quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CV(EXPRESSO):Política: JpD denuncia situação precária dos estudantes em Portugal

PRAIA-A Juventude para a Democracia (JpD), convocou, na manhã de hoje, uma conferência de imprensa para denunciar a situação difícil por que passam os jovens bolseiros, que frequentam o ensino superior em Portugal. Conforme a percepção de Miguel Monteiro, presidente da JpD, a situação dos estudantes em Portugal é crítica.
"Os estudantes bolseiros dispõem de uma bolsa no montante de 271 euros, equivalente a 29 mil e 880 escudos, quando há 10 anos a bolsa era equivalente a 35 mil e 200 escudos", lamenta, para acrescentar ainda que, devido ao baixo valor da bolsa, mais de 50 por cento dos bolseiros têm de trabalhar ilegalmente, para poderem continuar os estudos.
Monteiro anunciou ainda que nalguns centros urbanos, têm dificuldade em obter assistência médica a custos
reduzidos.
"É fácil para este governo referir que estão milhares de jovens no ensino superior, dentro e fora do país. Contudo, este governo tem demonstrado uma insensibilidade total às condições, por vezes sub humanas em que muitos estudantes estão", informa.
Miguel Monteiro adiantou também que o seu partido dispõe de propostas para colmatar essa situação, designadamente a criação do fundo de garantia de acesso ao ensino superior, que irá permitir o ingresso e a manutenção de milhares de jovens no ensino superior, em condições condignas e próprias ao estudo universitário.
António Ribeiro, Redacção Praia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.