quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CV-Boa Vista: Incêndio na Barraca deixa 10 famílias sem tecto


Um incêndio ocorrido na madrugada de ontem na zona de Barraca deixou 10 famílias sem tecto. Uma acção solidária, promovida por um grupo de voluntários, está a decorrer na Praça Santa Isabel para ajudar as 28 vítimas deste incidente.

Boa Vista: Incêndio na Barraca deixa 10 famílias sem tecto
O incêndio aconteceu na madrugada desta quarta-feira. A suspeita é que o fogo terá começado numa das barracas, provocado por uma explosão provocada por uma botija de gás. Mas nada ainda está comprovado. A polícia continua a investigar as reais causas do incêndio.
As chamas atingiram 10 habitações, oito das quais ficaram totalmente destruídas por serem de madeira e papelão. Apenas duas mantiveram a estrutura de blocos, mas as portas, janelas e os tectos ficaram completamente queimados. As famílias ficaram apenas com as roupas que tinham no corpo na hora do incêndio.
São 28 vítimas, entre as quais 13 crianças dos três meses aos 12 anos, que estão desde ontem desabrigadas. Para dormir, apenas estão a contar com a solidariedade de amigos, familiares e vizinhos. Ao que o asemanonline apurou, nenhuma autoridade se dignou a oferecer um espaço para abrigar estas pessoas.
Este incêndio põe mais uma vez a nu as fragilidades deste gigante bairro, que surgiu clandestinamente nos arredores de Sal Rei. As casas feitas de madeira, plástico e papelão não apresentam segurança. Por outro lado, a Boa Vista continua vulnerável sem um serviço de Protecção Civil.
E numa comunidade carente, o "djunta mon" conta. As vítimas receberam auxílio dos vizinhos, que usaram água e areia para conter as chamas. Quando os bombeiros da ASA chegaram, o fogo já estava extinto.
Voluntários fazem campanha a favor das vítimas
Neste momento está a decorrer uma campanha de solidariedade para ajudar as famílias. Uma tenda foi instalada na praça Santa Isabel, em Sal Rei, onde jovens voluntários estão a recolher donativos, que serão distribuídos para as 28 vítimas.
Tudo é bem-vindo para apoiar estes desalojados: alimentos, vestuário, materiais escolares, brinquedos, portas, janelas, entre outros. A ideia deste grupo é não só arrecadar comida e roupa, mas também materiais de construção para ajudar estas famílias a refazer as suas casas. A tenda ficará aberta até as 19h00.
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article83426&ak=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.