domingo, 1 de julho de 2012

Asemana:PR apela à participação de todos os cabo-verdianos nas autárquicas 01 Julho 2012


PR apela à participação de todos os cabo-verdianos nas autárquicas
Caros concidadãos
Realizam-se amanhã, domingo, as eleições dos membros da Câmara e Assembleia Municipais nos 22 municípios de Cabo Verde.
É com muita alegria, que estou aqui, pela primeira vez, e na qualidade de Presidente da República, para fazer um apelo à participação de todos os cabo-verdianos nestas eleições.
Tenho acompanhado com muita atenção o desenrolar das campanhas e debates de ideias entre todos os candidatos, que no geral decorreram de forma aceitável, num clima de liberdade e de igualdade de oportunidade para todos
Manifesto, aqui, o meu apreço pelo trabalho, imparcial e competente, realizado pelos órgãos de comunicação social, nacionais e estrangeiros, públicos e privados, e destaco a realização de debates, que contribuíram para um melhor conhecimento das propostas dos candidatos. De igual forma, saúdo e enalteço o importante trabalho realizado pelas forças da ordem que garantiram, durante a campanha eleitoral, o ambiente necessário de confiança, tranquilidade e de liberdade públicas.
Sei que, por vezes, há insatisfação com aspectos do nosso processo democrático; amiúde somos invadidos por descrença nas virtualidades do sistema vigente, mas todos deveremos estar cientes de que a construção da democracia é um processo contínuo de aperfeiçoamento e consolidação e que a desistência, o desânimo ou a insatisfação momentânea não nos devem fazer desviar do essencial: a democracia custou-nos a conquistar e ela é um trunfo seguro para a nossa vida. Temos de a preservar, acarinhar, defender. Não há sistema nem regime melhor do que a democracia. Por isso, quando há falhas, quando há tentativas de a subverter ou de a condicionar ou limitar, a nossa postura deve ser a de luta, a da perseverança e nunca a de abandono ou desânimo. Esperamos que as denúncias de procedimentos que teriam em vista condicionar o voto de eleitores serão apuradas e decididas pelas autoridades competentes, o que, em caso algum, deve contribuir para o não exercício do direito de voto.
Caros conterrâneos,
Amanhã somos todos chamados a exercer, mais uma vez, o direito de votar para a escolha das pessoas que, em nossa representação, vão assumir responsabilidades de gestão da coisa pública municipal.
Trata-se da confirmação e da realimentação de um dos ganhos maiores do nosso sistema que é o poder local autónomo e democrático, um poder próximo das comunidades e dos cidadãos.
Este processo, para além de reforçar e alargar a nossa democracia, deve também permitir um melhor acompanhamento da resolução dos problemas locais de alçada municipal.
A clara opção feita pela democracia representativa implica em obrigação de participar dos actos eleitorais de modo a que os escolhidos tenham a máxima legitimidade possível. Quem participa tem legitimidade acrescida para apoiar ou criticar medidas de política adoptadas.
Entre uma eleição em que participam pouco mais de 50% dos eleitores do Município e de onde pode sair uma Câmara eleita com pouco mais de 25% dos eleitores residentes e uma eleição com uma taxa residual de abstenção e de onde sairia uma Câmara com um programa sufragado pela maioria dos eleitores recenseados, há uma diferença substancial em termos de robustez da legitimação no exercício do poder.
É que os eleitos municipais são mais do que simples administradores do Município. Eles são, cada um no seu papel, os responsáveis, à escala municipal, pela transformação da visão de desenvolvimento, consensualizada entre eleitos e eleitores, em realidade palpável e propiciadora da melhoria da qualidade de vida nas comunidades. E essa visão é tanto mais nítida e transformadora quanto maior for o envolvimento e a capacidade reivindicativa dos eleitores. E é por essa razão que faço um veemente apelo no sentido de ampla participação no acto eleitoral de amanhã, uma ida às urnas em massa, de forma cívica e responsável.
A eleição tem lugar num domingo, dia geralmente consagrado a actividades religiosas, compromissos familiares e de lazer. Porém, a importância do acto justifica um pequeno sacrifício, até porque o tempo despendido não nos impedirá de satisfazer as nossas obrigações religiosas, confraternizar com amigos, visitar familiares, ou outro habitual compromisso domingueiro.
As eleições, enquanto terreno de jogo ou de luta pelo poder, envolvem actores que estão sujeitos, como em qualquer outro jogo, a regras. São intervenientes principais os eleitores e os candidatos. No que a regras diz respeito, elas são aplicadas pela Comissão Nacional de Eleições. (CNE). No dia das eleições espera-se dos intervenientes que estejam à altura das responsabilidades: candidatos e eleitores respeitando estritamente os ditames do Código Eleitoral e a CNE sendo rápida, sem prejuízo para a eficácia, efectiva e imparcial.
Os partidos e os grupos de cidadãos, concedem cada vez mais importância às eleições autárquicas. Os candidatos são escolhidos minuciosamente e há cada vez mais candidaturas nos diferentes municípios o que impõe aos munícipes o desafio de fazer a escolha certa de entre diversas plataformas eleitorais que por vezes contêm promessas muito aliciantes.
Não se pode perder de vista que as Câmaras e as Assembleias Municipais que saírem da eleição de amanhã serão peças fulcrais no debate sobre as perspectivas do poder local. E a força necessária para os saltos qualitativos que os Municípios e a Nação precisam dar só tem uma fonte: O POVO, ou seja NÓS, os eleitores, que amanhã vamos às urnas.
A comparência às urnas, amanhã, deverá ser, por um lado, a assunção de um direito e uma afirmação de cidadania e, por outro, uma forma de os eleitores corresponderem aos esforços das candidaturas e de reforçarem, pelo voto, o seu poder. Demais a mais, o acto de votar é um acto de liberdade e de responsabilidade, já que se trata igualmente do exercício de um dever de cidadania fundamental e de responsabilização para com o futuro e a boa governação municipal.
Tendo em conta a grande importância de que se reveste a participação democrática apelo solenemente a todos os cabo-verdianos no sentido de uma ordeira e maciça ida às urnas, dando corpo à ideia de que a democracia se constrói com democratas e o exercício efectivo da cidadania.
Caros concidadãos,
Diz-se, e com razão, que o voto é a arma do povo!
Por isso, amanhã, vamos todos às urnas fazer um bom uso da arma que a Democracia nos outorgou, escolhendo as pessoas que, em nosso nome, vão dirigir os nossos municípios, conferindo-lhes a necessária legitimidade para que possam trabalhar, com sucesso, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades nacionais. Com civismo, sentido de responsabilidade e de amor à democracia e a Cabo Verde.
VIVA O PODER LOCAL AUTÓNOMO VIVA A DEMOCRACIA! VIVA CABO VERDE
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article77944&ak=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.