domingo, 1 de julho de 2012

CV:Mais de 280 mil eleitores escolhem hoje os 22 presidentes da câmara

Cidade da Praia, 01 jul (Lusa) - Cerca de 280 mil eleitores vão hoje às urnas nas sextas eleições autárquicas realizadas em Cabo Verde desde 1991 para escolher, entre 57 candidatos, os 22 presidentes de câmara de outros tantos municípios.

Para o escrutínio estão inscritos 282.523 eleitores, que poderão votar nas 927 mesas espalhadas pelas nove ilhas habitadas, e que estarão abertas entre as 08:00 e as 18:00 locais (entre as 10:00 e as 20:00, em Lisboa).
Segundo a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) e a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os primeiros resultados provisórios deverão ser conhecidos cerca de hora e meia após o encerramento das urnas.

As principais personalidades políticas cabo-verdianas têm previsto votar de manhã na Cidade da Praia, cujos candidatos são o do PAICV, Fernando Moeda, e o do MpD, Ulisses Correia e Silva, que se apresenta a novo mandato de quatro anos.
Entre outros, o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, votará às 10:30 locais (12:30 em Lisboa), o primeiro-ministro e também líder do PAICV, José Maria Neves, às 11:00, e o líder do MpD, Carlos Veiga, às 09:30.

O arquipélago cabo-verdiano está administrativamente dividido em 22 municípios, em que o Movimento para a Democracia (MpD, oposição parlamentar) detém a maioria, 12, e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV (no poder desde 2001), os restantes 10.
PAICV e MpD apresentam-se em todos os concelhos, enquanto a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre em cinco e o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), em três.

As restantes candidaturas são de independentes, na maioria de ex-dirigentes do PAICV e do MpD, descontentes com as escolhas dos seus antigos partidos.
Nas últimas autárquicas, realizadas a 18 de maio de 2008, o MpD venceu as câmaras da Cidade da Praia, Santa Catarina de Santiago, Tarrafal de Santiago, São Domingos, São Miguel, Ribeira Grande de Santiago, Maio, Boavista, Ribeira Grande de Santo Antão, Porto Novo, Sal e São Vicente.
O PAICV, por seu lado, venceu as restantes 10: Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe, Brava, Paul, Ribeira Brava de São Nicolau e Tarrafal de São Nicolau.
JSD./Lusa/Fim.
http://noticias.sapo.mz/lusa/artigo/14587709.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.