quinta-feira, 31 de maio de 2012
sábado, 26 de maio de 2012
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Sapo.cv:Lúcio Antunes: "Queremos estar no Mundial´2014"
Seleccionador Nacional mostra-se bastante ambicioso. E confirma que renovou contrato até ao último jogo de apuramento para Mundial´2014.
Lúcio Antunes gostaria de ver Cabo Verde no Mundial´2014. Em entrevista telefónica ao SAPO, o seleccionador nacional abordou os três jogos que os Tubarões Azuis vão fazer em Junho, de apuramento para o CAN´2013 e Mundial´2014 e ainda a lista dos 23 convocados e a sua situação contratual com a Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Podemos apurar-nos para a Copa do Mundo de 2014
Apesar de considerar que as formações da Serra Leoa e Tunísia são muito fortes, com jogadores muito experientes, Lúcio Antunes acha que Cabo Verde pode vencer estas duas selecções:
"A Serra Leoa é uma selecção muito forte, está melhor colocacada do que nós no ranking FIFA, com jogadores que actuam em vários clubes Europeus de nomeada. Individualmente e como grupo são muito fortes. Já a Tunísia, é uma selecção que esteve nos quartos-de-final do útlimo CAN, apura-se quase sempre para os mundiais de futebol, tem neste momento os três melhores jogadores que jogam em África. Mas nós, com o nosso trabalho, com a nossa humildade, se estivermos num dia bom, podemos ganhar a qualquer adversário", disse, confiante.
Lúcio Antunes não alinha em euforias. O seleccionador nacional tem consciência que os cabo-verdianos anseiam por uma qualificação para uma grande competição mas acha que o importante é não queimar etapas: "Estamos num processo de crescimento, como equipa, a própria federação está a crescer, assim como o nosso futebol. Queremos ir ao CAN´2013 mas se não conseguirmos, temos de dar os parabéns a quem for em nosso lugar. Demos um grande passo rumo a esta competição com a vitória fora frente ao Madagáscar mas agora é continuar a trabalhar para atingir os nossos objectivos", afirmou ao SAPO.
A selecção de Cabo Verde é constituída na sua maioria por jovens valores. Dos 23 convocados, dez são atletas sub-21, com enorme margem de progressão e que podiam atingir a maturidade futebolística no Mundoal´2018. Mas Lúcio não quer esperar até lá para ver Cabo Verde numa Copa do Mundo: "O ideal seria estarmos no próximo. Queremos estar no Mundial´2014 e penso que, se continuarmos a trabalhar como temos feito, podemos conseguir a qualificação", disse.
Campeonato nacional não influenciou convocatória
A lista dos 23 convocados para os três jogos de Junho (Serra Leoa, Tunísia e Madagáscar) não contempla nenhum jogador a actuar em Cabo Verde. Um dado que é desvalorizado por Lúcio Antunes: "Convoco os que estiverem em melhores condições para servir os interesses da selecção. Não tem nada a ver com o facto de estar a decorrer o campeonato nacional. Se tivesse de convocar alguém a jogar em Cabo Verde, fa-lo-ia sem problemas porque em primeiro lugar estão os interesses da selecção.
Dos 23, há alguns atletas com algumas mazelas, com problemas físicos devido a época desgastante que fizeram, mas Lúcio garante que todos são recuperáveis para os próximos compromissos dos Tubarões Azuis.
Quem ficou de fora dessa lista foi Valdo, jogador do Levante de Espanha. O seleccionador nacional explica porquê o avançado não foi convocado: "Valdo fez uma época desgastante, deu muito nas vistas no Levante mas o seu contrato acabou. Neste momento ele está a tratar do seu futuro, tem algumas propostas, está a analisa-las. Falou connosco e pediu dispensa desses jogos, de modo a que pudesse concentrar-se para tratar do seu futuro, já que neste momento está sem contrato. Não fazia sentido convoca-lo para ir para Portugal, depois para Serra Leoa, e mais tarde Cabo Verde. Esta é uma altura decisiva para quem procura clube e achamos por bem deixa-lo tratar do seu futuro".
Contrato renovado até último jogo de qualificação
Lúcio Antunes confirmou ao SAPO que renovou contrato com a Federação Cabvo-verdiana de Futebol até ao último jogo de apuramento para o Mundial2014. Um contrato que também vai de encontro aos desejos de ambas as partes:
"Nem a nossa federação nem eu temos dinheiro para estar a pagar altas indemnizações. Imagina que tinha um contrato longo e por algum motivo, não poderia cumpri-lo. Se fosse a Federação a quebra-lo, tinha de pagar uma alta indemnização, e se fosse eu a faze-lo, seria a mesma coisa. Optamos por um contrato curto, por objectivos, que vai ao encontro do desejo de todos. Se conseguirmos o apuramento para a próxima prova e a Federação e eu acharmos por bem estender o contrato, fa-lo-emos sem qualquer problema", disse Lúcio.
Cabo Verde encontra-se a estagiar na Academia de Alcochete, em Lisboa. A comitiva segue na quarta-feira para a Monróvia para defrontar a Serra Leoa no arranque do apuramento para o Mundial2014. Depois regressa à Praia onde tem agendado mais dois encontros: com a Tunísia, na 2ª jornada do apuramento para a Copa do Mundo de 2014 e com o Madagáscar, na 2ª mão da 2ª eliminatória de apuramento ao CAN´2013.
@Evandro Delgado
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1245049.html
Expresso.cv:CMP: Vereadora Maria Aleluia Andrade substitui Ulisses Correia e Silva
PRAIA-A vereadora Maria Aleluia Andrade vai substituir Ulisses Correia e Silva, nas funções de presidente da Câmara Municipal da Praia anunciou esta quarta-feira a edilidade.
Ulisses Correia e Silva formalizou a sua candidatura à Câmara da Praia na segunda-feira passada, dia 21, pelo que, ao abrigo do Código Eleitoral em vigor, é obrigado a suspender o mandato.
A vereadora da área da Cooperação Descentralizada e Formação no Exterior foi, assim, designada para substituir o Presidente durante esse período de suspensão de funções.
O despacho que oficializa esta substituição foi assinado no dia 21 de Maio. Até à data, Maria Aleluia Andrade tinha como missão " executar as directrizes e os processos que derivam das relações de cooperação e de geminação com parceiros externos do município", "bem como assegurar a gestão dos programas de formação superior no país e no exterior, promovidos pela câmara municipal," segundo definição das funções da Direcção de Cooperação e Formação da CMP.
23-5-2012
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/cmp--vereadora-maria-aleluia-andrade-substitui-ulisses-correia-e-silva
Expresso.cv:Primeira-dama visita Angola e troca experiências sobre empoderamento da Mulher
24-5-2012
A primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Dias Fonseca, foi recebida esta quinta-feira, em Luanda, pela secretária geral da Organização da Mulher Angola (OMA), Luzia Inglês, com o intuito de reforçar os laços de amizade e irmandade que unem os dois povos.
