quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CV:MESTI MUDA: Presidente do MpD fala aos jovens e garante-lhes oportunidades

PRAIA-O próximo Primeiro-Ministro recorda os 20 anos que o MpD assumiu a governação de Cabo Verde, na sequência das eleições multipartidárias quando o paicv abandonou funções por causa da derrota.
“Achada Santo António é berço do MpD que nasceu na escola do Brasil” destaca Carlos Veiga, que realça as intervenções que o antecederam. “Temos uma lista forte, de pessoas da sociedade e que conhece os vossos problemas”, observa. “É uma grande lista”, acrescenta, sublinhando a abertura à sociedade civil e a jovialidade desta equipa.
Aos jovens da Achada Santo António, Carlos Veiga diz que esta zona é diferente dos tempos antigos: o Presidente do MpD lamenta o factor thug, que sêmea terror nos jovens isto porque a actual governação não criou oportunidades para os mais jovens. “Mas há outras esperanças, políticas e soluções que criam oportunidades”, garante, assegurando que o programa de governação do MpD focaliza os jovens. “Estamos a garantir 30 mil postos de trabalho” e grande parte destes postos “ê pa nhôs jovens”.
Maior investimento do País deve ser na juventude, indica Carlos Veiga. “Vale a pena confiar no futuro”, observa, assegurando que o MpD vai abrir oportunidades para, anualmente, jovens cabo-verdianos possam estudar nas melhores universidades do mundo.
Alterar e adaptar o sistema de ensino é outra garantia do MpD que quer o ensino obrigatório em 12 anos. Aposta em línguas estrangeiras é outra garantia e “é importante que os jovens dominem varias línguas”, afiança.
O próximo Primeiro-Ministro anuncia que é fundamental apostar nos recursos humanos. O MpD anuncia muitas bolsas de estudo. “Mentira tem pernas curtas” comenta, assegurando pelo menos 8 mil bolas a partir do próximo ano.
É hora de acreditar num futuro melhor indica Carlos Veiga que considera que apesar das dificuldades criadas pela actual governação há novas perspectivas e novas políticas.
A nível social, há também apostas eficazes particularmente para as pessoas mais carenciadas que não podem recorrer à banca para construir. Aqui, Carlos Veiga indigna-se com a propaganda em torno do projecto casa para todos. O Líder do MpD fala em “fundo imobiliário” para construção de casas condignas. É obrigação de um governo responsável resolver o problema da habitação, assume Carlos Veiga.
Em Fevereiro inicia uma nova fase no País e aqui Carlos Veiga dirige-se particularmente aos professores, uma classe importante entretanto esquecida na última década. “Cabo Verde precisa de vocês com toda a vossa capacidade”, exorta, lembrando que foi o MpD que dignificou, através de medidas políticas, dignificou a classe docente.
TACV é outra temática da conversa. Uma empresa “mal gerida” por sucessivas administrações. A gestão da companhia deve ser feita por gente que entende do assunto”, indica.
É necessário “abrir” os céus das ilhas e Carlos Veiga garante que a TACV será preparada para competir com outras companhias estrangeiras. “Nu ta pol riba la”, garante.
Pensão Social
Carlos Veiga desfaz outras mentiras do paicv sobre a Pensão Social e garante que o projecto desenvolvido pelo MpD na década de 90 é para continuar e irá ter melhorias na próxima legislatura. “Pensão debi aumentadu”, sugere.
O Candidato a Primeiro-Ministro dirige-se agora aos pescadores, a quem promete dignidade profissional e mais: “vamos estudar a atribuição reformas para pescadores e peixeiras”.
Bolsas de estudo. Carlos Veiga retoma a crítica de Miguel Monteiro sobre a bolsa de 10 mil dólares atribuída a uma “amiga especial”.
360 milhões de contos é o montante que José Maria Neves teve à sua disposição. Destes, 260 milhões é resultado de impostos arrecadados junto dos cidadãos. Aqui, Carlos Veiga questiona o primeiro-ministro – segundo notícias vindas a público – se pagou ou não impostos.
Opção e futuro
Dia 6, a opção a ser feita é deveras importante. Em causa o futuro do arquipélago. Há dois programas em disputa. Um é alternativo e apresentado pelo MpD que pode evitar o abismo. Carlos Veiga sublinha a importância da escolha e atesta que o MpD é o “único Partido” capaz de protagonizar uma mudança. “Iremos trabalhar com outros partidos e com a sociedade” garante, exortando ao voto livre e consciente dos eleitores. “Garantimos trabalho e salário”.
“Temos confiança neste povo”, manifesta.
Juventude
Carlos Veiga está satisfeito com a dinâmica em torno da campanha vitoriosa do MpD que tem ao seu lado uma juventude alegre que empresta cor e inovação a esta campanha.
O voto do dia 6, livre, consciente deve ser em Cabo Vede e no futuro, pede Carlos Veiga.
Termina o discurso do Presidente do MpD e ouve-se, vindo da multidão: "Veiga, ê bo ki no crê".
Isto é uma festa louca que toda a todos. "Há um sorriso sincero" agradece Carlos Veiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.