sábado, 19 de março de 2011

CV(Liberal):DEMASIADO GRANDE E DESARTICULADO”, DIZ O MPD

PRAIA- O MpD considera que o novo governo anunciado hoje pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves, é “demasiado grande e desarticulado”, e que o mesmo foi criado para resolver o problema interno do PAICV, partido que o sustenta, revelou a Inforpress.

“Se da outra vez o senhor Primeiro-ministro falou do governo possível, desta vez pareceu-nos que é um governo destinado a resolver os problemas internos do PAICV. Em primeiro lugar, porque se trata do maior governo até hoje formado em Cabo Verde, com 21 integrantes”, explicou José Filomeno Monteiro, membro da Comissão Politica do MpD.

Em conferência de imprensa esta tarde, na Praia, José Filomeno acrescentou que a atitude de José Maria Neves contraria as tendências mundiais em que os governos são pequenos, articulados e funcionais, afirmando que com o governo “tão grande” sugere que o Primeiro-ministro quis mais ministérios para acomodar mais pessoas e resolver aquilo que chamou de “desequilíbrio que se vive actualmente no seio do partido”.

O dirigente ventoinha defende igualmente que não se vislumbra a tal abertura à sociedade civil que muito foi anunciada nos dias que precederam à formação do governo. “Os integrantes que nós vemos são as pessoas que nós vimos nas campanhas eleitorais, na sua maior parte. Não vemos a tal participação da sociedade civil que foi anunciada”, declarou, apontando o facto de Neves ter referenciado em alegados independentes no seu governo.

Para José Filomeno, o executivo denúncia “fraqueza” em algumas áreas importantes, nomeadamente a economia, o que se teme, já que é uma área muito sensível para o país. “Nós acreditávamos que perante a crise internacional, perante os tempos difíceis que se avizinham para Cabo Verde, não só por razões internas mas também devido à crise internacional, esperávamos um sector económico muito mais forte”, asseverou.

Ainda de acordo com a Inforpress, a desarticulação do sector da formação profissional do sector da educação e a junção do Ministério do Mar com a das Infra-estruturas são outros aspectos que mereceram críticas do membro da comissão política do MpD.

Quanto ao Ministério do Desenvolvimento Social e da Família (a cargo de Felisberto Vieira “Filú”, uma das novidades da nova orgânica do executivo cabo-verdiano, José Filomeno Carvalho disse que o MpD estará atento para ver o que ele significa.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=32136&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.