Durante as conversações, dado o interesse da primeira-dama de Cabo Verde, Luzia Inglês apresentou o ponto de situação sobre o funcionamento da organização que dirige, tendo dito na ocasião que Angola encontra-se em 10º lugar no mundo a nível de representação feminina nos mais diversos sectores do Estado.
Segundo a responsável da OMA, a mulher angolana está cada vez mais madura para exercer todas as funções políticas que lhe forem oferecidas, de maneira que continuam a esperar que a representação feminina em mais órgãos de decisão política registe um aumento com a realização das eleições que se avizinham.
Mas, referiu, comparativamente aos números de 2008, a meta actual já é considerada uma vitória, apesar de se esperar muito mais.
Relativamente à conversa que teve com Lígia Fonseca, afirmou que as experiências são mais ou menos iguais e que, no decorrer da mesma, fez saber que reteve alguns aspectos que poderão ter como exemplo uma vez que a luta é comum.
Por outro lado, ao apresentar a sua experiência, a primeira-dama de Cabo Verde informou que no seu país existem mulheres a penetrar em sectores muito importantes como o económico, político, finanças, administração interna, saúde, família e juventude, entre outros.
Para si, esta tem sido uma caminhada feita com sucesso, mas com consciência que ainda há muito por fazer, "pois enquanto houver mulheres que têm oportunidade de vencer na vida e são descriminadas no trabalho pela sua condição a luta ainda não está terminada".
A seu ver, é necessário uma intervenção cada vez mais forte das mulheres na mediação de conflitos em África, pois as soluções apresentadas e a continuação dos mesmos mostram que os caminhos não têm sido os melhores.
"Se calhar está a faltar também ouvir a voz das mulheres nestes vários países e procurar soluções diferentes, pois estou firmemente convencida que a intervenção das mulheres ajudará na mediação desses conflitos. Tenho certeza que esta é a solução que falta começar a adoptar", opinou.
Lígia Fonseca disse que a visita serviu para trocarem experiências, tendo em conta o facto de existirem muitas coisas que podem aprender umas com as outras, mantendo cada vez mais firmes os laços que unem os dois países.
A primeira-dama visitou também o centro de aconselhamento da OMA, localizado no município da Samba, onde no final considerou ser uma experiência desenvolvida por uma organização não governamental "muito" interessante.
Por este motivo, acrescentou, espera ter a oportunidade de estabelecer contactos e partilhar a experiência com assuntos idênticos que existem em Cabo Verde.
O centro de aconselhamento, que conta com três juristas, recebe duas a três participações por dia. Actualmente os casos mais relevantes estão ligados à prestação de alimentos enquanto a solicitação para os casos de violência doméstica registaram uma diminuição.
A primeira dama, nestas deslocações, fez-se acompanhar pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Domingos Mascarenhas.
Fonte: Angola Press
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/primeira-dama-visita-angola-e-troca-experiencias-sobre-empoderamento-da-mulher
Ola John entusiasmado com o Benfica
Ola John entusiasmado com o Benfica: O internacional holandês deu a sua primeira entrevista como jogador do Benfica. Ola John conhece os encarnados desde sempre, ressalvando a grandeza do clube que vai passar a representar.
“Sair de Portugal não é vergonha nenhuma
“Sair de Portugal não é vergonha nenhuma: Belmiro de Azevedo diz que há muita gente que não estava habituada a procurar trabalho, só a protestar.
João Pereira assina por três épocas com o Valência
João Pereira assina por três épocas com o Valência: Defesa internacional português, de 28 anos, já prestou as primeiras declarações como jogador da equipa che. Contrato de João Pereira, transferido por 3,68 milhões de euros, é válido até 2015.
O que se passou no Dragão é uma vergonha para o país
O que se passou no Dragão é uma vergonha para o país: Presidente do Benfica adoptou um tom crítico na homenagem aos campeões nacionais de basquetebol. Incidentes do Dragão Caixa levam Vieira a evocar a implicação do FC Porto no processo Apito Dourado.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Asemana:Maria Aleluia Andrade substitui Ulisses Correia e Silva
PRAIA-A vereadora pela área da Cooperação Descentralizada e Formação no Exterior, Maria Aleluia Andrade, vai substituir o presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, durante o período em que suspende as suas funções para se candidatar a um segundo mandato na Câmara Municipal da Praia.
Ulisses Correia e Silva formalizou a sua candidatura à Câmara da Praia na segunda-feira passada, o que o obriga a suspender funções. E ao abrigo do artigo 427º do Código Eleitoral e do artigo 96º, nº 1 do Estatuto dos Municípios nomeou Maria Aleluia Andrade para o substituir durante esse período.
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article76499&ak=1
quarta-feira, 23 de maio de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
domingo, 20 de maio de 2012
O que é que se passa com o ensino superior português?
O que é que se passa com o ensino superior português?: Foi um dos sectores que mais ajudou a desenvolver o país, mas é daqueles que mais sofre cortes de financiamento. Reitores querem mais dinheiro e mais autonomia.
Sapo.cv:Capital comemora 154 anos
Praia tornou-se oficialmente capital do arquipélago em 1858, através de um decreto que a Vila da Praia de Santa Maria passou a designar-se cidade, tendo como o seu centro administrativo e económico o Platô ou Plateau.
A cidade cresceu para todos os lados e actualmente tem mais de 60 bairros, albergando uma população de mais de 130 mil habitantes.
Várias actividades têm lugar hoje, dia 19, no âmbito do Dia do Município da Praia. A nível oficial há uma sessão no Auditório Nacional. Já em termos desportivos decorrem torneios de diversas modalidades na cidade, entre as quais futsal, futebol, voleibol, andebol, ginástica rítmica, corrida de cavalos, etc.
A entrega dos troféus acontece tanto hoje, como amanhã, domingo.
Já no Salão do Munícipe, no Paços de Concelho, está patente uma exposição da pintora Nela Barbosa, intitulada “Filhos dos Montes”.
As festas do Município estão orçadas em 25 mil contos, sendo que 20 mil são destinadas ao Festival da Gamboa, o ponto alto das comemorações que este ano homenageia os praienses.
Sapo.cv:TERMINA MAIS UM FESTIVAL DA GAMBOA
Mais uma noite de emoção
Terminou a última noite da XXª edição do Festival da Gamboa. Depois de uma tarde para a pequenada houve uma noite cheia de ritmos e tonalidades de diferentes continentes.
Depois do Gamboinha que aconteceu na tarde de sábado, dia 19 de Maio, arrancou mais uma noite que se prevê ser de muita emoção no areal da Gamboa.
