quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

HOLANDA-ONDA "MESTI MUDA CONQUISTA CABO-VERDIANOS

ONDA MESTI CONTAGIA A HOLANDA

ROTTERDAM-O MpD da Região Politica Especial da Holanda apresentou com sucesso o Manifesto Eleitoral em Delfzijl no norte da Holanda, perante uma sala cheia de cabo-verdianos entusiastas com o vento de mudança que perpassa neste momento nas 10 ilhas maravilhosas do Atlântico.

As hostilidades foram abertas pelo representante do MpD na cidade, Oteldino Ribeiro que apelou os presentes a votar no MpD por ser o partido que tem a melhor proposta para governar Cabo Verde, ideia corroborada por Teresa Lima que falou também das propostas do MpD para a diáspora cabo-verdiana.

Norberto Silva apresentou em linhas gerais o Manifesto eleitoral do Partido e reforçando a ideia da criação de Bancos cabo-verdianos nas na Holanda e outros países onde residem comunidades expressivas de cabo-verdianos, a circulação da moeda euro ao lado do escudo no País, uma diplomacia económica mas activa, o alargamento na diáspora do voto para as Autárquicas em Cabo Verde. Focou a desgovernação do País durante esses 10 anos que não conseguiu resolver os problemas básicos dos cabo-verdianos como a energia eléctrica e da água, criação de empregos e dinamização da nossa economia entre outros assuntos.

Durante o debate o jovem, Carlos Barros activista e estudante em Ciências Politicas e presidente da “Fundação ChildCare Foundation Cabo Verde” relatou que esteve em Cabo Verde mas ao ver tanta pobreza e crianças nas ruas e sobretudo sem perspectivas ou sem alternativa sentiu triste porque antes de viajar pintaram para ele um Cabo Verde como País de desenvolvimento médio mas ao chegar notou que de facto a realidade era totalmente diferente. Isso desmotivou o jovem Carlos que pensou desistir de todos os seus projectos para melhorar a vida dos cabo-verdianos na Holanda e no país dos seus pais.

Essa experiencia aconteceu em finais de 2008 e ao analisar o governo achou que as suas ideias e iniciativas não iam ser bem absorvidas pelo actual governo pois na sua óptica quem devia ajudar os mais carenciados era o governo eleito pelo povo, cabendo aos cidadãos apenas complementar dentro das suas possibilidades eventuais acções positivas do Governo. Mas como deparou com uma realidade totalmente diferente, a frustração tomou conta dele. Mas o que poderei fazer se o governo não faz nada por essa gente?

Com as eleições do dia 06 de Fevereiro a motivação voltou ao jovem Carlos Barros que aposta numa alternativa viável para Cabo Verde protagonizada pelo “Mesti Muda”

Os cabo-verdianos residentes nesta simpática cidade do norte da Holanda mostraram interesse pelas propostas do partido liderado por Carlos Veiga para liderar Cabo Verde nos próximos 5 anos.

A diáspora tão propalada decima terceira ilha pelo governo do PAICV mas que na prática foi esquecida durante os últimos 10 anos vibrou na cidade com as propostas ousadas mais exequíveis do Movimento para a Democracia.

Numa sala cheia com várias gerações de cabo-verdianos residentes na cidade a mensagem do MpD cativou a atenção de todos. Bastou ver o brilho no olhar dos presentes perante as inovações políticas apresentadas pelo MpD.

A vibração da juventude mostrou que de facto a alternativa para que consigamos ter um Cabo Verde melhor é votar no partido liderado pelo pai da democracia cabo-verdiana, aliás uma mensagem unificadora que tende a unir todos os cabo-verdianos espalhados por esse mundo afora.

Recorda-se que o MpD Holanda mobilizou uma caravana composta por 2 carinhas Hiaci de 10 lugares e vários automóveis completamente lotados de simpatizantes do MpD que efectuaram uma viagem de mais de 300 quilómetros para confraternizar com os patrícios da zona norte de Holanda e no Domingo foi a vez da cidade de Zaandam receber a caravana ventoinha.

