sábado, 27 de outubro de 2012

CV:“Cabo Verde quer ser um parceiro útil da UE”, José Maria Neves


O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, chegou a Cabo Verde no final de tarde de hoje, dia 26 de Outubro. Trata-se da primeira visita enquanto representante da CE no ano em que se celebra o 5º aniversário da Parceria Especial com a UE/Cabo Verde. 



Após a chegada no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, José Manuel Durão Barroso seguiu para o Palácio do Governo onde foi recebido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves. Na noite de hoje foram assinados dois acordos. O protocolo de Revisão a meio percurso do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e o acordo da Facilitação da Atribuição de Vistos de Curta Duração.

A seguir a assinatura dos acordos seguiu-se uma breve conferência de imprensa com declarações de ambas as partes, em que José Maria Neves recordou que Durão Barroso, “um grande amigo de Cabo Verde”, foi a primeira personalidade internacional com a qual falou sobre a Parceria Especial UE/ Cabo Verde, na altura Barroso era primeiro-ministro de Portugal.
A presente parceria celebra este ano o quinto aniversário e JMN salientou que este é um dos marcos da aproximação entre de o país e a União Europeia. Neves afirmou ainda que o presidente da CE tem tido um papel decisivo nas relações entre o velho continente e África. “Cabo Verde quer ser um parceiro útil da União Europeia (em vários domínios) ”, afirmou o primeiro-ministro.

De volta a Cabo Verde após a sua última visita há 9 anos, ainda enquanto chefe de Governo de Portugal, Durão Barroso enalteceu o facto de que o arquipélago é um caso único nos países ACP (África, Caribe e Pacífico). O líder da Comissão Europeia referiu ainda que Cabo Verde e a UE partilham de vários valores comuns tais como a paz, a democracia, a liberdade. “Cabo Verde é considerado hoje como um exemplo de democracia e estabilidade para toda África”, afirmou o presidente da CE.

“A UE é de longe o maior parceiro comercial de Cabo Verde contribuindo com 70 por cento das suas importações e constituindo destino de 85 por cento das importações do país”, afirmou Barroso e reafirmou a intenção de manter o estatuto especial de Cabo Verde.

No âmbito do protocolo de Revisão a meio percurso do 10º FED (2008-13) vão ser atribuidos a Cabo Verde cerca de 10,2 milhões de euros para apoio ao Orçamento de Estado e combate à pobreza. “Estes fundos, que vêm juntar-se aos 60 milhões de euros que já tínhamos atribuído a Cabo Verde, ficam a dever-se ao bom desempenho do país”, afirmou Barroso e acrescentou que “o arquipélago merece este incentivo”.

Já no que diz respeito ao acordo de Facilitação da Atribuição de Vistos de Curta Duração é a primeira vez que a UE assina um acordo do género com qualquer estado africano, segundo explicou o presidente da CE. Contudo Barroso não adiantou se este acordo vai resultar no futuro na livre circulação entre Cabo Verde e União Europeia.

Enquanto ainda representante da Comissão Europeia, Barroso salientou que a “UE está disponível para trabalhar juntamente com a CEDEAO, com a CPLP, com a União Africana, com a ONU para ajudar a resolver o actual impasse na Guiné-Bissau, um país e um povo que têm sofrido de mais”.
Tubarões Azuis em destaque

A selecção nacional de futebol esteve em destaque durante a visita do representante máximo da CE que felicitou o apuramento inédito do país ao Campeonato Africano da Nações (CAN). “A nível pessoal desejo-vos sucessos”, afirmou Barroso que considerou este acto como um sinal de dinamismo de Cabo Verde.

Agenda preenchida

A agenda do segundo dia de visita a Cabo Verde vai ser bastante preenchida. Constam da mesma uma visita à sede da UE na Praia e ainda à Assembleia Nacional, onde Durão Barroso deverá manter um encontro com o presidente da AN, Basílio Ramos.

De seguida, o presidente da Comissão Europeia é recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no Palácio da Presidência e onde será condecorado com a mais alta distinção honorífica do país, a medalha de Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral.             

Segue-se uma visita ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), e ainda um almoço no Rui Vaz. Durão Barroso segue para São Vicente, onde tem previsto um encontro com o presidente da Camara Municipal, Augusto Neves, que lhe deverá entregar as “Chaves da Cidade”.

Na ilha do Porto Grande, o presidente da CE vai visitar projetos financiados pela União Europeia, estando ainda previsto um encontro com escritores, intelectuais, artistas plásticos e músicos nacionais. Barroso parte para Lisboa na noite de sábado.
@CM/SAPO
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1278213.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.