Ao cantor foi atribuída, num espaço de sete anos, a mesma medalha – uma situação que põe a ridículo o Estado cabo-verdiano. José Maria Neves, à falta de outros medalháveis, parece querer bisar os distinguidos
| José Maria Neves faz lembrar o personagem “Zé das Medalhas” da telenovela brasileira “Roque Santeiro”, uma figura patética que explorava a crendice num (falso) santo e ganhava a vida a vender medalhas |
Praia, 23 dezembro 2012 – O Primeiro-ministro, na ânsia de estar sempre a aparecer e mostrar serviço, já não sabe o que faz… E, na última sexta-feira, 21, colocou mesmo a ridículo o Estado de Cabo Verde a propósito da atribuição a Tito Paris do Primeiro Grau da Medalha de Mérito Cultural.
E a ridículo porquê? Precisamente porque tal distinção já havia sido atribuída ao cantor, compositor e letrista em 2005, como se comprova pelo Boletim Oficial nº 42, de 17 de Outubro desse ano (ver imagem). Ali se pode ler, preto no branco que, entre um conjunto de outras personalidades da Cultura, a Tito Paris foi conferida a mesma distinção, outorgada por um governo chefiado pelo mesmíssimo Primeiro-ministro.
ROQUE SANTEIRO…
José Maria Neves faz lembrar o personagem “Zé das Medalhas” da telenovela brasileira “Roque Santeiro”, uma figura patética que explorava a crendice num (falso) santo e ganhava a vida a vender medalhas. O Zé de Pedra Barro vende ilusões, explora a miséria do povo oferecendo espetáculos de prestidigitação e persiste na mentira da “Agenda de Transformação”, ao mesmo tempo que, depois de ter esgotado os amigos medalháveis, para não ficar sem medalhar, parece querer agora fazer a segunda volta da extensa lista de 2005.
É caso para dizer que a novela brasileira Roque Santeiro, que com toda a certeza foi também vista pelo Primeiro-ministro, não cumpriu o seu papel que era mostrar o ridículo das medalhas. Pelo contrário, como sempre, também agora José Maria Neves prefere exatamente lucrar com as medalhas.
Mas, neste, caso também esteve menos bem o próprio Tito Paris que nem sequer se deu conta de que estava a receber a mesma medalha de 2005, participando – cremos que involuntariamente – na farsa do “Zé das Medalhas”.
____________________
NOTÍCIA RELACIONADA
PM condecora Tito Paris: http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=38082&idSeccao=518&Action=noticia
| Fac-simile do BO que comprova a ridícula situação de que foi protagonista o nosso "Zé das Medalhas" de Pedra Barro |
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=38108&idSeccao=542&Action=noticia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.