Às 21h00, estrearam o palco os Primitive, grupo de rock que faz uma fusão desse estilo com outros."Gamboa é sabi", afirmou um dos elementos da banda que estava radiante com a actuação num palco desta dimensão na cidade que os viu crescer.
O público já encheu a imensa extensão da praia da Gamboa. Milhares de pessoas circulam na área do festival.
Os Super Mama Djombo da Guiné Bissau fizeram vibrar a multidão com os sons já familiares por estas paragens.Na plateia estão muitos guineenses. Falando à imprensa no final do show, Dino, vocalista do grupo, afirmou que todos os elementos da banda condenam a actuala situação de instabilidade na Guiné-Bissau.
Jorge Neto, em força, aliás como sempre, fez tremer o palco do segundo dia do Gamboa. Com muita garra e o típico "uau", o cantor mostrou uma vez mais que é um animal de palco.Neto fez a última performance da noite acompanhado de um jovem sósia e fã. A actuação dos dois artistas teve muito sucesso junto ao público.
O brasileiro Netinho que veio directamente da Baía deu um grande show. Esta é a terceira vez do músico em Cabo Verde que diz que o povo cabo-verdiano é muito semelhante ao brasileiro. Netinho cantou vários sucessos mais antigos mas fez também um cover do "Ai se eu te pego".Veja as fotos
O edil da Praia, Ulisses Correia e Silva, fez um balanço positivo deste evento que considera uma "grande festa cultural". Tal como o Kriol Jazz, a ideia é introduzir o Gamboa no roteiro internacional dos festivais.
Em termos de ocorrências, a Cruz Vermelha transportou mais de 5 pessoas feridas para o Hospital Agostinho Neto. Um dos feridos estaria em estado grave, inclusive.
A noite, que acabou às 03h00 da manhã, ficou marcada por vários pequenos incidentes mas que foram dissipados pela intervenção rápida das entidades competentes.
ANação:Djodje e Ricky Boy, África Raibow e Boss AC agitam primeira noite do festival da Gamboa
A noite, que iniciou tímida, conheceu a sua enchente no momento em que Ricky Boy e Djodje subiram ao palco para actuarem. Estes, que fazem parte da do rol da prata da casa, confessaram-se satisfeitos com o carinho do público justamente porque estão a actuar em casa.
A seguir foi a vez dos África Rainbow, um grupo de cabo-verdianos radicados nos EUA que cantaram músicas de sua autoria como o já conhecido “Aleluia Jah”, e também não deixaram de relembrar alguns sucessos do rei do reggae, Bob Marley. Os seus elementos confessaram-se maravilhados com o carinho do público naquela que foi a primeira actuação no festival da Gamboa.
A cargo do Boss e “AC para os Amigos” ficou o encerramento do primeiro dia do 20º Festival da Gamboa. Boss AC cantou assim, pela primeira vez em Cabo Verde, músicas do seu mais recente CD, mas também não deixou de recordar, junto com o público, outros sucessos, um deles “Princesa”. Este disse que gostou de estar no palco e sentir o calor do público.
O balanço final tanto do vereador da cultura, António “Tober” Silva, como da polícia foi positivo. “O horário do início foi cumprido e estamos satisfeitos com o resultado”, adianta o primeiro.
Os dados recolhidos pelo A NAÇÃO junto da polícia revelaram “o caso de uma criança de cerca de 10 anos, aparentemente drogada, alguns desmaios por excessos de bebidas alcoólicas” e outros constrangimentos, mas no geral “tudo correu na normalidade e não teve nenhum caso muito relevante”.
Ao todo foram destacados 100 efectivos, entre Polícia Militar, Polícia Nacional, e Brigada Anti-Crime (BAC), 22 voluntários da Cruz Vermelha, seis da Protecção Civil e quatro bombeiros. Tudo para garantir o máximo de segurança no festival.
Para o dia de hoje(19), além das actividades desportivas e recreativas, o festival começa às 16 horas com Gylito, Suzanna Lubrano e as Moranguitas, e outras actividades para os mais pequenos. A partir das 21 horas, o show inicia com Super Mama Djonbo, lendário grupo da Guiné-Bissau, seguido de Jorge Neto e Netinho, do Brasil, encarrega-se para o fecho do festival.
No domingo ainda haverá mais show, com destaque para jovens do hip hop cabo-verdiano, final do festival Sete Sóis, Sete Lua e outras actividades.
ANação.cv:STJ confirma prisão preventiva de Veríssimo Pinto
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) acaba de confirmar a prisão preventiva de Veríssimo Pinto, no âmbito da operação "Lancha Voadora". Com isso, o antigo presidente da Bolsa de Valores continua a aguardar pelo seu julgamento em São Martinho. Para o STJ, são fortes os indícios de lavagem de capitais por parte daquele gestor, agindo este "com dolo" no processo que corre contra ele.
As suspeitas e os factos continuam a jogar contra o ex-presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Veríssimo Pinto (VP).
Esta é pelo menos a leitura a tirar do acórdão que o Supremo Tribunal acaba de produzir relativo ao recurso daquele arguido contra a sua prisão preventiva, decretada pelo 3º Juízo Crime do Tribunal da Comarca da Praia, em 20 de Dezembro passado. Para o STJ, a primeira instância agiu bem em ordenar a prisão preventiva daquele cidadão e gestor, até, pelo menos o seu julgamento, cuja data ainda se desconhece, mas que poderá ser ainda este ano, a acreditar numa fonte judicial.
ENCALACRADO
No seu longo acórdão, com 37 páginas, vários factos e argumentos são apontados, o STJ considera, entre outros aspectos, que Veríssimo Pinto agiu de forma consciente em operações ilícitas, sendo uma delas a recepção pela Auto Center, empresa de VP, de quatro milhões de escudos transferidos por Paulo Ivone Pereira, "tido como cabecilha de uma organização criminosa e responsável principal pala introdução de uma avultada quantidade de droga em solo nacional e igualmente preso, preventivamente, à ordem deste processo".
Um outro ilícito foi a compra de uma embarcação "Lancha Voadora" pelo mesmo Paulo Pereira "por intermédio" também da Auto Center, embarcação essa "que, posteriormente, foi utilizada no transbordo da droga" aprendida no âmbito da referida operação, estimada em 1,5 tonelada.
A isso soma-se o "negócio de acções" da mesma Auto-Center, de novo com Paulo Pereira, bem como "a alteração do pacto social" dessa mesma empresa, passando a integrar nas suas funções a importação de barcos, ocorrida após a transferência de 15 milhões 255 mil e 162 escudos, efectuado pela Imopraia", empresa de imobiliária.
