quinta-feira, 10 de maio de 2012

LIBERAL:GRUPO RABASA ACTUA NA HOLANDA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA II GUERRA MUNDIAL


O concerto teve lugar em Amsterdão, a 4 de Maio

Roterdão, 06 Maio 2012 -
O grupo musical cabo-verdiano Rabasa deu um espectáculo no teatro Meervaart, em Amsterdão, no passado dia 4 de Maio, em homenagem às vítimas do regime Nazi durante a II Guerra Mundial na Holanda.
É a primeira vez que um grupo cabo-verdiano foi convidado a participar nas actividades comemorativos do 04 de Maio e na opinião dos organizadores, o grupo liderado por João Ortet fez uma atuação brilhante, conseguiu cativar os presentes, abrindo portas assim para que no futuro a nossa música esteja presente numa cerimónia que é muito especial para os holandeses e estrangeiros que residem na Holanda.

Devido ao carácter da cerimónia, o grupo Rabasa baseou a sua actuação com mornas mas também com músicas de intervenção relacionadas com os heróis nacionais de Cabo Verde e outros países do Mundo, tendo na plateia holandeses mas também muitos cabo-verdianos.

Um poeta holandês fez ainda durante o concerto declamação de poemas relacionados com o tema da noite.

No final do concerto houve ainda um pequeno convívio entre os cabo-verdianos e pessoas de outros países que se deslocaram ao teatro Meervaart de Amsterdão.


LEMBRANDO OS MORTOS
No dia 4 de Maio os holandeses prestam homenagens às vítimas da Segunda Guerra Mundial com solenidade.

Às 20 horas faz-se um minuto de silêncio e tudo pára no país inteiro, em memória às pessoas que perderam as suas vidas defendendo a Holanda. O Dia de Libertação é festejado no dia seguinte e uma vez em cada cinco anos o dia 5 de Maio torna-se feriado nacional. Contudo, todos os anos as bandeiras são içadas nas casas e há feiras, festas e apresentações artísticas em todo o país em várias cidades.


O povo holandês leva muito a sério a data e por todo o País realizam-se concertos e outros espectaculos alusivos ao dia e em quase todos os bairros tradicionais vê-se bandeiras a meia haste. Até mesmo os comboios, eléctricos e autocarros em andamento param e respeitam os dois minutos de silêncio em memória das vitimas da grande guerra.
Para se ter uma ideia do impacto e da presença da guerra no país, existem mais de 3.400 monumentos holandeses relacionados com a guerra, dentro e fora do país. O assunto faz parte da história e se reflete na cultura e em vários aspectos da sociedade.

Por Norberto Silva
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=35860&idSeccao=518&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.