domingo, 21 de fevereiro de 2010

HOLANDA:GOVERNO DA HOLANDA CAIU

HAIA-O primeiro ministro Jan Peter Balkenende anunciou esta madrugada que o governo de coligação holandês, em desacordo sobre um prolongamento da missão das tropas no Afeganistão, caiu.
O governo de coligação holandês, em desacordo sobre um prolongamento da missão das tropas holandesas no Afeganistão, caiu, anunciou o Primeiro-ministro Jan Peter Balkenende.
"Vou apresentar à rainha, mais tarde durante o dia, a demissão dos ministros e dos secretários de Estado do PvdA", o partido trabalhista, declarou Balkenende, durante uma conferência de imprensa em Haia.
Os ministros dos três partidos da coligação de centro-esquerda estiveram reunidos desde sexta feira para analisar o pedido da NATO.
A Aliança Atlântica desejava que a Holanda permanecesse mais um ano no Afeganistão, até agosto de 2011, com uma missão "de pequena dimensão". No Afeganistão desde 2006, a Holanda destacou 1.950 soldados para Uruzgan.
Início da retirada prevista para Agosto
A sua retirada deve começar em agosto e terminar no fim do ano, segundo uma decisão tomada em 2007 pelo governo e ratificada pelos deputados.
O partido trabalhista (PvdA), do ministro das Finanças Wouter Bos, um dos três partidos da coligação, opôs-se categoricamente à manutenção de uma missão holandesa em Uruzgan, província onde a rebelião talibã está muito presente.
O Secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, pediu por carta, a 4 de fevereiro, à Holanda para manter em Uruzgan, até agosto de 2011, uma missão encarregue de formar as forças de segurança afegãs.
"O Partido Trabalhista não podia mais participar de forma credível neste Governo. Por este motivo, decidimos apresentar a nossa demissão", afirmou Wouter Bos, em comunicado.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
LUSA/EXPRESSO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.