sábado, 22 de dezembro de 2012

CV:PR alerta para a necessidade de colaboração institucional em tempos de crise




O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, alertou hoje aos cabo-verdianos para a necessidade de uma melhor união, confraternização e colaboração, sobretudo institucional, de forma a ultrapassar obstáculos e as dificuldades que se advinham.
Jorge Carlos Fonseca manifestou esta preocupação durante a sua visita aos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia, onde trocou prenda natalícia com o edil praiense, tendo destacado a cooperação institucional “aberta, franca e leal” entre estas duas instituições como uma boa marca política para Cabo Verde.

“Eu creio que, apesar das dificuldades e da crise, com determinação, vontade e criatividade, muitas vezes conseguimos ultrapassar dificuldades que parecem incontornáveis à primeira vista”, referiu o mais alto magistrado da Nação.

O Presidente da República explicou que “o apertar do cinto”  tem que ser rigoroso para todos, asseverando que não se pode estar a exigir dificuldades para a população e não haver também sinais e exemplos de cima”.

Não se trata de qualquer chamada de atenção ao Governo, afirmou Jorge Carlos Fonseca.

Em relação a algumas críticas feitas à comunicação social do Estado nos últimos dias, Jorge Carlos Fonseca confirmou ter feito alguma referência quanto à importância de uma imprensa livre, forte e com o suporte de uma democracia que gostaria que fosse “avançada e num Estado de direito moderno”.

“A liberdade de imprensa é um pilar fundamental de um Estado de direito democrático e nós devemos todos trabalhar para que ela se afirme cada vez mais. Falo sobretudo dos órgãos de comunicação públicos, já que lhes cabe uma função específica que lhes é conferida até pela Constituição de assegurar a liberdade de expressão, a liberdade de opinião e assegurar um serviço público de radiodifusão e de televisão”, argumentou o Presidente da República.

No seu entender, é fundamental haver liberdade de imprensa e de informação e que haja também respeito pelo direito à informação e a ser informado, “porque em tempos de crises, por vezes, há tentações de comparação de certos direitos de liberdade”.

O edil da Praia, Ulisses Correia e Silva, destacou a confraternização entre as duas instituições, na procura de boas relações de proximidade, particularmente com aqueles que vivem com mais dificuldades, “apesar de as perspectivas para 2013 não serem muito famosas em situações de contexto”.
20-12-2012,
Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.