CIDADE DE ZAANDAM-DISCUTE MANIFESTO ELEITORAL DO MpD

Depois do sucesso alcançado na cidade de Delfzijl a caravana ventoinha este Domingo na cidade de Delfzijl para apresentação do seu Manifesto Eleitoral e também apresentação pública na Holanda do Nelson Brito cabeça de lista do Movimento para Democracia da região de Benelux.

Nelson Brito analisou os últimos 10 anos da governação do PAICV para concluir que o desempenhou foi francamente negativa e que por isso os cabo-verdianos vão penalizar José Maria Neves e o seu Governo no dia 06 de Fevereiro.

Na cidade considerada como feudo do PAICV, Nelson Brito focou o seu discurso nas propostas do seu partido para a emigração dizendo que o MpD rompeu em toda a linha com a visão seguida pelos governos do PAICV nos 15 anos do partido único a qual encarava os emigrantes como “estrangeirados” e “inimigos do Povo”, afastando-os de todo em todo, do processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

Disse que foi com o governo do MpD liderado por Carlos Veiga que os emigrantes voltaram a ter um papel importante na nação cabo-verdiana, passando a votar nas eleições Legislativas e Presidenciais e agora para as Autárquicas a partir de 06 de Fevereiro.

Para o cabeça de lista da Benelux o seu partido propõe para a próxima legislatura uma nova política para a emigração assente em quatro princípios como a despartidarização das politicas viradas para as comunidades emigradas, melhorar a integração dos cabo-verdianos nos países de acolhimento sem perder a sua ligação cultural a Cabo Verde, a criação do Estatuto do Investidor Emigrante e a dependência do órgão governamental para a emigração sob a dependência directa do próximo primeiro ministro de Cabo Verde, Carlos Veiga.

Para finalizar Nelson elencou uma serie de outras propostas interessantes que o seu partido tem para os cabo-verdianos não residentes que visa melhorar substancialmente a ligação dos patrícios com a Terra mãe.

Depois houve tempo para um jantar convívio e música.

CAMPANHA ELEITORAL DO MPD-AGOSTINHO LOPES NA HOLANDA


Agostinho Lopes visitou a Holanda de Segunda a Quarta-feira para participar nas campanhas do MpD na Europa.

Assim na segunda-feira concedeu uma entrevista a TV explosão onde teve ocasião de explicar o programa do seu partido para as próximas eleições e considerou que o governo de José Maria Neves falhou em itens importantes para uma boa governação como a segurança, energia e água, criação de empregos, crescimentos económico, diminuição da pobreza e exclusão social e na saúde.

Sobre a emigração o ex líder do MpD citou os pontos do programa do PAICV do inicio de governação que não foram cumpridas nos 10 anos de governo “tambarina”.

Promessas como a criação de Liceus onde se leccione em português, em alguns países da Europa, para jovens que queiram trabalhar em Cabo Verde, conceder apoio jurídico a comunidade emigrante, tratamento preferencial a empresários que queiram investir no País, isenções de Sisa (por um período de 25 anos para as construções dos emigrantes, negociar e assinar acordos especiais de protecção dos cabo-verdianos na Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Alemanha ou por exemplo uma taxa de juro especial para os emigrantes que queiram construir uma habitação própria em Cabo Verde.

Das promessas deste governo apenas foram cumpridas o da substituição do IAPE pelo instituto das comunidades tendo a frente deste Álvaro Apolo até recentemente secretário do PAICV para a emigração e no fim dos 10 anos a Criação de um Ministério da Emigração e Comunidades Cabo-verdianas tendo a frente Sidónio Monteiro que fez o que se sabe em Eleições anteriores.

Do programa para Segunda-feira constou ainda um jantar convívio com militantes e simpatizantes do MpD no Clube S.Nicolau e um debate na Rádio Voz de Cabo Verde com os representantes dos três partidos que concorrem no círculo da Europa, MpD, Ucid ePaicv.

Para terça-feira do programa constou várias actividades como campanha porta a porta, visita a empresários cabo-verdianos e a noite foi entrevistado por Hélder Pinheiro da Rádio Minis di Djarmai e efectuou uma visita de cortesia á Rádio Voz de Cabo Verde.

A Campanha do MpD na Holanda prossegue com muita alegria e paz, apanágio aliás do partido liderado por Carlos Veiga por isso o lema “Primeiro as Pessoas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.