Contra VP jogou também a "celebração do contrato promessa de compra e venda" da referida embarcação, assinada em 12 de Maio de 2011, desta feita, entre Veríssimo Pinto e Carlos Gil Gomes Silva, um "estranho ao negócio", "mais de nove meses após a transferência dos quatro mil contos, alegadamente a título de pagamento de sinal, a expressiva valorização (mais de 30%) das acções da Auto Center, ocorrida em apenas seis dias após a criação da empresa, etc."
"DISFARCE"
Ou seja, com estes factos e indícios de crime, para o STJ, a prisão preventiva mostra-se adequada no caso em apreço, por ser a única via capaz de obviar, sobretudo, "ao perigo de continuação de actividade criminosa".
Segundo aquele Tribunal, "ao assinar o contrato-promessa da venda do barco com Carlos Gil", ao invés de fazê-lo com Paulo Pereira, Veríssimo Pinto "quis manter este último, verdadeiro ‘dono’ da embarcação encomendada e do capital utilizado, no anonimato, dificultando, desta forma, que se chegasse a ele". Ao agir assim, conclui o STJ, "dúvidas não há" de que aquele gestor, VP, "agiu com dolo".
E mais, para o STJ, a circunstância de VP ter "disfarçado" as suas operações com a aparência de legalidade (contratos de compra e venda, identificação dos intervenientes) não o exime, sem mais, do crime de lavagem de capitais pelo qual foi identificado". Isto porque, conforme se explica, "no crime de lavagem de capitais o que se busca é uma cobertura legal a bens e/ou produtos de proveniência ilícita".
Mais grave tudo, segundo o veredicto do colectivo de juízes do STJ, é que os indícios presentes nos autos indicam que VP actuou o tempo todo buscando "destinação ilícita" de vantagens obtidas por Paulo Pereira, com o tráfico de drogas.
O acórdão recusa portanto a alegação do recorrente, Veríssimo Pinto, de que desconhecia a existência de um qualquer crime principal, subjacente ao crime que se lhe imputa: "Resulta, de forma lídima (...) que os indícios de participação do arguido VP no crime de tráfico de estupefacientes são ténues, embora não se possa dizer o mesmo quando se refere o crime de lavagem de capitais, onde o seu envolvimento através de empresa que dirige (Auto-Center), deixa antever a existência de forte intervenção do arguido Paulo, seja directamente seja por interposta pessoa (Carlos Gil) prestando assim, colaboração na introdução de proventos advenientes do tráfico de estupefacientes no tráfego negocial".
PRISÃO "PROPORCIONAL À GRAVIDADE"
Quanto ao pedido de VP para responder em liberdade os crimes pelos quais se encontra implicado, alegando não haver nem perigo de fuga nem perigo de prossecução da eventual actividade criminosa, o STJ também não o aceita. Pelo contrário, entende que a prisão preventiva "é proporcional à gravidade do crime indiciado", sendo por isso "adequada" de modo "a evitar perigo concreto de continuação da actividade criminosa, que no caso se fez sentir".
Para o STJ, tão-pouco a invocação da presunção de inocência do arguido coloca em causa a "bondade da prisão preventiva" decretada ao visado. Pelo contrário, diante disso, conclui o acórdão que existe neste caso "um justo equilíbrio entre a protecção dos direitos fundamentais das pessoas, inclusive, aqui, o direito à liberdade do arguido e a realização da justiça".
A Veríssimo Pinto não resta outra remédio senão aguardar na prisão de São Martinho pelo seu julgamento final. Um julgamento que promete fazer correr muita tinta, tendo em conta a natureza dos crimes e os personagens envolvidos no imbróglio da Lancha Voadora, que, para muitos, acabou por ser uma autêntica lancha arrasadora.
ROTEIRO
A Operação "Lancha Voadora" veio a público a 8 de Outubro do ano passado, quando a Polícia Judiciária (PJ) fez a maior apreensão de sempre de drogas em Cabo Verde: 1,5 toneladas de cocaína em elevado estado de pureza, que já foi incinerada.
Na ocasião, foram apreendidos milhares de euros e outras moedas sul-americanas e milhões de escudos cabo-verdianos em notas. A PJ confiscou ainda cinco viaturas topo de gama, três jipes, duas "pick-up", uma moto de mar e uma "moto-quatro" e algumas armas. No dia 22 de Dezembro, o Tribunal da Comarca da Praia decretou a prisão preventiva de Veríssimo Pinto e os empresários José Carlos Semedo e Luís Ortet, Ivone Pereira e Ernestina Pereira, por alegado envolvimento no tráfico de drogas e lavagem de capitais no caso "Lancha Voadora". Jacinto Mariano, mestre de pesca, e o empresário "Djóy" Gonçalves ficaram em liberdade, sob o termo de identidade e residência.
Os sete indivíduos foram, na altura, detidos pela PJ, por haver fortes indícios do seu envolvimento no caso "Lancha Voadora". A detenção aconteceu na sequência de buscas feitas a empresas e residências dos suspeitos, onde foram encontrados "documentos comprometedores", que estabelecem ligações dos suspeitos à rede de tráfico de drogas e lavagem de capitais.
Liberal.cv:ASSOMADA ACOLHE PRÉMIO NACIONAL DE ARQUITECTURA
Câmara assinou protocolo com Ordem dos Arquitectos
Na ocasião, Francisco Tavares disse crer o evento “irá fixar” o concelho “na agenda pública do desenvolvimento em Cabo Verde e dará contributo para que o urbanismo seja um sector de desenvolvimento sustentável do país”
Hoje de manhã a Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago (CMSCS) assinou com a OA um protocolo que assegura e escolha de Assomada como a anfitriã do prémio do próximo ano. Na ocasião, o presidente da CMSCS, ao mesmo tempo que aludiu à honra de a sua cidade receber o evento, disse crer que este” irá fixar Santa Catarina na agenda pública do desenvolvimento em Cabo Verde e dará contributo para que o urbanismo seja um sector de desenvolvimento sustentável do país”.
Já para o presidente da OA, terão sido profícuas as conversas com a autarquia no que respeita ao exercício da profissão de arquitecto em Cabo Verde e Santa Catarina, em particular. E resultado dessa comunhão de pontos de vista em matéria de desenvolvimento cultural, social e económico, da gestão da coisa pública e das eficiências energéticas, entre outras, nasceu a ideia de fazer de Assomada a sede do Prémio Nacional de Arquitectura 2013.
Sapo.cv:Estádio Nacional, a maior infra-estrutura desportiva do país
A infra-estrutura salta à vista de quem sai da cidade da Praia em direcção ao interior da ilha. A grande estrutura de betão e aço de 3 andares situada na zona de Monte Vaca é o novo Estádio Nacional. Com uma área de cerca de 12 mil m2, o novo Estádio Nacional vai ter 15 mil lugares e tem a sua conclusão prevista para o verão de 2013.
