sábado, 15 de dezembro de 2012

CV:Professores descontentes com o sistema de ensino


Centenas de professores de diversos níveis de ensino, da ilha de Santiago, manifestaram-se esta sexta-feira, 14, na cidade da Praia, exigindo a progressão, a reclassificação e o subsídio de horas extras para a classe.
Os manifestantes partiram da Rotunda 1º de Maio, na Fazenda, passando pelo Platô, com paragem à frente do Ministério das Finanças, onde exigiram e à ministra Cristina Duarte a assinatura do dossiê de reclassificação e devolução do IUR (Imposto Único sobre Rendimento). “Queremos dirigentes com coração” e “queremos o nosso dinheiro” foram palavras de ordem.
De acordo com os presidentes dos dois sindicatos, Nicolau Furtado (SINDEP) e João Pedro Cardoso (FECAP), há professores licenciados a receber 20 mil escudos, o que consideram inaceitável.
No Palácio da Várzea, os dois sindicalistas entregaram uma carta dos professores ao Primeiro-ministro, José Maria Neves, que não pôde recebê-los, dado que se encontrava numa reunião. Contudo, os dois lideres avisaram que as suas reivindicações não forem satisfeitas vão recorrer a outros meios de luta.
Por seu turno, a ministra da Educação considera que o seu ministério (MED) está a trabalhar no sentido de resolver os problemas dos professores, afirmando que as uma parte das progressões e reclassificações de 2008 já foi resolvida e que ainda este mês uma outra parte vai adoptada.
Em relação aos professores licenciados que andam a recebem 20 mil escudos, Fernanda Marques afirma que são pessoas entraram no sistema sem formação superior e por enquanto é preciso esperar para a requalificação. E que para evitar situações do género, o MED está a contratar apenas pessoas com formação superior, ou com formação na área de educação.
Quanto ao pedido da sua demissão por parte dos professores a ministra diz que não sente fragilizada e, portanto, esta a trabalhar para resolver os problemas da classe docente.
http://www.alfa.cv/anacao_online/index.php/destaque/3852-professores-descontentes-com-o-sistema-de-ensino

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.