sábado, 12 de maio de 2012

EMPRESÁRIO EMANUEL SPENCER APRESENTA PROJETOS PARA OS CABO-VERDIANOS RESIDENTES NA HOLANDA E NO LUXEMBURGO



O  Eng.º Emanuel Spencer, Sócio fundador da  Spencer Construções & Imobiliária (SCI), com sede em Santo Antão  apresentou sábado, 05 de Maio, na Casa de Cultura em Roterdão, a sua empresa e pacotes interessantes para os cabo-verdianos não residentes.
Ao começar a sua alocução em crioulo, Spencer começou por falar sobre a empresa que dirige e que vai completar 6 anos no próximo mês de Outubro, que estava sediada em Povoação, Ribeira Grande. Uma empresa nova que, segundo o empresário, conseguiu criar projetos interessantes para Santo Antão, sendo atualmente fundamental para a economia da ilha das montanhas, empregando cerca de 350 pessoas efetivas, 33 dos quais quadros médios/superiores, e ainda um par de jovens estagiários.
E por ter a sede mãe em Santo Antão, cerca de 98% dos empregados são naturais da ilha.
Continuou por dizer o engenheiro, apaixonado por Santo Antão, que o Grupo possui ainda um gabinete de projetos da própria empresa com 5 arquitetos.  Executa também trabalhos para quem necessite dos seus serviços, um  outro gabinete responsável para os orçamentos e projetos e ainda  uma equipa formada por diretores de obras, encarregados e restantes pessoas necessárias a uma obra.
Mas ainda segundo Spencer, o Grupo tem procurado expandir para outros pontos do País, tendo por isso já um gabinete no Porto Novo, uma Sucursal em São Vicente e um escritório na cidade da Praia no bairro de Palmarejo.
Discorrendo sobre projectos em carteira, disse o PCA da Spencer Construções que o grupo estava a desenvolver neste momento um projecto de apartamentos, casas, e  a construir várias habitações de emigrantes radicados principalmente  no Luxemburgo e Holanda. Tem ainda obras em Santiago e São Vicente e brevemente em outras ilhas também.
Exemplificando com projetos concretos, com ajuda de retroprojetor exibido aos presentes, numa linguagem fazendo uso da sua simplicidade e facilidade na comunicação, Emanuel Spencer destacou:

