quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CV:Retrospectivas | 2012-Por Binókulu


25 de Dezembro de 2012

JANEIRO

Caso Isaura Gomes
A ex-presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Isaura Gomes, apresentou-se no Tribunal da Comarca da ilhadepois de ter sido emitido pelo juíz Antero Tavares um mandado de detenção contra a sua pessoa. Segundo notícia avançada pela Rádio de Cabo Verde, RCV, a ex-presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Isaura Gomes, sentiu-se mal durante o julgamento.
Na sequência do sucedido, o Bastónário da Ordem dos Advogados reagiu, defendendo que “cabe ao Supremo Tribunal julgar Isaura Gomes”. Juntando a sua voz à do Bastonário da Ordem dos Advogados, o Presidente da UCID mostrou-se “revoltado e insatisfeito” com tratamento dado a Isaura Gomes em Tribunal. .
Governo decreta “tolerância zero” para a criminalidade – e para isso anuncia um conjunto de medidas, no sentido de construir as bases da segurança pública e nacional, acções que resultam no “incremento real” de combate aos ilícitos e à insegurança. De entre as medidas destaque para a unificação das várias polícias, o reforço de meios e efectivos e mais capacitação técnica da Polícia Judiciária e Polícia Nacional, a criação dos Serviços de Informação da República (SIR), a intensificação da cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas, lavagem de capitais, bem como medidas legislativas..
Cônsul de Cabo Verde em São Paulo morre vítima de ataque cardíaco. Aguinaldo Rocha foi combatente da liberdade da pátria, tendo aderido à luta clandestina na Bélgica, ao lado de António Mascarenhas Monteiro, Humberto Bettencourt, do seu irmão, Adão Rocha, entre outros que estiveram nas fileiras da causa. Viveu os últimos trinta anos no Brasil, metade dos quais como Cônsul Honorário de Cabo Verde naquele país.
.

MARÇO

Sismos atingem ilha do Fogo. Alguns sismos de fraca intensidade [3,2 na escala de Richter] atingiram a ilha do Fogo, na primeira quinzena de Março, na consequência de várias actividades sísmicas do vulcão submarino localizado entre as
ilhas do Fogo e Brava.
Cabo Verde passa a contar com um repositório nacionalA partir do dia 28, com a inauguração do Portal do
Conhecimento www.portaldoconhecimento.gov.cv, Cabo Verde tornou-se no terceiro país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a ter um repositório nacional, seguido de Portugal e do Brasil.
“As Mulheres em Cabo Verde: Experiências e Perspectivas” é o título de um livro organizado pelas professoras da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) Carmelita Silva e Celeste Fortes, e que foi apresentado no dia 30, na Cidade da Praia.
.

ABRIL

Caso Pastor António dos Anjos
Pastor é mecionado por togolês como cúmplice no assassinato e mutilição de  meninas no Togo. Contudo, em conferência de imprensa, o Pastor Roger Guy, Presidente da União do Sahel, nega envolvimento do pastor cabo-verdiano no assassinato de meninas.
Passados 26 dias após a prisão no Togo do pastor cabo-verdiano António Monteiro dos Anjos, o Governo cabo-verdiano ainda aguardava a autorização para enviar um representante àquele país. Em entrevista ao Binókulu Pulítiku, a Directora-geral dos Assuntos Consulares Jurídicos, Alice Santos, garantiu que um representante de Cabo Verde seria enviado ao Togo com ou sem autorização deste país africano.
.
Com vista a pressionar o Governo a cumprir as promessas feitas aos trabalhadores, as duas centrais sindicais cabo-verdianas acordaram-se em levar a cabo uma manifestação a acontecer simultaneamente na Praia, em São Vicente e na ilha do Sal, seguida de uma greve geral.
Com o objectivo de dar resposta às necessidades dos  cabo-verdianos residentes em Seixal (Portugal), foi criado um Gabinete de Informação e Apoio à Comunidade(GIAC). A notícia foi afiançada pela Associação Cabo-verdiana do Seixal.
.

