segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CV/REINO UNIDO:Reino Unido elogia cooperação marítima com Cabo Verde

PRAIA-Cabo Verde e o Reino Unido vão continuar a realizar operações de vigilância marítima conjunta, no âmbito do acordo assinado em Junho de 2009, que já permitiu a captura de um veleiro com 25 quilogramas de cocaína.
A decisão foi anunciada hoje pelo embaixador do Reino Unido em Cabo Verde, Cristhopher Trott, residente em Dacar (Senegal), após uma reunião com a ministra da Defesa cabo-verdiana, Cristina Lima, para um balanço da cooperação neste domínio, elogiada pelo diplomata britânico.
O Memorando de Entendimento bilateral foi assinado há um ano para o combate aos ilícitos nas águas cabo-verdianas, no âmbito do pilar de Defesa e Segurança Marítima, integrado na Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia (UE).
De Junho de 2009 até hoje, disse Trott, foram realizados dois exercícios militares e navais conjuntos, bem como "uma intervenção real", em Agosto último, que resultou na apreensão de um veleiro com 25 quilogramas de cocaína a bordo.
"As operações têm decorrido da melhor forma", disse Trott, lembrando que envolvem também a Guarda Costeira (GC) e a Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde, garantindo ser esta a parceria que Londres quer como "modelo a seguir" nos acordos a assinar com os outros países da sub-região oeste-africana.
"A operação realizada em Agosto demonstra a importância da cooperação internacional. Não é apenas Cabo Verde e Reino Unido. É importante partilhar informações e coordenar os esforços multilaterais. Isso mostra como podemos tirar proveito da aproximação multilateral", sublinhou.
"Estamos à procura de parcerias com países desta região e devo dizer que estamos muito satisfeitos com a parceria com Cabo Verde. É este o tipo de modelo que gostaríamos de repetir com outros países desta e de outras regiões, porque é o único que realmente funciona nesta luta", afirmou.
Cristina Lima, por seu lado, sublinhou que, além da luta contra o tráfico de droga, as operações de vigilância conjunta têm contribuído também para prevenir outros ilícitos, como a pesca ilegal.
"Em todas as operações existem ganhos para ambas as partes. A prevenção é geral, mas também tem havido abordagens a navios, o que tem permitido uma fiscalização efectiva, por exemplo, da pesca ilegal nas nossas águas", explicou.
Cristina Lima garantiu que os exercícios conjuntos com o apoio do Reino Unido, bem como com outros países - Espanha, Portugal e EUA -, contribuem ainda para a preparação da Guarda Costeira para enfrentar os desafios que se colocam a "um país que é mais mar do que terra" e "sem recursos próprios" para garantir a fiscalização.
Para Cristina Lima, a experiência cabo-verdiana já começa a ser reconhecida a nível internacional e regional, tanto que, juntamente com a Nigéria e o Gana, Cabo Verde foi escolhido para trabalhar na estratégia de segurança marítima da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Em Cabo Verde encontra-se o navio HMS Ocean, um dos maiores da Marinha de Guerra britânica, que já realizou exercícios conjuntos na ilha de São Nicolau e os repetiu, hoje, na Cidade da Praia.
OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.