A obra
A primeira pedra desta obra foi lançada em Outubro de 2010. O projecto é financiado pela República Popular da China que na altura disponibilizou 1 milhão e 400 mil contos, a verba prevista para um estádio de 10 mil lugares. Actualmente o governo conseguiu um segundo financiamento para mais 5 mil lugares, ficando assim a obra concluída por volta de Junho de 2013.
Localizado numa “zona de expansão”, mas “junto da área urbana”, o estádio fica localizado na zona de Monte Vaca. “Uma obra onde se trabalha 24 horas”, explica o engenheiro António Nascimento, o coordenador do projecto da parte do Ministério das Infra-estruturas. No estaleiro da obra foram feitas estruturas onde residem os trabalhadores chineses da empresa Top Internacional Engineering. Existe mesmo um tradutor permanente no local para facilitar o diálogo entre a equipa chinesa e os cabo-verdianos.
Trata-se da maior infra-estrutura desportiva do país. O engenheiro responsável salienta, com alguma satisfação, que a nível nacional “ainda não construímos uma obra desportiva desta dimensão, em termos de grandeza e de custos”.
“A obra está já em fase de acabamentos, mas agora como vamos construir mais 5 mil lugares, os trabalhos estão abrandados” adianta António Nascimento, que se deslocou juntamente com uma comitiva cabo-verdiana para a China no âmbito da assinatura do acordo para o financiamento dos novos 5 mil lugares, que ficaram situados nas duas extremidades, norte e sul, do estádio. A bancada principal, oeste, vai ser a única coberta e vai albergar os camarotes.O Estádio Nacional cumpre com os padrões internacionais da FIFA, ou seja pode vir a ser palco de competições internacionais, vai ter uma pista de atletismo com 8 corredores e um relvado sintético. Segundo o engenheiro responsável, o estádio já tem as infra-estruturas necessárias para a retransmissão dos jogos, bem como uma sala de imprensa, e ainda iluminação e está previsto igualmente um placar electrónico.
Um open space para comércio já foi igualmente feito. Os arranjos exteriores em volta do Estádio Nacional, nomeadamente arruamentos, estacionamento exterior, vão ser garantidos pelo governo.
Os materiais remanescentes da obra são muitas vezes aproveitados pela comunidade local. É comum encontrar em volta do estaleiro pessoas à procura de restos de metal ou outros objectos. É o caso de dois rapazes, residentes em Achada São Filipe. Depois da recolha, a dupla conta que vai vender o “material” no ferro velho. “Dez escudos” é o preço de cada peça, diz um dos rapazes com nove anos.
A sustentabilidade do Estádio
Uma questão pertinente que se coloca é quem irá fazer e qual será o modelo de gestão do Estádio Nacional. Para já, “o modelo de gestão do estádio está a ser estudado” explica José Gomes da Direcção Geral dos Desportos. “Tem de ser um gestor full time porque doutra forma seria difícil fazer a gestão da infra-estrutura.”
“Estamos a seleccionar pessoas para compor uma equipa que irá tratar da manutenção do Estádio e que vai fazer um estágio com a actual equipa chinesa”, adianta José Gomes que não fala ainda em números de seleccionados, mas explica que a prioridade vai para as pessoas da localidade onde fica situada a obra.
O representante da DGD salienta ainda que mesmo após a entrega da obra, um colectivo de chineses vai auxiliar, durante um ano, na manutenção do estádio. “A partir dai, nós temos que ter a nossa própria equipa que tem de ser preparada desde já”.
Os espaços comerciais já estão criados e serão rentabilizados, segundo José Gomes. Em relação ao acesso em termos de transportes, o representante da DGD explica que os operadores da praça terão de ser perspicazes”, salientado que o acesso é fácil devido à localização.
Vários poderão ser os jogos e competições a realizar na nova infra-estrutura. Partidas da selecção nacional, mas também campeonatos nacionais, torneios internacionais e provas de atletismo, entre outros. “Vamos ter eliminatórias do CAN”, garante mas realça que a realização de jogos depende dos calendários e das propostas que as federações conseguirem efectuar.
O surgimento do novo espaço não inviabiliza o funcionamento do Estádio da Várzea, na Praia. “Cada espaço é um espaço”, explica José Gomes, salientando que o Estádio da Várzea é municipal e que o Estádio Nacional “terá uma utilização criteriosa”.
O novo estádio não contempla um centro de estágio, não estando na mesma excluída a hipótese de “algumas equipas estrangeiras que sobretudo no inverno europeu” poderiam deslocar-se a Cabo Verde para fazer cá os seus treinos.
Questionado sobre a pertinência de mais uma infra-estrutura deste género a nível nacional, José Gomes considera que noutras ilhas para além de Santiago poderia fazer sentido, como por exemplo em São Vicente “pela dinâmica do desporto da ilha”.
Os números
Início: Outubro de 2010
Financiamento: Rep. Pop. da China (1ª fase - 1 milhão e 400 mil contos)
Altura: 18,8 metros – 3 andares
Área: cerca de 12 mil m2
Conclusão: Verão de 2013
Lugares: 15 mil (bancada oeste e este – 5 mil cada; bancada sul – 3.750 e bancada norte – 1.250 lugares)
@CM/SAPOhttp://noticias.sapo.cv/info/artigo/1243494.html
Asemana:Narcotráfico na África Ocidental atingiu proporções epidémicas
Johnnie Carson, secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Africanos, acredita que “raros são os membros da elite política guineense que não estejam implicados no narcotráfico”. De acordo com Carson, o tráfico nalguns países da África Ocidental e em particular na Guiné-Bissau, “atinge proporções epidémicas”.
É neste quadro sombrio que a Comissão do Senado americano para o Controlo Internacional do Narcotráfico debateu, na quarta-feira, 17, em Washington, a problemática do tráfico de droga na África Ocidental, que ameaça desestabilizar estados aliados de Washington, na região.
No seu testemunho perante aquela comissão do Senado, Johnnie Carson alertou por outro lado, para os "números" do tráfico de droga na região.
De acordo com aquele governante americano, estima-se que só em 2007 tenham transitado pela África Ocidental, 40 toneladas métricas de cocaína, calculada em cerca de 1.8 mil milhões de dólares - o equivalente a 27 por cento do consumo europeu de estupefacientes, isto numa região onde 50 por cento da população sobrevive com menos de dois dólares por dia.
O assistente do secretário de Estado para os assuntos africanos, vincou ainda na sua intervenção, a necessidade de um maior engajamento de Washington na cooperação com a África Ocidental no combate do tráfico de narcóticos, fenómeno que considera estar a colocar em risco a já frágil estabilidade política e social de toda uma região, com indiciadas ramificações a nível do financiamento de processos eleitorais em alguns países da região.