MAIO

jornalistas no final da cerimónia de encerramento da edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública, salientou que o governo tem feito tudo para garantir as condições dos trabalhadores cabo-verdianos, de acordo com as possibilidades do país.
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Trabalhador, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, aproveitou para apelar ao consenso entre os parceiros sociais a persistirem na via do diálogo em prol dos direitos dos trabalhadores.
Júlio Ascensão Silva - líder da UNTC-CS
Júlio Ascensão Silva – líder da UNTC-CS
Os líderes das duas centrais sindicais cabo-verdianas, Júlio Ascensão Silva e José Manuel Vaz, encontraram-se com o presidente da Assembleia Nacional, Basílio Ramos, a quem informaram sobre a manifestação marcada  para o dia 1 de Junho.
Enquadrado no  programa de distribuição de kits a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) assina mais um protocolo, desta feita com a empresa Cavibel S.A.R.L.com vista a contribuir para a melhoria da formação de alunos do ensino básico.
O presidente da Federação Cabo-verdiana dos Professores (FECAP), João Pedro Teixeira,ameaçou com uma greve dos docentes antes do fim do ano lectivo, se as suas reivindicações não forem atendidas depois da manifestação de 01 de Junho.
Na sequência da manifestação geral convocada pelas duas centrais sindicais cabo-verdianas o primeiro-ministro, José Maria Neves, considerou não haver necessidade para tal manifestação uma vez que o “ambiente laboral é bom” e há abertura para o “diálogo”.
.

JUNHO

Saúde/Santo Antão: Governo investe 25 mil contos em novas infra-estruturas de saúde, respondendo, desta forma, a uma antiga preocupação das populações das localidades de Alto Mira e Ribeira da Cruz.
À margem da V Reunião dos Ministros do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, anuncia que haverá menos bolsas de estudos, para Portugal, por exemplo.
António Correia e Silva - Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação
António Correia e Silva – Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação
Cabo Verde e Timor-Leste assinam protocolo no domínio da educação. Na ocasião da visita do Ministro da Educação de Timor-Leste ao arquipélago, foi rubricado um protocolo de cooperação que visa as universidades cabo-verdianas receber estudantes timorenses e o envio, para Díli, de formadores em Língua Portuguesa.
.

JULHO

A Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) vai disponibilizar um empréstimo no valor de 22 milhões e 200 mil euros, para financiar o aumento de produção e distribuição de água nas ilhas de São Vicente e do Sal, o que irá permitir que a ELECTRA aumente a sua capacidade de resposta relativamente ao abastecimento de água e energia.
37 anos de independência comemorados com sessão solene na AN. Cabo Verde assinalu o 37º aniversário da independência e as comemorações tendo como ponto alto uma sessão solene da Assembleia Nacional e a condecoração de antigas professoras com a 1ª classe da medalha de mérito.
A Directora-geral da Solidariedade Social. Ermelinda Lima, anunciou que a lei que regula as bases da prevenção, reabilitação e integração de pessoas portadoras de deficiência será revista por estar “desfasada” das exigências impostas pela actual situação dos deficientes no país.
A Delegacia de Saúde de São Nicolau registou dez novos casos de tuberculose no primeiro semestre deste ano.
O ex-chefe de Estado da República de Cabo Verde, Pedro Pires, saudou o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, pelos seus 94 anos, completados, realçando a sua contribuição para a igualdade na África e no mundo.
De acordo com os dados socializados por Orlando Monteiro, técnico do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), mais de 21 por cento dos 491.683 indivíduos em Cabo Verde têm algum tipo de incapacidade.
O Presidente da República informou que estava a acompanhar o caso do Bairro Santa Filomena, na Amadora, Portugal, onde muitos cabo-verdianos vivem “dias difíceis e dolorosos” e garantiu que iria “fazer tudo” para ajudar na procura de “melhores soluções”.
.

AGOSTO

Defendendo que parte da população do bairro estava a ser “deliberada e criminosamente desconsiderada”, no quadro das demolições de várias residências familiares no bairro de Santa Filomena, na capital lisboeta, o movimento social Plataforma Gueto recorreu à força da internet para “denunciar a forma racista e desumana” com que o caso vem sendo tratado.
Relatório do Departamento de Estado dos EUA revelou que a violência policial contra prisioneiros e detidos, prisões preventivas prolongadas e violência e discriminação contra mulheres continuam a ser os principais “calcanhares de Aquiles” dos direitos humanos em Cabo Verde.
A Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral (ACARINHAR), em parceria com jovens da Associação GASTagus, realizou um levantamento da situação de crianças com paralisia cerebral na cidade da Praia.
O guitarrista salense João Baptista Brito, que era mais conhecido por Djon Perpétua, autor de “Xema bo ca ta matan”  faleceu em Portugal vítima de doença prolongada, deixando mais pobre as culturas cabo-verdiana e salense em particular. 
.

