quinta-feira, 31 de março de 2011

CV: "Sou candidato às eleições presidenciais deste ano" - Aristides Lima

PRAIA-Quase três semanas depois do PAICV ter anunciado o apoio a Manuel Inocêncio Sousa, ex-Ministro das Infraestruturas, Aristides Lima vem a público confirmar que é candidato às eleições presidenciais.
Depois de ter ouvido inúmeras pessoas, entre elas militantes do PAICV, Aristides Lima, ex-Presidente da Assembleia Nacional e deputado do PAICV, convocou uma conferência de imprensa para anunciar a sua candidatura independente à Presidência da República.
Foi sob um forte aplauso dos simpatizantes presentes na conferência de imprensa que o ex-Presidente da AN afirmou que "é candidato às eleições presidenciais, apoiado por milhares de cabo-verdianas e cabo-verdianos de diversos partidos políticos, incluindo o meu partido, o PAICV".
Entre os motivos citados para se candidatar, Aristides Lima afirma que é "um dever constitucional". O mais recente candidato às presidenciais afirma ainda que "a experiência e valores adquiridos enquanto Presidente da AN são fundamentais" para o exercício do cargo de PR.
Aristides Lima afirma ainda que é candidato porque pretende contribuir "para o fortalecimento do do Estado de Direito Democrático enquanto Presidente de todos os cabo-verdianos, isto é alguém (...) que deverá estar acima das querelas partidárias".
"É hora de trabalhar para uma integração ainda mais forte e efectiva das comunidades cabo-verdianas diasporizadas na vida política e económica nacional (...)", afirmou o ex-Presidente da Assembleia Nacional enquanto outro motivo para a sua candidatura independente.
"O povo dos partidos e o povo da sociedade têm que contar" - AL
Quando questionado pelos jornalistas quais os apoios de que dispõe para a sua candidatura, Aristides Lima respondeu que tem "os apoios suficientes para avançar" entre os quais "os apoios demonstrados pelos estudos de opinião", que segundo o candidato reconfirmaram a prefêrencia do povo cabo-verdiano pelo sua candidatura.
AR afirmou ainda que tem o apoio dentro do próprio PAICV, apesar de não "enumerar nomes". O candidato referiu ainda a importância do apoio dos jovens à sua candidatura dentro e fora de Cabo Verde.
Diz que não é "nenhum aventureiro", quando questionado sobre se tem os meios necessário para arcar com uma campanha deste género. Aristides Lima afirma ainda que acredita no povo cabo-verdiano que "não tem uma alma pequena".
Para Aristides Lima a questão de que a sua candidatura irá favorecer Jorge Carlos Fonseca, candidato apoiado pelo MpD, não se coloca. "Tenho o direito de me candidatar," afirma. Não critica a decisão do "órgão do PAICV" com a escolha de Manuel Inocêncio Sousa, mas reforça que "a vontade popular tem que contar".
Aristides Lima confirmou ainda que teve realmente um encontro com o Primeiro-ministro e Presidente do PAICV, José Maria Neves, e que telefonou ao PM ainda hoje, mas não revelou o teor da conversa.
"Porquê? Sou militante do PAICV", respondeu o ex-presidente da AN perante a pergunta de que se iria entregar o cartão de militante do partido. Aristides Lima afirmou ainda que ainda é deputado do PAICV, cargo que encara com grande honra e que "está sempre disponível para servir o povo em qualquer situação", não respondendo assim directamente à pergunta se vai deixar de ser deputado.
Aristides Lima afirmou ainda que não houve nenhum compromisso ou acordo de que se um candidato não tivesse o apoio oficial do partido de que este não se poderia candidatar.
Na conferência de imprensa no Hotel Praia-Mar na Praia estiveram presentes vários apoiantes desta candidatura entre quais militantes do PAICV.
http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1141303.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.