Além de Carson, a iniciativa contou com o testemunho de outros influentes responsáveis governamentais americanos, nomeadamente do vice administrador do Departamento de Combate a Droga (DEA), Thomas Harrigan, do assistente do secretario para o Combate do Trafico Internacional de Narcóticos, William Brownfiend. e do vice assistente do secretario de defesa para o Combate ao Narcotráfico e a Ameaça Global, William Wechsler.
Durante as audiências ficou igualmente vincado a apreensão de Washington para com o fenómeno, cujo combate, a senadora democrata pelo estado da Califórnia, e co-presidente da Comissão Senado para o Combate ao Tráfico Internacional de Narcóticos, Dianne Feinstein considerou de " interesse para a segurança nacional ".
William Brownfield, assistente do secretario de Estado para o combate internacional aos narcóticos apontou o crime organizado e o narcotráfico em particular, como uma das principais ameaças para a África Ocidental.
Neste particular, Brownfield recordou o facto de a região ser cenário de um impressionante movimento de estupefacientes, armas, petróleo, cigarros e medicamentos falsificados, para além de lixo tóxico, num negócio que de acordo com estimativas dos Escritórios das Nações Unidas para o Combate a Droga e Crimes (Unodc), gera por ano, receitas na ordem das 3.34 mil milhões de dólares.
Brownfield afirmou que se está face a um preocupante cenário que urge um maior engajamento dos Estados Unidos no combate ao narcotráfico, no quadro da Iniciativa Americana de Cooperação no Domínio da Segurança, com a África Ocidental, conhecida pela sigla WACSI, programa quinquenal de assistência americana à região, que envolve um pacote financeiro calculado em cerca de 60 milhões de dólares.
Recorde-se que entre os primeiros resultados visíveis desta parceria Washington e África Ocidental, o tribunal federal em Manhattan, Nova Iorque condenou em Julho de 2010, Jesus Eduardo Valencia Arbelaez a pena de 17 anos de prisão pelo seu papel na liderança de uma sofisticada organização internacional de tráfico da cocaína, com raízes na Colômbia e na Venezuela e uma rede de operacionalidade que se estende a Europa e aos Estados Unidos da América.
A detenção de Valencia-Arbelaez foi possível graças à cooperação das forças de segurança e do combate ao crime organizado de países tais como os Estados Unidos da América, da Roménia e da Libéria.
Os Estados Unidos e a Unodc, estimam que 13 por cento do tráfico global da cocaína tenha por plataforma giratória, naquela região do continente africano.
Fonte: VN
ASemana:Estudante à beira de um ataque de nervos, no Brasil: Sem bolsa e sem visto
Cláudia Sofia, uma estudante cabo-verdiana no Brasil, anda à beira de um ataque de nervos, com receio de ser repatriada antes de terminar o curso de Letras que está prestes a concluir na Universidade de S. Paulo. O problema desta aluna mindelense é que perdeu o direito à bolsa e, para piorar as coisas, o seu visto de estudante está caducado.
Desde Janeiro deste ano que Cláudia Sofia se encontra no fio da navalha, vivendo e sobrevivendo da ajuda de colegas, especialmente de uma amiga angolana que lhe tem emprestado dinheiro para suportar despesas correntes. Ela que deixou de ser bolsista porque, como explica, não conseguiu terminar o curso dentro do prazo estipulado de cinco anos, embora já esteja na recta final. “Não perdi nenhum ano, apenas tinha que fazer Bacharelato e Licenciatura nesse período de tempo, que é curto. Vi logo que não conseguiria fazer a formação em cinco anos porque é muita matéria. Sou uma aluna dedicada, tenho boa média, só me faltam alguns meses para terminar e, agora que estou na recta final, é que me vem acontecer esta situação”, lamenta Sofia, 25 anos de idade, que afirma estar desesperada, sem bolsa e sem visto, no Brasil. Ela que tem estado a mover mundos e fundos para tentar solucionar a sua situação, já recorreu ao Consulado de Cabo Verde em S. Paulo, enviou emails para a Embaixada em Brasília, e até pediu a familiares residentes em S. Vicente para tentarem ver junto da Ficase, instituição que gere as bolsas de estudo, como resolver o seu caso.
Mas apesar dos esforços, diz ela, continua no mesmo lugar, vivendo o pesadelo de poder ser expulsa do Brasil, antes de concluir o curso. “Já enviaram mensagens do próprio Consulado para a Embaixada, relatando a minha situação, e não houve qualquer reacção. Eu própria entrei em contacto com o senhor Luís Rogério, Assistente Consular da Embaixada, por telefone e email, mas de nada serviu”, relata Cláudia Sofia, que costumava receber uma bolsa de seiscentos reais, quase 25 contos, que agora perdeu. “Sei de uma outra aluna que está praticamente na mesma situação, que fez de tudo para tentar resolver o problema e também não conseguiu”, acrescenta esta moça, que se mostra particularmente preocupada com a sua situação legal no Brasil.
Segundo Luís Rogério, Assistente Consular da Embaixada de Cabo Verde em Brasília, a única forma da estudante renovar o visto será sair do Brasil, mesmo que seja para um país vizinho, e voltar a entrar com um outro visto. Habituado a lidar com esse tipo de problemas que volta e meia afecta os bolseiros cabo-verdianos, Rogério assegura que, em relação à caducidade do visto, a Embaixada não tem muito espaço de manobra. No entanto, explica, o serviço diplomático pode sempre informar a divisão da emigração brasileira do problema, demonstrar que se trata de uma estudante prestes a terminar o curso e, assim, conseguir que lhe seja estampado um novo visto de entrada no país. “Quando o visto de um estrangeiro caduca, ele tem de sair do país. E a Polícia Federal é muito exigente nesses casos”, informa Luís Rogério, relembrando que os estudantes devem pedir a prorrogação do visto trinta dias antes do prazo de caducidade, sob pena de ficarem numa situação ilegal.
Em relação ao caso concreto de Cláudia Sofia, este funcionário do serviço diplomático lembra-se de ter mantido um contacto telefónico com a estudante e de lhe ter pedido para mandar um email, expondo a sua situação. Só que, garante, nunca recebeu qualquer mensagem. Não sabe o motivo, mas coloca a hipótese de que Sofia tenha enviado as suas mensagens para o endereço errado. No entanto, na sequência do contacto efectuado por A Semana, aproveitou para ficar com o número de telefone da aluna, prometendo entrar em contacto com ela para ver o que se passa.
Uma das medidas que a Embaixada deverá tomar será informar a Ficase – Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar – do problema que Cláudia Sofia enfrenta e ver se ela poderá ser reintegrada na lista de bolseiras. Uma fonte da instituição deixou transparecer que, tratando-se de um aluno no fim do curso, existe a possibilidade de voltar a beneficiar da bolsa. Esclarece, no entanto, que a Embaixada deve informar a Ficase do caso, para que possa ser avaliado.
