quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CV(LIBERAL):COM KITS AVARIADOS RECENSEAMENTO NA GUINÉ BISSAU TERMINA ANTES DO TEMPO

BISSAU–Definitivamente o Governo de José Maria Neves faz tudo para que os cabo-verdianos não se recenseiem. Agora é o delegado do MpD na Guiné Bissau, Benvindo Rodrigues a queixar-se. Tudo indoca que o recenseamento naquele país poderá ter terminado antes do tempo previsto, 3 de Dezembro. Tudo porque “o único kit que funcionava também estragou-se no domingo passado”.
Rodrigues conta que o recenseamento na Guiné-Bissau começou com 2 kits, mas há um mês que um dos kits se encontra avariado, sem que a Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) de Cabo Verde tenha substituído ou então reparado a tal máquina. Agora com a avaria do segundo kit, o recenseamento terminou antes da data prevista.
Por isso, enquanto Delegado do MpD junto da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) na Guine-Bissau, Rodrigues exige à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao Presidente da CRE/Guiné-Bissau, para resolvam o problema antes do fecho do recenseamento. É que segundo diz, “os cidadãos não podem ser penalizados pelo facto de a administração eleitoral cabo-verdiana não ter sido capaz de reparar e/ou substituir, em tempo útil, os kits de recenseamento”.
Recordamos que o processo de recenseamento na diáspora foi turbulento desde o inicio. O governo de José Maria Neves pouco interesse demonstrou em recensear os cabo-verdianos na diáspora. Ainda hoje há locais onde o recenseamento sequer arrancou porque o Governo não fez chegar os meios humanos, materiais e sobretudo financeiros para o trabalho.
As reclamações têm chegado de todos os países e mesmo em Cabo Verde. Ainda no dia 24 do mês passado o próprio Presidente da CRE da Praia, José Barbosa, acusava a falta de meios para fazer o trabalho. “Continuamos a trabalhar sem meios”, disse na altura. E explicou letra a letra para que todos percebessem o drama. Explicou que falava de “meios financeiros”. Ou seja o governo gaba-se de ter milhões e milhões de euros, mas não para as necessidades do País e sim para ter os ministros e militantes do Paicv a rodar o mundo.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=31049&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.