Falando sobre projectos  projectos presentes e futuros destacou o empresário os seguintes:
·        SINAGOGA RESORT
Segundo o empresário, o Sinagoga Resort é um grande empreendimento que conta com outros acionistas como a Câmara Municipal da Ribeira Grande e outros.
A primeira fase da obra termina  em Dezembro de 2013, com as 44 vivendas prontas na mesma altura, seguindo-se a segunda fase que consiste na construção de um hotel que poderá ter entre 70 a 100 quartos.
O projeto Sinagoga possui um conjunto de vivendas com duplex, com 2 quartos e 3 quartos de dormir, por  150 mil a 200 mil euros e o cliente recebe –a pronta a habitar, incluindo mobiliário. Avança ainda que pode ser um bom investimento.  Quem comprar,  segundo o PCA da SCI e não quiser habitar  de imediato, pode deixar que o complexo hoteleiro que vai ser erigido no local explore a casa e o proprietário recebe 8% do valor da compra todos os anos.
·        PROJECTO EDIFICIO NICOLLE NO PORTO NOVO
A Construção do Edifício Nicolle possuía segundo o orador apartamentos do tipoT3, T2 e T1.
Para exemplificar os preços, disse Emanuel Spencer que o apartamento T1 nesse empreendimento custava  cerca de 30 mil euros, com cozinha bem equipada e moderna com forno, micro-ondas e outras utilidades. Reforçou o empresário que em todos os apartamentos que o grupo vende a cozinha é bem equipada. Possui ainda  guarda-fatos e dispõe de um sistema montado para instalação da energia solar, caso o cliente esteja interessado neste fonte de energia alternativa e limpa.
No edifício do Porto Novo o rés-do-chão vai ser o escritório da Spencer Construção, com apartamentos no Concelho do Porto Novo.
·        COMPLEXO MUSSOLINI NA RIBEIRA GRANDE
Sobre este projeto que fica na cidade da Ribeira Grande, disse o empresário que se tratava de um edifício moderno, com elevador e vista para uma das zonas mais emblemáticas da cidade, o Terrer.
Segundo Spencer, é um edifício moderno, concebido para escritórios e moradias.  O Gabinete de arquitetura do Grupo,  vai ficar instalado no edifício e, para além de servir a empresa, o gabinete estava a disposição de quem precisasse dos seus serviços.
Segundo o empresário, neste complexo que tem apartamentos de várias dimensões, vai ser criada uma praça moderna com acesso para deficientes e que beneficia também o vizinho Centro Paroquial, moradores e a população de uma forma geral.
O nome Mussolini dado ao edifício levantou alguma interrogação na sala e explicou Spencer que o proprietário inicial do edifício era um senhor de Santo Antão que tinha como nome de baptismo, Mussolini.
Um Projecto que despertou também muita atenção e curiosidade dos presentes é o  projecto da Ponta de Sol, algo grandioso pela estilo arrojado, e que se for executado como esta concebido, vai ser um dos mas emblemáticos de Cabo Verde.
Segundo o PCA da SCI, o projecto já foi entregue na Câmara e aguardam  a sua aprovação para avançar.
Trata-se um complexo com bares, restaurantes e piscina com a vista para o mar e, segundo Spencer, o edifício final pode ficar na Ponta do Sol onde tudo gira a volta do mar.  Será parecido com um barco  e por isso decidiu fazer algo a pensar no mar.
Será um espaço aberto que respeita o meio ambiente e segundo Spencer  de todo o imóvel e serviços, haverá  vista para o mar.
Se tudo correr bem,   tencionam arrancar com  a obra ainda este ano.
Para terminar, disse Emanuel Spencer que a SCI trabalhava de forma a levar mais-valia a todos os componentes do meio onde implantava os seus projetos, apoiando-se sempre na relação entre – prosperidade económica e equidade social e ambiental e que a sua empresa praticava uma política de cidadania que era visível nas parcerias com Câmaras, com Associações Locais e com a preocupação do enquadramento das necessidades locais.
Enfim, que uma das imagens de marca da sua empresa era juntar num mesmo projeto, qualidade e benefícios para todos os partilham um determinado espaço.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Na fase de perguntas e respostas, o empresário esteve disponível para conversar sobre todos os assuntos respondendo a questões sobre o ambiente, apartamentos e praças com fácil acesso para os deficientes etc.