Kim-Zé Brito
sábado, 19 de maio de 2012
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Sapo.cv: BOSS AC NO FESTIVAL DA GAMBOA
Teatro no início e Boss AC no fim
Arranca hoje o primeiro dia do Festival da Gamboa. Esta é a XXª edição do evento que arranca hoje às 16h00 com o grupo teatral Tikai. A noite aquece com os jovens Gaita e Ferro às 21h00. E hoje há o habitual fogo-de-artifício às 00h00.
Começa hoje, dia 18 de Maio, o Festival da Gamboa. O palco já está montado bem como as barraquinhas para venda de comida e afins. Ao longo da manhã têm lugar o sound-check dos artistas de hoje.
O grupo teatral Tikai apresenta a já conhecida peça “Rapacinhu Intentado” no início da tarde. A noite arranca mesmo com os jovens Gaita e Ferro, um grupo que aprendeu com os melhores – Ferro Gaita.
Segue-se a dupla dos TC, Djodje e Ricky Boy, jovens da Praia, que vão estar a actuar em casa. Os rapazes sobem ao palco às 22h30.
Às 00h00 temos o habitual fogo-de-artifício para comemorar o 154º aniversário da cidade da Praia, o dia do Município celebra-se a 19 de Maio. O show de pirotecnia tem duração prevista de pouco mais de 10 minutos.
O grupo de reggae de fusão feito por cabo-verdianos de 2ª geração residentes nos USA, Africa Rainbow, sobe ao palco pouco depois da meia-noite.
E a noite termina com bem conhecido cantor luso-caboverdiano, Boss AC. O hit “Sexta-feira” é que não deverá saltar. Caso para dizer “Li Kê Terra”.
No sábado é dia da Gamboinha e muito mais.
GUINÉ EQUATORIAL:JUSTIÇA FRANCESA PEDE MANDADO DE PRISÃO PARA T. OBIANG
PARIS – Dois juízes franceses pediram recentemente que seja expedido um mandado de prisão internacional para Teodorin Obiang, filho do presidente da Guiné Equatorial Teodoro Obiang Nguema. Segundo as autoridades, Teodorin é acusado de lavagem internacional de dinheiro e há fortes suspeitas de que ele teria adquirido imóveis na França por meio de uma rede de fraudes.
Teodorin, que também é ministro da Agricultura, já se envolveu em polêmicas envolvendo má utilização de dinheiro púbico. Em 2011, ele teria encomendado um iate no valor de 380 milhões de dólares americanos (275 milhões de euros),
valor que representa quase três vezes o que o país investe no sector da saúde por exemplo.
Segundo o site globoonline, o filho do presidente da Guiné Equatorial, Obiang é também dono de uma mansão avaliado em 35 milhões de dólares em Malibu, Califórnia, um avião jacto avaliado em 33 milhões de dólares e uma frota de carros de luxo. No entanto, avança o site brasileiro que o seu salário como ministro é de apenas 6.799 dólares por mês.
Fonte:globoonline.com
Liberal:FESTIVAL DA GAMBOA ARRANCA HOJE
Já vai
na 20ª edição O evento é o ponto alto das Festas da Cidade que, todos os anos, trazem às ruas da Praia os sons, a luz e a cor que embalam a velha urbe e enchem os corações de efémera alegria Praia-A aposta na prata da casa e nos artistas cabo-verdianos da diáspora é uma posição claramente assumida pela Câmara Municipal da Praia, nesta 20ª edição do Festival da Gamboa. Integradas nas Festas da Cidade, iniciativas paralelas ao festival têm vindo a ser promovidas durante o mês de Maio, mas o ponto alto das festividades praienses inicia-se hoje, ali no espaço junto ao mar que dá o nome ao evento que, este ano, pretende “homenagear os munícipes”. Hoje, 18, é o dia de arranque, começando às 18 horas, com uma programação inteiramente dedicada às crianças, através da apresentação da peça “Rapazinhu Intentado”, uma produção do grupo de teatro Tikai. Já a noite, como é bom de se ver, é dedicada aos mais velhos: Ferro Gaita, Djodje e Ricky Boy vão passar pelo palco, antecedendo a banda de reggae Africa Rainbow, que começa a sua actuação já nos primeiros alvores de sábado. Sábado que anuncia um dia cheio de música, cor e alegria, a começar logo da parte da tarde com a actuação do Papagaio e as Moranguitas, antecedendo o grupo Enigma. A banda rock Primitive, os Super Mama Djombo (da Guiné-Bissau) e Jorge Neton passam pelo palco antes de Netinho da Baía, que encerra o Festival da Gamboa 2012. Fonte:Liberal.Cv |
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=35963&idSeccao=518&Action=noticia
Globo.com:Facebook começa a negociar suas ações na Bolsa de Nova York
Rede social já tem mais de 900 milhões de usuários em todo o
mundo.
Companhia foi avaliada em US$ 104 bilhões.
Mais de oito anos após sua fundação, o Facebook
estreia nesta sexta-feira (18) na bolsa de valores de Nova York com a sigla FB,
vendendo suas ações a US$ 38. Com este valor por ação a companhia foi avaliada
em US$ 104 bilhões e pode levantar pouco mais de US$ 16 bilhões no processo de
oferta pública inicial (IPO, em inglês) - o maior já arrecadado por uma empresa
de internet nos Estados Unidos.
O Facebook apresentou seus documentos para realizar o IPO ao órgão regulador
dos mercados norte-americano no início de fevereiro. A faixa de preço inicial de
ações estimada pela companhia foi de US$ 28 a US$ 35, mas o valor acabou
aumentando para uma faixa de US$ 34 a US$ 38 e estabelecido no número mais alto.
Nesta semana, a empresa também anunciou que oferecerá 25% a mais de ações do que
havia previsto.Durante o período, Mark Zuckerberg, o fundador e CEO da empresa, também teve que responder a críticas envolvendo a aquisição do Instagram, por US$ 1 bilhão, e da startup Glancee. O executivo foi criticado por, segundo o "Wall Street Journal", ter negociado a aquisição do Instagram por conta própria e avisado o conselho da companhia da movimentação apenas no dia 8 de abril --a compra foi divulgada na imprensa no dia 9 de abril.
Entre as instituições envolvidas na oferta do Facebook estão Morgan Stanley, JP Morgan, Goldman Sachs, Bank of America, Barclays e Allen & Co. O banco de investimentos brasileiro Itaú BBA também está entre os coordenadores da oferta pública inicial do Facebook.
