quarta-feira, 9 de maio de 2012

LIBERALCV: VERDADE COMO ELA É


Liberal não retira uma vírgula do que escreveu no domingo e dá como seguras e credíveis as fontes contactadas antes e depois da publicação. Podemos é ter pecado por não contar tudo. Aquilo que então referimos aconteceu de facto, não é nenhuma invenção, não se trata de nenhuma montagem


“Um cidadão comum pode indignar-se com uma inverdade ou uma omissão indignas, pode irritar-se com a falta de lisura ou até com a ingratidão, pode por vezes reagir a quente e berrar, gritar em nome inclusivamente de valores nobres como a justiça e a verdade, mas um Presidente não. Dele se espera normalmente serenidade, sentido de Estado, prioridade aos superiores interesses nacionais. Muitas vezes tem de engolir, conter-se…” – Jorge Carlos Fonseca, em texto publicado ontem na sua página do Facebook

O texto ontem publicado pelo Presidente da Republica na sua página pessoal no Facebook (que publicamos na íntegra ainda hoje), a propósito da notícia do Liberal de domingo último (“José Maria Neves provoca incidente diplomático na CEDEAO”), é absolutamente esclarecedor para quem consiga perceber o que vem nas entrelinhas. Em nenhum momento, quer neste texto quer na sua intervenção televisiva de ontem na TCV, Jorge Carlos Fonseca alguma vez disse que a notícia do Liberal é falsa, alguma vez refere que os factos por nós expostos não aconteceram, pelo contrário, alega ter “de engolir”, enquanto “Chefe de Estado de Cabo Verde, como líder da nação cabo-verdiana por imposição constitucional, como representante da «República» no plano externo” e que tudo fará “para evitar crises”.

A posição do Presidente da República é completamente diferente da do Primeiro-ministro que, em entrevista à Inforpress, rejeita em absoluto a veracidade da notícia. Outra coisa não seria de esperar, quer de um quer de outro, e até, eventualmente, terá havido concertação de posições entre os dois, mas tendo o Primeiro-ministro esticado um pouco mais a corda…

Ainda assim, é o próprio Primeiro-ministro a declarar ter ficado “imensamente triste” porque “há aspectos que só foram objectos de conversa entre o Primeiro-Ministro e o Presidente da República, os dois no gabinete (do PR)”. Como assim?! Então sempre houve ou não a tal conversa a que o nosso jornal se refere?

O Liberal não retira uma vírgula do que escreveu no domingo e dá como seguras e credíveis as fontes contactadas antes e depois da publicação. Não foi uma, mas várias fontes. E todas confirmaram. Aquilo que então referimos aconteceu de facto, não é nenhuma invenção, não se trata de nenhuma montagem, como aliás temos vindo a reconfirmar desde há 48 horas.

Que o Presidente da República não confirme a notícia, seria de esperar. Jorge Carlos Fonseca não pode cavalgar em cima de notícias saídas na imprensa, nem pode pôr ainda mais em causa as já precárias relações que tem com José Maria Neves.

Aliás, por qual razão o avião de presidente do Senegal, Macky Sall, haveria de estar disponível para dar uma boleia a Jorge Carlos Fonseca, com destino a Dakar, se este não fosse participar na Cimeira de Chefes de Estado da CEDEAO? Por qual razão, se estava tudo concertado entre o PR e o PM, José Maria Neves haveria de ser chamado de urgência (pela primeira vez desde o início da “coabitação”) ao Palácio do Plateau, em 2 de Maio, se não estava em curso nenhuma crise política que o justificasse? Por qual razão, a ser falsa a notícia do Liberal – o que seria gravíssimo -, o Presidente da República e o Primeiro-ministro demoraram tanto tempo a tomar posição e, mesmo assim, porque pressionados por jornalistas?

Que por razões decorrentes da necessidade de estabilidade política e de relacionamento entre órgãos de soberania, o Presidente da República tenha “de engolir”, percebe-se perfeitamente. Já não se perceberia que Liberal tendo a notícia não a publicasse. O interesse público é relevantíssimo, as fontes são à “prova de bala”, os cidadãos têm o direito a ser informados e o jornal tem o dever sagrado de informar. Liberal não engole seja o que for!

Mas a publicação do artigo teve ainda outro valor: o espaço de manobra de José Maria Neves para voltar a torpedear o Presidente da República fica substancialmente encurtado...

Liberal

P.S.: Pela sua relevância, Liberal publicará mais adiante o referido texto do Presidente da República

_______________

Artigo relacionado: http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=35859&idSeccao=523&Action=noticia


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.