domingo, 26 de dezembro de 2010

CV(ASEMANA):MORRE O CANTOR CABO-VERDIANO, NORBERTO TAVARES

Deixou-nos o autor de “Nos Cabo Verdi di Sperança”

BOSTON-O autor do hino “Nos Cabo Verdi di Sperança”, Norberto Tavares, morreu neste domingo na cidade americana de New Bedford, onde residia. O cantor e compositor, que há vários anos padecia de diabetes, foi levado ao hospital na madrugada de sábado para domingo e faleceu momentos depois.Segundo informa o site Visaonews, na noite de sábado, Norberto queixou-se de problemas respiratórios e foi levado de ambulância para o hospital Saint Lucas, onde morreu por volta das 3h30 da manhã de domingo.
Em conversa com Visaonews, o irmão António “Totó” Tavares contou que esteve com Norberto no sábado, das 16h00 até às 20h00, e que durante esse período conversaram muito sobre espiritualidade. Segundo Totó, o irmão mostrou “uma certa insistência em falar da alma”. “Li trechos da Bíblia e ele ficou muito feliz”, contou ao Visaonews Totó Tavares, que diz ter notado lágrimas nos olhos de Norberto, quando começaram a conversar sobre Cabo Verde e a hipótese de uma viagem conjunta ao arquipélago.
O autor de algumas das belezas composições de e sobre Cabo Verde padecia há vários anos de diabetes. Em Julho de 2009, Norberto foi submetido a um transplante de rim que lhe foi doado pelo activista comunitário Carlos Tavares. A partir daí, o músico começou a experimentar melhorias e mais tarde foi autorizado, por seu médico, a suspender o tratamento de diálise.
Um mensageiro de esperança
Nascido a 6 de Junho de 1956 em Cutelo, perto da Assomada (Santa Catarina), Norberto Tavares encontrou a música em casa na pessoa do pai, que era tocador de violino e violão. Entre 1971 e 1972, o jovem Norberto integrou “Os Mensageiros”, grupo teatral e musical ligado à Igreja Católica.
Entretanto, emigra para Portugal, onde exerce a profissão de tipógrafo, desenvolvendo paralelamente uma intensa actividade musical como líder do conjunto Black Power. Nessa época, grava o seu primeiro disco a solo, o célebre LP “Volta pa fonti”.
O cantor e compositor muda-se, então, para os Estados Unidos da América, onde assume a condição de músico profissional e funda o grupo Tropical Power. Este desintegrar-se-ia em 1999, após gravar dois discos.
Norberto Tavares opta então por uma carreira a solo e grava três álbuns: “Hino di unificação” (1992), “Maria” (1995) e “Dirigentes incompetentes” (2000). No ano passado, editou um Best of com um total de 17 canções, entre elas os sucessos “Mundo sta di boita”, “Nos Cabo Verdi di Sperança”, “Volta pa Fonti”, “Ingratidon do Mundo” e “N’sta farto des tchom”, e seis temas inéditos.
Neste domingo, este mensageiro de esperança não resistiu a problemas cardiovasculares e respiratórios. Faleceu longe da sua terra, que tanto amou. Para a eternidade ficam as suas célebres composições.
Paz à alma deste compositor, multi-instrumentista, cantor, que, como poucos, soube descrever e transformar em versos a cultura da sua terra natal.
À família enlutada, o colectivo do A Semana apresenta as mais sentidas condolências.
C/visaonews
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article59742&ak=1#ancre_comm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.