Abertura do capital
Entenda o que é um IPO | |
---|---|
IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial, que equivale à abertura de
capital de uma empresa) é o primeiro lançamento de ações de uma empresa para o
público. Por meio do IPO, é oferecida uma “fatia” da empresa a novos
investidores, que passarão a ser sócios dela. Para a empresa, o objetivo é
captar novos recursos. Nessa oferta inicial, as ações são vendidas aos investidores por um preço fixado pela empresa, que é determinado por uma série de fatores, entre eles o tamanho da procura, a expectativa de lucros etc. A partir do IPO, as ações passam a ser negociadas em bolsa de valores |
O site "foi construído para realizar uma missão
social: tornar o mundo mais aberto e conectado", diz
Zuckerberg em carta entregue junto com a documentação para estrear na
bolsa.
Mas Lamardo entende que o IPO pode fazer a rede social virar refém de
processos ligados ao mercado de ações e aos acionistas. “Há um controle
excessivo com as empresas que atuam na bolsa. Isso faz com que esta empresa
foque apenas em recursos que trazem retorno [financeiro] para os usuários”,
explica.“Até agora, o Facebook teve liberdade para criar recursos que tornaram a plataforma melhor e muitas coisas não renderam dinheiro. Mas isso fez com que a rede social estivesse muito a frente dos concorrentes. Ter acionistas olhando as ações do Facebook de perto pode ser um problema neste sentido”.
Jogos e apps
A rede social deve
atingir o primeiro
bilhão de usuários em agosto deste ano. Mas os dados de crescimento dão
sinais de que pode haver uma desaceleração. Nos últimos 3 meses de 2011, o total
mensal de usuários ativos do Facebook cresceu 5,6%, contra 10,5% no mesmo
período de 2010. Segundo o site Socialbakers, nesse período houve leve queda nos
Estados Unidos, líder em usuários, com cerca de 156 milhões.
Da receita, 86% vieram de publicidade e 12%, da parceria com a Zynga, que faz
jogos para a rede social, como o Farmville e o Cityville. Os jogos são grátis,
mas, quem quiser, paga por "vantagens" especiais. O Facebook também está
tentando diversificar, de olho em serviços como o de notícias, bate-papo por
vídeo e aplicativos móveis, citados no documento entregue para a abertura de
capital. "Pretendemos crescer nossa base de usuários continuando com ações de
marketing e melhorando nossos produtos, incluindo apps, para tornar o Facebook
mais acessível e útil", diz o texto."Para que investidores paguem o preço deste negócio, eles vão ter que ser extremamente confiantes de que o Facebook será capaz de desenvolver novos canais de receita significantes", avaliou Ryan Jacob, da Jacob Funds, também à Reuters. "As oportunidades para eles são quase infindáveis se eles entregarem isso", acrescentou.
Brasil na miraO Brasil é citado no documento que o Facebook entregou para a abertura de capital logo na parte em que a empresa explica sua estratégia para crescer. O primeiro item é expandir a comunidade de usuários no mundo, "incluindo mercados pouco explorados e grandes como Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul".
Em 2011, a rede social cresceu 192% no Brasil, e passou
o Orkut em número de usuários, segundo pesquisas do Ibope e da comScore, que
registrou 36,1 milhões de visitas para o site vindas do país em dezembro
passado. Emergente também no Facebook, o país é o 4º no ranking de usuários da
rede social no mundo, perdendo só para os EUA, Índia e Indonésia, diz o
Socialbakers.
Os futuros milionáriosAté agora, o Facebook rendeu uma
fortuna estimada em US$ 17,5 bilhões a Zuckerberg. Aos 27 anos ele está em 52º
lugar na lista dos mais ricos da revista "Forbes", que o aponta como o 9º entre
os 70 mais poderosos do mundo, atrás somente de estadistas, do Papa Bento XVI,
do presidente do Banco Central americano, Ben Bernanke, e do fundador da
Microsoft, Bill Gates.Zuckerberg propos reduzir seu salário de US$ 500 mil para US$ 1 em 2013, mas continuará a ser compensado com o rendimento de suas ações da companhia, que seriam cerca de 28%.
Veja quem mais deve ganhar com o IPO do Facebook:
Sheryl Sandberg (Foto: Arquivo/AP)
- Sheryl Sandberg, de 42 anos,
saiu do Google para o Facebook em 2008.
Formada em Harvard, como Zuckerberg, é a chefe de operações da empresa. No ano
passado, recebeu cerca de US$ 31 milhões. Ela teria cerca de 1% das ações da
companhia.
- Peter Thiel: Primeiro grande investidor externo do Facebook, o bilionário tem 44,7 milhões de ações que poderão passar a valer mais de US$ 2 bilhões.
Empresa de Bono investiu (Foto: Flavio
Moraes/G1)
- Bono: Até
o cantor, vocalista do U2, por meio de sua Elevation
Partners, pode lucrar com a entrada da rede social na bolsa. A empresa pagou US$
120 milhões por uma fatia do Facebook em 2010.
Funcionários do Facebook na nova sede,
na Califórnia (Foto: Reuters)
na Califórnia (Foto: Reuters)
- Funcionários: O Facebook também
usa ações como forma de remuneração
de seus funcionários. Segundo a Reuters, pode haver mais de 1 mil pessoas
destinadas a receber mais de US$ 1 milhão em ganhos quando a empresa abrir seu
capital.
O grafiteiro David Choe
(Foto: Reprodução/The New York Times)
(Foto: Reprodução/The New York Times)
- David Choe: O grafiteiro
foi pago com ações para decorar o escritório de Zuckerberg, na primeira sede da
empresa, em 2005, e poderá entrar para o time de milionários. Segundo o jornal
“The New York Times”, David Choe deve receber US$ 200 milhões com a estreia da
rede social no mercado de ações. Ele poderá ganhar a mesma quantia que o artista
Damien Hirst, que teve sua pintura leiloada por US$ 200 milhões, em 2008, pela
Sotheby, um recorde para a casa de leilões.
História
O Facebook foi fundado em fevereiro de 2004 nos dormitórios dos alunos na Universidade de Harvard por Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin que, de acordo com o livro "O Efeito Facebook", ainda possuiria 5% da empresa após disputa judicial. Já no meio de 2004, a rede social recebeu sua primeira rodada de investimentos, feita por Thiel, no valor de US$ 500 mil. O nome inicial do site era Thefacebook.
Atualmente a empresa tem sua sede em Menlo Park, na Califórnia, e 3.200
funcionários.O Facebook foi fundado em fevereiro de 2004 nos dormitórios dos alunos na Universidade de Harvard por Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin que, de acordo com o livro "O Efeito Facebook", ainda possuiria 5% da empresa após disputa judicial. Já no meio de 2004, a rede social recebeu sua primeira rodada de investimentos, feita por Thiel, no valor de US$ 500 mil. O nome inicial do site era Thefacebook.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/facebook-comeca-negociar-suas-acoes-na-bolsa-de-nova-york.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)