terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CV(ASEMANA):Forte ondulação afecta ilhas de Cabo Verde

PRAIA-Cabo Verde está, desde o início desta semana, a ser fustigado por fortes ondulações que já provocaram a suspensão dos trabalhos do porto da Palmeira, ilha do Sal. Na ilha do Sal as obras de expansão e modernização do porto da Palmeira, aguardadas com ansiedade nessa ilha, tiveram de ser suspensas porque o mar está demasiado "picado". É a segunda paralisação num curto espaço de tempo, segundo o responsável da obra, sempre devido às más condições do mar.
Também em Santo Antão, mais precisamente na localidade de Tarrafal de Monte Trigo, as ondas, com cerca de seis metros de altura, invadem residências e o campo de futebol, que terão ficado parcialmente destruídos, pois não existe um muro de protecção e as casas ficam demasiado próximas do mar.
O meteorologista António Monteiro explicou ao asemanaonlineque a situação do mar não é previsível e que neste caso está a ser provocado por ventos locais, aliada à passagem de uma frente fria que resulta de uma baixa pressão no Atlântico. “Cabo Verde está com uma ondulação de Noroeste, que varia entre os dois e os seis metros. O mar alto está a afectar principalmente as ilhas de Barlavento”.
Mais: de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até às 24 horas desta terça-feira, o céu vai variar de pouco nublado a muito nublado ou encoberto, com ocorrência de chuva fraca, principalmente nas ilhas de Barlavento. A visibilidade é boa (igual ou superior a 10km), o vento sopra moderado (11-16 nós), do NNE, ou fraco variável. O mar está cavado ou grosso, com ondulação do NW, com 2,5 a 5,5 metros de altura.
 temperatura mínima oscilará entre os 18 e os 20ºC.
Mau tempo no Tarrafal (Santiago)
É caso para dizer que algo está a mudar no nosso clima. Estamos em Fevereiro, mas o calor parece do verão, até há chuviscos. A população de Tarrafal de Santiago não via o mar tão mau assim há muitos anos a ponto de exigir tantos cuidados dos pescadores e marítimos.
Na calma enseada de Ponta de Atum é o que se vê nas imagens. Pelo menos uma embarcação de pequeno porte foi destruída esta madrugada no auge da fúria do mar, literalmente despedaçado e engolido de seguida.
Na pequena praia conhecida localmente por “mar di baxo” ou erradamente como “praia di presidenti”, a areia desapareceu literalmente, deixando à vista pedregulhos e os tubos de protecção do cabo de fibra óptica que ali encontra terra firme.
Em Vale dos Cavaleiros no Fogo e, supõe-se, em todo o litoral das outras ilhas, virado para o norte e nordeste devem estar a ser fustigados pela mesma frente de ondulação.
Cabo Verde não é o único país fustigado pelo mau estado do mar proveniente do norte. Madeira e Canárias estão sendo fustigadas por essas ondas oceânicas que fazem a alegria dos cavaleiros das ondas, os surfistas e bodyboarders.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.