quinta-feira, 31 de março de 2011

HOLANDA:Princesa Máxima: dez anos na Holanda

O príncipe herdeiro Willem-Alexander não poderia ter escolhido uma noiva melhor do que a argentina Máxima Zorreguieta, que há 10 anos está na Holanda. Dez anos é o suficiente para que ela aconselhe Kate Middleton , noiva do príncipe William, da Inglaterra: “Seja fiel a si mesma, é um trabalho maravilhoso”. Para comemorar os 10 anos de Máxima na Holanda, vamos descrevê-la em 10 pontos.
Máxima como festeira
As primeiras imagens que Holanda viu de Máxima, em setembro de 1999, eram de um vídeo de uma festa agradável em uma praia argentina. Uma jovem que dança, bebe e ri em companhia de alguns latino-americanos. Willem Alexander conheceu Máxima em 1999, também em uma festa. Máxima o interrompeu com sua câmera fotográfica. Willem-Alexander se assustou. “O que é isso? Quem é ela?”, pensou o príncipe, como depois reconheceu. “Foi amor à terceira vista”.
Máxima como exemplo de integração
Em um país onde a imigração é um assunto importante na agenda política, Máxima deu o melhor de si para ser exemplo de integração. Quando, em 30 de março de 2001, ela foi apresentada aos holandeses através da televisão, já falava bom holandês, com um sotaque espanhol charmoso. Meses intensivos de aulas e diversos assessores a iniciaram em todos os aspectos da cidadania holandesa. O curso mais caro de integração terminou em setembro de 2001, com uma turnê introdutória por todas as 12 províncias e as 4 grandes cidades.
Máxima como filha
Máxima é a filha de Jorge Zorreguieta, secretário da Agricultura e Pecuária durante a ditadura na Argentina, na qual, entre 1976 e 1981, milhares de opositores do regime desapareceram. O então primeiro ministro holandês, Wim Kok, pediu em 2000 uma investigação sobre o papel de Zorreguieta. O resultado: o pai de Máxima sabia de tudo, mas é praticamente descartado que ele esteve pessoalmente envolvido com as violações de direitos humanos.
Máxima como noiva
Willem-Alexander pediu Máxima em casamento em uma tarde em que patinavam no gelo, em um lago. Como manda a tradição, o príncipe ajoelhou-se. “Eu tive muito frio, mas disse incondicionalmente: sim!”, contou Máxima uma vez. Nas bodas, em 2 de fevereiro de 2002, em Amsterdã, Máxima brilhava em seu clássico vestido de noiva desenhado por Valentino. O pai dela não pode estar presente na cerimônia. E isso ocasionou um outro momento histórico de Máxima: as lágrimas quando o bandeonista Carel Kraayenhof tocou Adios Nonino, na Nieuwe Kerk.
Máxima como idealista
Além da carreira como princesa, Máxima foi aprovada na construção de uma carreira social. Ela se envolve em diversas iniciativas, dando ênfase às questões dos jovens e mulheres. A economista tornou-se autoridade em microcrédito. É nomeada como conselheira especial das Nações Unidas na área de microcrédito.
Máxima como ícone da moda
Máxima tornou-se um ícone da moda. No início, ela aparecia vestindo ternos de gola alta e vestidos como os da Rainha Beatrix. Agora os vestidos são exuberantes e os sapatos de salto alto. Máxima vai com frequência às compras na Itália e na França e parece ser fã de Valentino, Graciela Naum e Jan Taminiau. O modelo que mais chamou atenção até agora foi o utilizado por ela na entrega do Edison Awards: um vestido preto de couro, botas pretas de couro, os cabelos soltos e brincos grandes. Do público, a princesa da moda recebeu uma acolhida calorosa, mas os críticos acharam a roupa “adequada para uma roqueira e não para uma princesa.”
Máxima como mãe
A esposa do próximo rei deve cuidar da sucessão no trono. Essa tarefa Máxima cumpre com muito entusiasmo. Até agora, três filhas caminham pelas propriedades da família, em Wassenaar: Amalia (2003), Alexia (2005) e Ariane (2007). Máxima é admirada por educar suas princesinhas com toda a tranquilidade e comprometimento social. No ano passado, Amalia teve de esvaziar seu cofrinho para doar às vítimas do terremoto no Haiti. Máxima também ajuda nas atividades da escola de Amalia.
Máxima como futura rainha
Sabe-se que a rainha Beatrix deve deixar o trono em alguns anos. Então Máxima será a rainha da Holanda, embora tenha um papel diferente do de sua sogra; Beatriz é chefe de estado, Máxima será a mulher do chefe de estado. É possível que seu papel seja ainda mais limitado. Dentro da política holandesa há quem vote para que o rei (ou a rainha) tenha apenas funções cerimoniais. Atualmente a rainha faz oficialmente parte do governo e está envolvida na formação de um novo governo.
Máxima como argentina
Ainda que Máxima tenha recebido a nacionalidade holandesa por decisão real ao completar 30 anos, ela ainda é uma argentina puro sangue. Ela ainda possui um passaporte argentino, o que incomoda o Partido da Liberdade, de Geert Wilders, que é totalmente contra dupla cidadania. Mas, segundo a lei argentina, não é possível deixar de ser argentino. Em breve a Holanda terá uma rainha argentina, que gosta de Mercedes Sosa, que é uma católica dentro de uma família real protestante e que fala espanhol com as filhas.
Máxima e as tradições holandesas
Máxima acostumou-se ao folclore holandês e ao ‘koekhappen’, um jogo que consiste em comer um pedaço de biscoito com os olhos vendados, tradição durante o Dia da Rainha. Mas um incidente com biscoitos a deixou em pedaços. “A Holanda é um biscoito com café”, disse ela em 2007 durante um discurso sobre sua busca à identidade holandesa. “Mas não encontrei A identidade holandesa”. Essas palavras causaram uma tempestade de críticas dos holandeses que acreditam numa identidade nacional, mesmo que, no mesmo discurso, ela tenha dito: “também posso confortá-los, contando que A nacionalidade argentina também não existe.”
http://www.rnw.nl/portugues/article/princesa-maxima-dez-anos-na-holanda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.