sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CABO VERDE:Governo defende aposta nas tecnologias para colocar Cabo Verde “na linha da frente” da governação digital

 

CIDADE DA PRAIA – O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, destacou hoje a importância da aposta nas tecnologias como forma de colocar Cabo Verde “na linha da frente” para uma governação digital eficiente.
O também titular da pasta da Finanças fez esta afirmação à imprensa, após uma visita às instalações do Nosi, na Cidade da Praia, no âmbito das deslocações que tem realizado às empresas e instituições do País.
Conforme o governante, a aposta na era digital é uma “grande oportunidade para o pais”, indicando que o Estado quer avançar mais, melhorando nos principais factores de desenvolvimento do sector, nomeadamente “a conectividade, acesso a banda larga e preço mais baixo”, mas também na continuidade de serviço.
“Tudo aquilo que tiver relacionado com o Estado em matéria digital, cria oportunidades para Start Up de jovens cabo-verdianos, que saem das universidades e que podem prestar um serviço de qualidade, para economia, gerando empregos”, afirmou, sustentando que, assim, “podem dar o contributo para que o país possa avançar”.
Entretanto, realçou que é necessário “acabar com a burocracia” nos serviços administrativos do Estado, considerando tal de “um cancro no sistema”, que dificulta a vida das empresas e instituições e limita o potencial de crescimento da economia.
“Quanto menos tempos tivermos para tramitação burocrática, melhor para todos, para a economia, para os cidadãos e isso só será possível se apostarmos nas tecnologias.   É o que estamos a fazer a toda tramitação administrativa”, salientou.
O vice-primeiro-ministro anunciou ainda que o Governo vai avançar com um conjunto de reformas, nomeadamente a nível da introdução de tecnologia 4G, a nível da lei que estabelece o quadro para as comunicações, criação de um fundo de apoio à sociedade da informação, criando ao mesmo tempo, “um ecossistema para auxiliar as start-up cabo-verdiano”.
Com isso, reforçou, as reformas terão um papel importante no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que engloba o financiamento, a fiscalidade, a promoção empresarial e a criação de oportunidades de mercado.
Ressalvou, por isso,  que o sector é “modernizador e revolucionário”, do ponto de vista da governação, quer em relação ao aumento de negócios, mas também ao serviço que se presta ao cidadão.

Por:HR/AA/Inforpress
Fonte:https://www.inforpress.publ.cv/governo-defende-aposta-nas-tecnologias-para-colocar-cabo-verde-na-linha-da-frente-da-governacao-digital/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.