindicações dos nossos idosos.
Entre as duas delegações ficou também decidido a realização de encontros regulares dos dois partidos de modo a incrementar a cooperação, sendo acordado que brevemente haverá um novo encontro de trabalho.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=38422&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.