SETEMBRO

O Ministério da Educação e Desporto em parceria com a UNESCO promoveu dois ateliers para o reforço das capacidades em Integração da Educação Sexual no Currículo Escolar.
O Director Nacional da Saúde, António Pedro Delgado, disse que a meta de Cabo Verde de eliminar o paludismo até 2020 é alcançável, mas que a população deve desempenhar o seu papel na prevenção.
A Câmara Municipal da Praia decidiu suspender a execução do Programa de Apoio à Formação Superior no país, passando apenas a disponibilizar vagas no quadro da cooperação com países amigos.
O cineasta cabo-verdiano Guenny Pires, apresentou às autoridades cabo-verdianas o projecto da sua editora ‘Txam Filme’ que consiste em criar uma escola de filmagem no país, no próximo ano.
“Irresponsáveis e sem rigor científico” é como o administrador da ELECTRA classificou as declarações da docente da Universidade Jean Piaget, Lara Ferero, em que esta chama a atenção pela má qualidade da água consumida pelos praienses.
.

OUTUBRO

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, anunciou a criação de um novo Código de Posturas Municipais, que estará a partir de Novembro e durante seis meses em período de divulgação.
A catedrática de Psicologia da Universidade de La Laguna, Canárias, Pilar Aznar, alertou que a maioria das mulheres pode ser vítima de violência de género durante toda a vida sem denunciar o seu agressor.
“Melhor do que ver nos livros, é aprender com quem esteve presente e viveu a história.” A afirmação foi feita por um aluno do 8º ano, após uma aula sobre a cultura e o modo de vida de países africanos, ministrada pelo embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira, no quadro do projecto “África nas escolas”, numa escola da capital brasileira, Distrito Federal.
Em audição na Comissão Especializada de Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação do Parlamento (CEAJDHC), Carlos Santos, que falava em nome da Comissão de Trabalhadores da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC) sugeriu que se adopte um novo modelo de gestão para a empresa.
O primeiro-ministro, José Maria Neves, afirmou  que a Radiotelevisão Cabo-verdiana(RTC) vai passar por uma “profunda reestruturação” e indicou que o Governo vai criar todas as condições para a sustentabilidade da empresa.
O ministro que tutela a Comunicação Social, Rui Semedo, que falava durante a audição solicitada pelo grupo parlamentar do Movimento para Democracia (MpD), no âmbito da crise vivida na empresa pública de rádio e televisão, garantiu que o Governo vai trabalhar para fazer com que a Electra entregue o dinheiro da taxa cobrada pelos serviços da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC).
.

NOVEMBRO

O Instituto de Investigação e Património Culturais (IIPC) prometeu todo o envolvimento e a competência técnica da instituição na elaboração da proposta de candidatura do Planalto Leste, Santo Antão, ao património natural da humanidade.
Sob iniciativa das universidade Jean Piaget de Cabo Verde e de Portugal, aconteceu, na Cidade da Praia, entre  21 e 23, a V  Jornada Internacional de Cirurgia, na qual participaram vários cirurgiões portugueses.
.

DEZEMBRO

Ciclo de Tertúlias celebra terceiro ano com Conferência Internacional cujo mote foi reflectir o arquipélago e o seu futuro. Na ocasião o primeiro-ministro desafiou cabo-verdianos a serem mais ousados e utópicos.
O primeiro-ministro, José Maria Neves, disse no Mindelo que o projecto “Casa para Todos” pretende contribuir para a resolução do problema do défice habitacionalexistente no país, permitindo que as pessoas possam morar com dignidade.
No quadro de uma visita efectuada às comarcas do Sal e de São Nicolau, o procurador-geral da República, Júlio Martins, informou que só nos últimos dois meses deram entrada na comarca do Sal cerca de dois mil e quinhentos
Cartaz Conferência Internacional "Cabo Verde e o Futuro"
Cartaz Conferência Internacional “Cabo Verde e o Futuro”
processos-crime, número superior aos registos de todo o ano judicial anterior.
Na sequência de um protocolo assinado, a 10 de julho, a empresa de telecomunicações, Cabo Verde Telecom (CVT), e o Rotary Clube Maria Pia inauguraram dois projectos que visam beneficiar a comunidade de Baía, no concelho de São Domingos.
http://www.binokulu.com/2012/12/25/sociedade-retrospectivas-2012/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.