quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CV:Operação “Cabo Verde Seguro I”: PN apreende armas e 2 mil contos em divisas


PRAIA-Cerca de duas centenas de pessoas foram revistadas no arranque da operação “Cabo Verde Seguro I”, na cidade da Praia, que resultou na apreensão de 8 armas brancas, entre elas 7 navalhas, 1 X-ato e embrulhos, contendo erva, que se presume ser “padjinha” marijuana.
No âmbito desta operação, a PN apreendeu em divisas o correspondente a mais de dois milhões de escudos cabo-verdianos, entre Dólares Americanos, Euros, CFA e moedas nacionais, que estavam na posse de uma cambista profissional. Os valores em causa já foram depositados no Banco de Cabo Verde e o processo remetido ao Ministério Público.
No domínio da Segurança e Ordem Pública, foram efectuadas revistas, buscas e varejos nas principais artérias da Cidade da Praia, sobretudo, nas zonas mais problemáticas da capital.
Ainda no decorrer desta acção, 10 Indivíduos suspeitos foram conduzidos às esquadras e ao Comando das Unidades Especiais, para efeitos de identificação.
No domínio do Trânsito, foram fiscalizadas 522 viaturas e efectuadas outras tantas buscas. Constam desta lista, 34 viaturas pertencentes ao Estado de Cabo Verde.
Esta operação obteve os seguintes resultados: 48 viaturas apreendidas, entre elas, três do Estado, que se circulavam sem a devida autorização; duas Motos, por condução ilegal; 46 documentos apreendidos; e 48 coimas aplicadas, que correspondem a um montante de 435.000$ (quatrocentos e trinta e cinco mil escudos).
Esta acção, que acabou por ser “bem-sucedida”, resultou na detenção de um indivíduo, por condução sob o efeito do álcool e ainda, outros 2 por condução ilegal, que foram apresentados ao Ministério Público, ainda durante o fim-de-semana.
Ainda no domínio da fiscalização aduaneira, realizou-se operações na zona do Cais da Praia (nos arredores do mercado, “pé di Rotcha”), em vários estabelecimentos comerciais e em outros pontos da cidade da Praia. No decorrer das operações, 81 Indivíduos foram revistados, 27 estabelecimentos comerciais e 78 viaturas fiscalizados.
Estas acções resultaram nas seguintes apreensões: 96 armas brancas, sendo 84 facas, 1 punhal e 11 catanas, a maioria das quais nos estabelecimentos comerciais, por falta de autorização policial para a devida importação e venda; 3 viaturas de Importação Temporária; e 01 carta de condução estrangeira com sinais de falsificação. Foram ainda, autuadas 5 pessoas para se apresentarem nas Alfândegas, por infracção fiscal aduaneira.
As apreensões fiscais foram entregues à Alfândega da Praia para efeito de procedimento processual fiscal e as armas brancas ficaram à guarda do CSFP para os posteriores procedimentos.
Foram realizadas operações um pouco por todo o país, com resultados “muito positivos”.
http://www.alfa.cv/anacao_online/index.php/destaque/3886-operacao-cabo-verde-seguro-i-pn-apreende-armas-e-2-mil-contos-em-divisas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.