domingo, 31 de outubro de 2010

HOLANDA:PAPEL DA RAINHA DIVIDE HOLANDESES



HAIA- A Holanda está completamente dividida sobre o papel da rainha. Ela agora faz parte do governo, mas o Partido da Liberdade (PVV), de Geert Wilders, deseja reduzir seu papel a uma posição cerimonial, de modo que a monarca não teria um maior envolvimento na formação de um governo. Cerca de 48% dos eleitores holandeses concordam, mas 46% são contra.
Actualmente, uma das funções da monarca holandesa, numa eleição geral, é a nomeação de um 'informador' que preside as negociações para um novo governo,envolvendo consultas com os chefes de todos os partidos políticos, assim como outras figuras políticas e membros do Conselho de Estado.
Neste processo, a rainha mantém uma considerável influência teórica e real.
Numa sondagem publicada esta semana, na qual 1.400 holandeses foram entrevistados, demonstrou que, das pessoas que votaram no Partido da Liberdade, cerca de 76% desejam limitar o papel da rainha. Isso representa muito mais que qualquer outro partido, mesmo para o democrata-social liberal D66, que sempre defendeu uma função mais limitada para o monarca, parecida com o papel do rei da Suécia.
Surpreendentemente, os eleitores trabalhistas são os menos favoráveis a relegar a rainha a um papel cerimonial: quase três quartos se opõem à ideia. Entre os democratas-cristãos, em geral vistos como defensores da Casa de Orange-Nassau, 35% são a favor das mudanças e 53% contra.
Fonte:RNW(29 Outubro 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.