Uma das questões levantadas por muitos é qual a vantagem da chave na mão, disse Spencer Lopes que depois do grupo fazer o contrato com o cliente, a pessoa sabe que vai receber a sua casa sem pagar um centavo a mais.  Explicou que o que acontecia anteriormente era que muita gente antes fazia o contrato de uma casa que custava inicialmente dois mil contos mas no fim da obra o preço já estaria a duplicar.  Com a Spencer Construção tal não era possível porque fazem um contrato onde o cliente escolhe o modelo de pagamento consoante a evolução da obra e no fim tem a obra pelo valor acordado inicialmente sem aumentar ou tirar nada.
Outra vantagem apresentada é o dos clientes escolherem os seus próprios mosaicos, azulejos, louça sanitária, em suma, o cliente fica com a casa de acordo com a sua preferência e gosto.
Para os emigrantes,  que não se podem deslocar a Cabo Verde, avança o empresário que podem marcar um encontro em Lisboa num fim-de-semana e discutirem os preços, visitarem fábricas que trabalham com o SCI etc.
Sobre compra de casa através de bancos disse Spencer que o grupo tinha um acordo com os Bancos BCA e BCN no sentido de ajudarem com a burocracia necessária para conseguir um empréstimo bancário, excetuando a parte de juros que, por tratar de algo pessoal, o cliente tinha que discutir com o banco sem a interferência da SCI.
Para Santiago, Spencer anunciou que neste momento estão a executar uma obra mas que tem vários projetos para a ilha que nos próximos tempos ia passar cerca de 50% do seu tempo na maior ilha de Cabo Verde de forma a acompanhar a evolução dos projetos em curso e outros que serão lançados brevemente. Sobre as outras ilhas, disse que caso um grupo de emigrantes de São Nicolau ou uma outra ilha qualquer lançar ao grupo propostas, que iam sem hesitar executar a obra mas que deslocar toda a logística apenas para construir uma casa que seria muito oneroso e que não compensava.
Adiantou ainda que para a ilha de Chiquinho, a empresa está em fase adiantada de negociações com um emigrante para construir uma vivenda e alguns apartamentos em S. Nicolau e que possivelmente dentro de três meses podem iniciar a referida obra.
Sobre a Ilha do Sal, disse Emanuel Spencer que a empresa ganhou um concurso e que brevemente devem também deslocar-se para a ilha do aeroporto Amílcar Cabral.
No Domingo 06 de Maio cabe a comunidade radicada no Luxemburgo receber a visita dos empresários de Santo Antão, numa visita guiada pelo jovem e dinâmico Nelson Brito.
O empresário Emanuel Spencer regressou a Cabo Verde via Lisboa na noite de quarta feira e prometeu os cabo-verdianos residentes na região de Benelux uma nova visita quiçá já para o próximo mês de Junho.
Dados Sobre Emanuel  Spencer
Emanuel Rachid Spencer é o fundador e sócio-gerente da Spencer Construções & Imobiliária, nasceu na Guiné Bissau, há 45 anos (completa 46 em Julho), é divorciado e pai de dois filhos. Licenciou-se na Ucrânia em engenheira civil e industrial e o seu primeiro contacto com a terra do seu pai deu-se ainda em tempos de estudante liceal na Guiné. Depois do curso apaixonado por Santo Antão onde trabalhava um primo, o também engenheiro José Spencer, o jovem Emanuel começou a sua carreira em Santo Antão participando em muitas obras emblemáticas da ilha como o Hospital da Ribeira Grande, estrada Ribeira grande Janela, Janela/Porto Novo, reparações de estradas em Santiago etc.
Há quase 6 anos (25 de Outubro de 2007) decidiu juntamente com o irmão abrir a Construções & Imobiliária (SCI) que hoje é uma empresa pujante em Cabo Verde, intervindo em várias áreas como hotelaria(hotel a funcionar no Concelho do Paúl e outro de 120 camas em fase final na Ponta do Sol, Ribeira Grande), imobiliária etc. e conta com projetos adjudicados em Angola e Guiné Bissau.
 SCI é uma empresa familiar que nasceu segundo Spencer, fruto da experiência, das capacidades individuais e da vontade em bem servir de forma responsável o país e todos os seus clientes. Tendo como objetivo prioritário prestar serviços da mais alta qualidade, apoiado nos princípios essenciais para se alcançar o sucesso: Qualidade, Rigor e Honestidade.
Lombo Branco Village foi pioneiro, o primeiro projeto da empresa Spencer Construções & Imobiliária Lda., e o responsável pela afirmação da SCI no mercado imobiliário de Santo Antão.
Com uma localização privilegiada, encosta de Lombo Branco, o condomínio Lombo Branco Village, beneficia de uma espetacular vista para o mar e para as imponentes montanhas da costa marítima da Ilha de Santo Antão. As vivendas têm um design simples e moderno com acabamentos de padrão elevado.


Por Norberto Silva(versão com fotos do evento na Holanda)
Nederland

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.